Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Charles vai buscar o nocaute contra Wisely

Brasileiro está confiante para estrear na categoria que tem José Aldo como rei

Quando chegou ao Ultimate Fighting Championship, Charles "do Bronx" Oliveira (14-2-0, 1NC) vinha numa série de 12 lutas sem perder. Dentro do evento, o brasileiro ainda chamou a atenção ao finalizar Darren Elkins e o campeão do TUF 8 Efrain Escudero, tendo faturado nas duas oportunidades o bônus de "Finalização da Noite". Depois disso, o lutador conheceu a pior fase da carreira, com uma derrota por finalização para Jim Miller, um No Contest diante de Nik Lentz e o nocaute para Donald Cerrone. No próximo dia 28, Charles vai ter a chance de voltar a brilhar quando se apresenta em Chicago, no UFC: Evans vs. Davis. Pela primeira vez na categoria dos penas, ele enfrenta o estreante na organização Eric Wisely (19-6-0).

"Estou na pegada, pronto para a guerra!", dispara Charles.

O brasileiro vinha fazendo muitas lutas seguidas. As três primeiras apresentações no Octógono foram num espaço de praticamente quatro meses. Depois de um descanso de seis meses, combateu duas vezes em menos de 60 dias. Os resultados não vieram da maneira imaginada, o que valeu uma reflexão sobre as prioridades.

"Quando estamos apenas vencendo, às vezes ficamos um pouco desfocados das coisas. O que aprendi de verdade é que não devo aceitar uma luta em cima da outra". Disse Charles. "Antes, topava os desafios sem descansar. Agora quero estar no Octógono a cada três meses ou até quatro. Sempre quis lutar contra os melhores e nunca escolhi adversário. Continuo assim, mas quero estar bem preparado e descansado".

Outro ponto muito discutido era a diferença de estrutura física quando comparado aos outros oponentes do peso leve. Após o último revés, Charles foi direcionado ao peso pena, categoria em que se apresentará pela primeira vez no UFC. Bronx, que no Brasil chegou a enfrentar lutadores mais pesados, jamais fez regime.

"A gente não pode comer e eu vinha subindo de peso para ficar mais forte na divisão até 70 kg. Agora tenho que bater 66 kg e estou passando certa dificuldade, mas não é nada que não consiga superar com coração e vontade".

Na nova categoria, o Bronx espera encontrar desafios tão duros quanto no peso leve. O primeiro exemplo que vem a sua mente é o atual campeão, José Aldo, que não sabe o que é perder há 14 combates. No entanto, ele acredita que pode tirar vantagem em algumas situações.

"O que realmente muda é o fato de ter que cortar peso, como todo mundo. Lutadores duros sempre estarão no UFC, mas uma vantagem que terei é ser agora um pouco mais alto que os meus oponentes".
 
Charles terá pela frente em sua estreia como peso pena estará o americano Eric Wisely. Com sete nocautes e três finalizações nos 19 triunfos que possui, Wisely já bateu, por exemplo, em duas oportunidades, o ex-desafiante ao cinturão de leves do Ultimate Hermes França.

"Assisti à algumas lutas dele, um cara que gosta de trocar de base a todo instante. É um lutador completo. Acho que ele vai tentar me colocar para baixo, não vai querer trocar comigo por eu ser bem mais alto".

Dessa vez a preparação foi toda feita no Brasil, com os treinadores Jorge "Macaco" Patino e Ericson Cardoso, na Memorial Gold Team. O trabalho também foi um pouco diferente na parte técnica. Com duas finalizações a favor na organização, Bronx espera conseguir o primeiro nocaute no Octógono.

"Estou treinando bastante em pé. Todos conhecem o meu jiu-jitsu, mas agora é diferente. Sei que na hora tudo pode acontecer, se ele cair e eu posso encaixar uma finalização, mas estou indo para nocautear. Acredito que a estratégia dele vai ser me colocar para baixo e a minha vai ser trocar em pé", adianta Oliveira, que comenta também o fato de ter pela frente um estreante em UFCs.

"Quando foi a minha estreia, lutei para mostrar a todos que cheguei para ficar. Se ele também vier assim, vai ser um lutão, porque também vou com tudo. Agora, se ele deixar eu crescer, quem vai mandar naquele Octógono sou eu". Disse Charles, que possui cinco lutas no UFC. "Sei que o Wisely é um grande lutador e vem de ótimas vitórias, mas ele chegou no UFC agora e já está falando algumas coisas. Estou muito focado, pronto para fazer uma luta boa. Além disso, quero o show e vou dar o melhor de mim. É um combate muito importante e tenham certeza que essa vitória vai ser minha. A preparação foi ótima e vou mostrar isso lá dentro".