Joseph Benavidez: Apenas outra luta

“A maior mudança (desde nossa primeira luta) é que ele teve um filho e eu comprei um cachorro, esta seria a maior diferença. Estamos lutando para colocar comida na mesa.” - Joseph Benavidez
UFC flyweight Joseph BenavidezIndo para a luta do UFC 152 em setembro de 2012 com Demetrious “Mighty Mouse” Johnson, conquistar aquele título consumiu o carismático e geralmente tranquilo Joseph Benavidez.

Durante os meses e semanas até a luta – um período que foi estendido quando Johnson e Ian McCall batalharam por um empate na mesma noite que Benavidez detonou Yasuhiro Urushitani – Benavidez levou a luta à proporções épicas. Ele alterou sua abordagem na academia, seu comportamento durante a semana da luta, e seu desempenho na jaula.

Em sua cabeça, era vida ou morte... e então ele perdeu.

“Foi definitivamente uma mudança de vida, mas mudou minha atitude em relação à vida e a lutar como antes”, disse Benavidez sobre seu primeiro encontro com Johnson até os dias para o seu segundo encontro. “Sinto que aquela foi aquela única luta que me desviei de mim mesmo em relação a gostar (da experiência) e levar a luta como ‘somente mais uma luta.’ Foi colossal para mim, e com a espera, fiquei obcecado demais com isso.”

Os dois primeiros lutadores a competirem pelo título peso mosca se encontram de novo sábado à noite no UFC Fight Night.

Originalmente agendado para o fim de novembro em Las Vegas, uma lesão do campeão Anthony Pettis fez com que a luta fosse removida e relocada para a casa adotada de Benavidez em Sacramento, Califórnia e um compromisso ao lado de três de seus companheiros de equipe – Danny Castillo, Chad Mendes e Urijah Faber.

Seguido de sua derrota para Johnson, Benavidez disse que não tinha pressa em retornar à competição pelo cinturão – parte por medo de ficar preso em um limbo quando estava nos pesos galos com duas derrotas por decisão para Dominick Cruz e focado em tirar um tempo para fazer melhorias.

Durante suas primeiras três lutas em 2013, ficou evidente que ele, com 29 anos, atingiu a meta.

Não houve nenhuma grande história maior no MMA neste ano do que a dominância da Team Alpha Male desde que Duane “Bang” Ludwig assumiu o papel de treinador principal com o esquadrão de elite de lutadores dos pesos mais leves. A unidade perdeu somente uma vez no Octógono –  a decisão apertada de TJ Dillashaw para Raphael Assunção em outubro – com cada membro da equipe mostrando evolução evidente em suas técnicas de trocação desde que começaram a trabalhar com Ludwig.

Benavidez foi o mais impressionante de todos.

“A maior mudança (desde nossa primeira luta) é que ele teve um filho e eu comprei um cachorro, esta seria a maior diferença. Estamos lutando para colocar comida na mesa”, falando do seu segundo encontro com “Mighty Mouse” de um modo mais casual e relaxado. “Desde (a primeira luta) acho que mostrei melhorias, e isso também na parte psicológica que retomei e com as técnicas que venho aprendendo e treinando com o nosso novo treinador.

“Essas são duas coisas grandes que aconteceram entre as lutas. É fácil ter uma luta e dizer, ‘eu mudei isso e aquilo,’ mas essas são duas grandes coisas que posso falar e são concretas que você pode ver. Com certeza houve melhorias que fiz desde nossa última luta.”

E se ele conseguir sair vitorioso como o novo campeão peso mosca, não espere uma celebração selvagem como a de Renan Barão vinda de Benavidez.

“Da última vez, sempre que pensava em ganhar o título, achava que ia chorar. Eu ficava tenso e queria gritar – isso somente quando pensava que iria vencer. Agora quando penso em ganhar, somente penso ‘ok, legal. Eu ganho um cinturão desta vez.’ É estranho, mas é como está em minha cabeça.

“Desta vez eu simplesmente me visualizo sorrindo, olhando para minha família, minha equipe, e meu corner – nada muito louco, porque ganhando ou perdendo, ainda tenho que voltar e treinar muito. Nada muda muito de qualquer jeito.”

Apesar de tudo, esta é somente mais uma luta.

Watch Past Fights

Sábado, Julho 30
19H15
BRST
Atlanta, Geórgia

Midia

Recente
UFC Fight Night event at the United Center on July 23, 2016 in Chicago, Illinois.
23/07/2016
Confira as entrevistas dos quatro principais lutadores do UFC Chicago após a pesagem realizada na última sexta-feira (22). O evento será transmitido hoje (23) pelo Combate a partir das 17h. Não perca!
23/07/2016
UFC weigh-in at the United Center on July 22, 2016 in Chicago, Illinois. (Photos by Josh HedgesZuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
22/07/2016
Assista Ao Vivo, a partir das 18h, a pesagem de todos os lutadores do UFC Chicago, evento que acontece nesse sábado (23).
22/07/2016