Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Demetrious Johnson: Um humilde campeão

""Me tornei campeão, mas você tem que continuar humilde porque sei que se
perder minhas próximas lutas, as coisas podem mudar drasticamente." - Demetrious Johnson

UFC flyweight champion Demetrious JohnsonCom cada luta e cada vitória, Demetrious Johnson, que defende seu cinturão contra “Chicano”Johnson Moraga na luta principal do UFC de Washington no sábado, começou a ser notado e Matt Hume, um dos treinadores mais respeitados do esporte, sempre fez questão de falar sobre seu envolvimento em entrevistas. Em Abril de 2010, Johnson estava no WEC, e seu perfil estava subindo ao topo. Porém ele não deixou seu emprego, ele teve sorte em ter um empregador o apoiando como Pete Bohockey fazia.

"Meu patrão, eu o amo até a morte, ele me apoiou", disse Johnson. "Eu trabalhava para ele mesmo quando ainda era amador. Eu podia dizer 'Ei, eu preciso lutar neste fim de semana, posso tirar a sexta de folga para perder peso? Então lutava no sábado e voltava a trabalhar na segunda', ele respondia 'Claro'. Ele era fã de MMA, e lembro quando ia lutar no WEC, pedia a semana toda de folga, e ele me dava."

Indo para o UFC em 2011, a vitória sobre KID Yamamoto e Miguel Angel Torres lhe rendeu uma chance ao título nos pesos galo contra Dominick Cruz, e foi finalmente a hora de desistir do emprego e se tornar um lutador em tempo integral. Bohockey ficou firme em seu corner.

"Ele sempre me disse que me mandaria embora se eu escolhesse o trabalho ao invés da luta", disse Johnson. "Ele simplesmente acreditava em mim."

Johnson perdeu a luta de cinco rounds contra Dominick Cruz em outubro de 2001, mas quando o UFC apresentou a divisão dos moscas, o homem de 26 anos achou seu lugar, se tornando o primeiro campeão nos 56.6 kg em setembro quando venceu Joseph Benavidez por decisão. Hoje ele tem duas defesas de cinturão bem sucedidas, casou com sua namorada de longa data Destiny, os dois compraram uma casa e na semana passada eles deram as boas vindas ao seu filho Tyren ao mundo. É bastante para qualquer pessoa digerir ao mesmo tempo, mas Johnson tem encarado tudo com muita maturidade.

"É uma parte da vida", ele disse. "E eu nunca quis que minha vida desacelerasse desde que me tornei atleta profissional. Não acho justo que minha esposa sente e seja uma sombra em minha vida, estou muito empolgado com isto. Estou pronto para ter filhos, quero curtir minha vida e quero que meus filhos vejam o que o pai faz para sustentá-los. Eu acho isso ótimo."

É difícil ver tanta humildade em lutadores profissionais nos dias de hoje, mas Johnson tem uma perspectiva mais ampla que a maioria, provavelmente uma lembrança dos dias em que ficava no armazém sonhando com sua carreira.

"Me tornei campeão, mas você tem que continuar humilde porque sei que se perder minhas próximas lutas, as coisas podem mudar drasticamente", ele disse. "Então continuo humilde, treino muito, e sei: pode acontecer de ter que voltar a trabalhar das 9h às 17h, mas continuo dizendo a mim mesmo que vou treinar muito para não ter que voltar e poder continuar sustentando minha família. Você tem que continuar humilde. Você sempre vê isso com atletas profissionais, eles conseguem todo esse dinheiro com suas carreiras e quando você olha de novo, estão falidos. Não quero acabar nesta lista. Então tento continuar esperto, viver dentro do meu limite, continuar treinando, e vejo cada luta como uma luta."

Uma luta na qual você terá que nocauteá-lo para vencê-lo. E você pode perguntar à John Dodson como é difícil fazer isto.

Check out Demetrious Johnson in UFC on FOX 8: The Title Fight