Joseph Benavidez: Apenas outra luta

“A maior mudança (desde nossa primeira luta) é que ele teve um filho e eu comprei um cachorro, esta seria a maior diferença. Estamos lutando para colocar comida na mesa.” - Joseph Benavidez
UFC flyweight Joseph BenavidezIndo para a luta do UFC 152 em setembro de 2012 com Demetrious “Mighty Mouse” Johnson, conquistar aquele título consumiu o carismático e geralmente tranquilo Joseph Benavidez.

Durante os meses e semanas até a luta – um período que foi estendido quando Johnson e Ian McCall batalharam por um empate na mesma noite que Benavidez detonou Yasuhiro Urushitani – Benavidez levou a luta à proporções épicas. Ele alterou sua abordagem na academia, seu comportamento durante a semana da luta, e seu desempenho na jaula.

Em sua cabeça, era vida ou morte... e então ele perdeu.

“Foi definitivamente uma mudança de vida, mas mudou minha atitude em relação à vida e a lutar como antes”, disse Benavidez sobre seu primeiro encontro com Johnson até os dias para o seu segundo encontro. “Sinto que aquela foi aquela única luta que me desviei de mim mesmo em relação a gostar (da experiência) e levar a luta como ‘somente mais uma luta.’ Foi colossal para mim, e com a espera, fiquei obcecado demais com isso.”

Os dois primeiros lutadores a competirem pelo título peso mosca se encontram de novo sábado à noite no UFC Fight Night.

Originalmente agendado para o fim de novembro em Las Vegas, uma lesão do campeão Anthony Pettis fez com que a luta fosse removida e relocada para a casa adotada de Benavidez em Sacramento, Califórnia e um compromisso ao lado de três de seus companheiros de equipe – Danny Castillo, Chad Mendes e Urijah Faber.

Seguido de sua derrota para Johnson, Benavidez disse que não tinha pressa em retornar à competição pelo cinturão – parte por medo de ficar preso em um limbo quando estava nos pesos galos com duas derrotas por decisão para Dominick Cruz e focado em tirar um tempo para fazer melhorias.

Durante suas primeiras três lutas em 2013, ficou evidente que ele, com 29 anos, atingiu a meta.

Não houve nenhuma grande história maior no MMA neste ano do que a dominância da Team Alpha Male desde que Duane “Bang” Ludwig assumiu o papel de treinador principal com o esquadrão de elite de lutadores dos pesos mais leves. A unidade perdeu somente uma vez no Octógono –  a decisão apertada de TJ Dillashaw para Raphael Assunção em outubro – com cada membro da equipe mostrando evolução evidente em suas técnicas de trocação desde que começaram a trabalhar com Ludwig.

Benavidez foi o mais impressionante de todos.

“A maior mudança (desde nossa primeira luta) é que ele teve um filho e eu comprei um cachorro, esta seria a maior diferença. Estamos lutando para colocar comida na mesa”, falando do seu segundo encontro com “Mighty Mouse” de um modo mais casual e relaxado. “Desde (a primeira luta) acho que mostrei melhorias, e isso também na parte psicológica que retomei e com as técnicas que venho aprendendo e treinando com o nosso novo treinador.

“Essas são duas coisas grandes que aconteceram entre as lutas. É fácil ter uma luta e dizer, ‘eu mudei isso e aquilo,’ mas essas são duas grandes coisas que posso falar e são concretas que você pode ver. Com certeza houve melhorias que fiz desde nossa última luta.”

E se ele conseguir sair vitorioso como o novo campeão peso mosca, não espere uma celebração selvagem como a de Renan Barão vinda de Benavidez.

“Da última vez, sempre que pensava em ganhar o título, achava que ia chorar. Eu ficava tenso e queria gritar – isso somente quando pensava que iria vencer. Agora quando penso em ganhar, somente penso ‘ok, legal. Eu ganho um cinturão desta vez.’ É estranho, mas é como está em minha cabeça.

“Desta vez eu simplesmente me visualizo sorrindo, olhando para minha família, minha equipe, e meu corner – nada muito louco, porque ganhando ou perdendo, ainda tenho que voltar e treinar muito. Nada muda muito de qualquer jeito.”

Apesar de tudo, esta é somente mais uma luta.

Watch Past Fights

Midia

Recente
Watch the post-fight press conference live following the event.
29/09/2014
Watch the Fight Club Q&A with heavyweight Travis "Hapa" Browne, live Friday, October 3 at 2pm/11am ETPT.
29/09/2014
Watch the official weigh-in for UFC Fight Night: MacDonald vs. Saffiedine, live Friday, October 3 at 3pm/12pm ETPT.
29/09/2014
Watch the post-fight press conference live following the event.
29/09/2014