Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Frankie Edgar: '13 e Gray Maynard'

"Eu não posso me concentrar aquilo que ele vai fazer. Se eu fizer isso, então eu não vou ficar nem um pouco melhor. Eu só estou fazendo o que faço e estou confiante no que eu faço. 

O cartel do campeão Frankie Edgar é '13 e Gray Maynard', e ele está ansioso para apagar essa mancha, de sua memória, e de seus sonhos na luta principal do UFC 125, dia 1º de janeiro em Las Vegas.    Em comentários antes da luta, Maynard disse que o jogo de Edgar não mudou muito desde que ele venceu o atual campeão no UFC Fight Night 13 na Spike TV, em abril de 2008, em Denver, Colorado.    "Isso é um absurdo", diz Edgar. "Isso é como me dizer que seu estilo não mudou desde a primeira vez que eu lutei com ele, e definitivamente mudou. Eu não sei se ele está tentando enganar a si mesmo ou o que quer, mas se você simplesmente olhar para as minhas lutas você não pode negar que isso mudou".     O campeão está estudando Maynard, claro, mas ele diz que não tanto quanto se poderia pensar.   "Eu não posso me concentrar aquilo que ele vai fazer", diz Edgar. "Se eu fizer isso, então eu não vou ficar nem um pouco melhor. Eu só estou fazendo o que faço e estou confiante no que eu faço. Definitivamente, ele acredita mais em suas mãos, seu wrestling ainda é sua maior coisa, mas sua movimentação está ainda melhor. Suas mãos ficaram melhores".     Maynard perdeu sua chance pelo cinturão contra BJ Penn, após uma vitória por decisão dividida, sem brio, contra Nate Diaz no início deste ano, em janeiro.    Ele derrotou Kenny Florian, no UFC 118 com outro desempenho pouco impressionante, mas os fãs de Edgar advertem, não se deixe enganar pelo estilo de Maynard.    Afinal, Diaz e Florian não são fracos.    "Ele está impondo um bom plano", diz o campeão. "Ele é um lutador inteligente. Ele não vai entrar lá com Nate Diaz e ir para o chão, onde é sua maior chance de perder. Ele permaneceu em pé. Com Florian sua melhor chance era derrubá-lo e puni-lo. Isso é o que um lutador inteligente faz".     E enquanto Frankie foi um wrestler de destaque da Universidade de Clarion e começou sua carreira no MMA, com uma base de wrestling forte, dominando desde Sean Sherk no UFC 98 com uma trocação superior e habilidades de boxe - e então colocou todos juntos em sua última luta contra Penn - a questão com Edgar é a sua velocidade e movimentação.    "É sempre melhor apresentar ângulos quando você está de pé", disse ele. "Isso é apenas uma maneira mais inteligente de trocação. Não faz muito sentido ficar estático na frente do seu oponente".

Uma das ironias sobre a conquista do cinturão de campeão do UFC contra um dos lutadores mais condecorados e lendários MMA de todos os tempos, é que Edgar ainda é considerado o azarão para este confronto com Maynard.    Para a maioria dos caras o desprezo seria um motivador, mas Edgar realmente não se importa.    "Enquanto minha equipe e minha família e amigos acreditarem em mim, eu estou bem com isso", diz ele. "Honestamente, eu nem sequer presto atenção nisso. Eu não estou nessa por respeito, mas, isso vai acontecer, eventualmente".     No mês passado, Dana White deu uma de Papai Noel e presenteou os lutadores do WEC com uma coisa que sempre esteve no topo de suas listas de Natal, uma chance de lutar no UFC.    Anthony 'Showtime' Pettis devolveu ao apresentar aos fãs um ataque eliminador contra Ben Henderson. O chute foi apelidado de 'O Chute Matrix', um espetáculo quase indescritível que acertou o rosto de Henderson, enviando o agora ex-campeão do WEC para o chão.    Pettis vai lutar com o vencedor de Edgar versus Maynard para unificar os cinturões.    "Há grandes talentos vindos do WEC e eles trarão novos desafios e muitas oportunidades para mim também".     Os comentários sobre os novos desafios e oportunidades com a fusão WEC-UFC trazem à tona uma questão óbvia vinda dos fãs e até mesmo do matchmaker Joe Silva e que tem perseguido Edgar desde que entrou na categoria leve: Frankie vai baixar para 66kg e lutar contra José Aldo?    "Agora tudo o que eu estou dizendo é que eu vou defender o meu cinturão até 70kg no dia 1º de janeiro, mas quem sabe o que o futuro nos reserva. Eu não vou descartar nada e estou animado, com certeza", disse ele.    Uma coisa que sabemos que o futuro guarda é um card impressionante em 1º de janeiro de 2011, com Frankie Edgar na luta principal.