Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Demetrious Johnson derrota russo e segue como rei dos moscas

Brasileiros não vão bem e Rafael Feijão também sai derrotado do UFC 174

Demetrious Johnson, protagonista da luta principal do UFC 174, segue como número um entre os pesos moscas. O americano bateu Ali Bagautinov neste sábado, em Vancouver, Canadá. A noite trouxe decisões polêmicas, mas também contou com boas disputas. Ruim para os representantes brasileiros: tanto Rafael Feijão, no card principal, quanto Daniel Sarafian, nas preliminares, foram derrotados. 

Na principal luta da noite, a defesa do cinturão dos pesos moscas entre Demetrious Johnson e Ali Bagautinov, um campeão em busca da quarta defesa de título contra um representante da nova força dentro do UFC, a dos atletas russos, que impressionam a cada participação na organização. E Bagautinov começou bem, impôs o ritmo e conseguiu uma queda plástica. Mas o “Mighty Mouse” voltou com a sua movimentação impressionante, sem parar dentro do Octógono e a base canhota, que confunde os oponentes.

Num jogo de entrar e sair, Johnson cansou o russo e, quando a luta ia para o clinch, usou muito bem as joelhadas para pontuar. Desta forma, o campeão controlou cada round para ter êxito por decisão unânime na sua quarta defesa de título e frustrar o sonho de Bagautinov de ser o primeiro campeão russo em uma divisão de peso do Ultimate.

“Ele é muito duro, tem golpes pesados e as minhas pernas ainda estão doendo. Mas foi bom, muitos caras já caíram com esse tipo de golpe e eu suportei. Sabia que seria difícil contra ele. Sou o rei desta divisão e estou aí para o que vier”, declarou Demetrious. 

O co-evento da noite trouxe dois dos principais lutadores da categoria meio-médio, o canadense Rory MacDonald, segundo no ranking da divisão, contra o americano Tyron Woodley, terceiro. Apoiado pela torcida, MacDonald dominou do início ao fim, sem tomar sustos. Variando muito bem com socos e chutes, o canadense encurralou Woodley nas grades, de onde aproveitou para despejar boas sequências. O americano foi sufocado durante os três rounds, sem conseguir esboçar reação. Na etapa final, Rory ainda derrubou Woodley, travou um dos braços do oponente na imobilização e aproveitou para socar até o gongo final. O desempenho valeu a decisão unânime para MacDonald, que fica mais próximo de uma chance pelo cinturão.  

Segundo brasileiro em ação na noite, Rafael Feijão também não foi bem e acabou derrotado pelo extremamente estratégico Ryan Bader entre os meio-pesados. Com uma movimentação constante, entrando e saindo para soltar os golpes, Bader não foi um alvo fixo para a trocação do brasileiro e aproveitou os momentos exatos para aplicar as quedas, sua grande arma. Desta forma, o americano dominou as duas primeiras parciais. Na última etapa, Feijão tentou ir para o tudo ou nada e conseguiu conectar bons golpes, mas Bader voltou a derrubar e controlou os últimos minutos no ground and pound para garantir a segunda vitória seguida. Ficou a impressão de que o brasileiro deveria ter treinado melhor as defesas de queda para enfrentar o americano, especialista neste quesito. 

E para quem esperava grandes emoções no retorno do ex-campeão peso pesado Andrei Arlovski ao UFC, contra Brendan Schaub, o transcorrer da luta foi um pouco decepcionante. Ainda mais por conta do resultado final, diferente do que o público presente imaginava. Os dois primeiros rounds foram bem parelhos, mas Schaub buscou mais a luta, sempre perigoso com a mão direita. Na etapa final, Schaub conseguiu derrubar Arlovski e atacou do ground and pound. No entanto, a vitória foi para Andrei, em decisão dividida. Atônito, Brendan não concordou, mesma impressão que pareceu ter tido o público presente, que vaiou. A verdade é que ambos os lutadores pouco fizeram durante os 15 minutos e havia margem para decisões distintas. Mas Schaub teve um pouco mais de ímpeto em busca da vitória.  

Na primeira luta do card principal, os meio-pesados Ovince St.Preux e Ryan Jimmo prometiam uma disputa eletrizante. E foi exatamente o que aconteceu, principalmente por conta da movimentação frenética de St.Preux, que foi com tudo para cima do canadense, tendo conectado bons golpes com os punhos e joelhos, na trocação, e uma queda para terminar o assalto inicial com vantagem. No segundo round, St.Preux voltou a derrubar. Com o oponente de quatro apoios, encaixou uma chave de braço atípica, uma espécie de Kimura com um forte tranco. Não deu nem tempo de Jimmo bater, a finalização ficou caracterizada após um grito do lutador, que sentiu imediatamente as articulações do ombro. Foi a quinta vitória seguida de St.Preux, a quarta pelo UFC. 

Confira todos os resultados do UFC 174:
 

Demetrious Johnson venceu Ali Bagautinov por decisão unânime

Rory MacDonald venceu Tyron Woodley por decisão unânime

Ryan Bader venceu Rafael Feijão por decisão unânime   

Andrei Arlovski venceu Brendan Schaub por decisão dividida

Ovince St.Preux finalizou Ryan Jimmo com uma chave de braço aos 2min10s do R2
 

Card preliminar
 

Kiichi Kunimoto finalizou Daniel Sarafian com um mata-leão aos 2min52s do R1

Valerie Letourneau venceu Elizabeth Phillips por decisão dividida 

Yves Jabouin venceu Mike Easton por decisão unânime

Tae Hyun Bang venceu Kajan Johnson por KO aos 2min1s do R3

Michinori Tanaka venceu Roland Delorme por decisão unânime

Jason Saggo venceu Josh Shockley por TKO aos 4min57s do R1