Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Rashad Evans: Pegando a 2ª onda

"E como lutador, preciso competir porque amo competir. E não me importa
como eles irão fazer, eu acho que possa vencer todos na categoria e é
como me sinto." - Rashad Evans

Ex-campeão peso meio-pesado - Rashad EvansDepois de derrotas contra Jon Jones e Rogério “Minotouro” Nogueira, Rashad Evans precisava de uma vitória contra Dan Henderson em junho. Mas não qualquer vitória, o tipo de vitória que ele conseguiu contra Hendo, uma decisão acirrada de três rounds que o forçou a cavar fundo e lembrar porque ele faz o que faz para ganhar a vida.

"Eu preciso do atrito, lutar, voltar, lutar com aquela vontade, aquele sentimento 'ah cara, não sei como a luta vai acontecer', ele disse. "Eu preciso disso porque foi nisto que nasci no UFC. Quando lutei com Brad Imes, foi quando fui batizado na organização, com aquele tipo de luta. Então me lembrou, é daqui que você vem, você é daqui. É aqui que você precisa estar, é aqui que você precisa lutar, aqui que você precisa encontrar sua casa. Quando fica difícil, cave até o centro do chão. É assim que tem que ser."

O evento de sábado a noite no UFC 167 - que celebra o aniversário de 20 anos da organização - está chegando perto, Evans está de volta onde ele pertence na hierarquia dos pesos meio-pesados em uma altamente esperada luta co-principal contra seu amigo e locutor na tv, Chael Sonnen, uma luta que não era esperada por nenhum dos lutadores.

"Esta luta com Chael veio como surpresa", disse Evans. "Eu não esperava isso, mas com sua última luta contra Shogun, Chael mostrou que ele é definitivamente um competidor top nesta categoria e me vejo como um também, então foi uma colisão natural que iria acontecer. Eu quero lutar um amigo meu? Não, mas ao mesmo tempo, quando vocês dois estão na mesma categoria e praticamente na mesma posição procurando o mesmo objetivo, é inevitável."

O objetivo continua o mesmo para Evans, o título, que manteve de 2008 a 2009. Mas não é o único, e não será o fim de tudo para ele como lutador. Foi outra lição aprendida no começo do ano.

"Estou amando competir de novo, e amar competir significa que você nunca precisa lutar por algo, como ser tudo sobre o cinturão", ele disse. "E como lutador, preciso competir porque amo competir. E não me importa como eles irão fazer, eu acho que possa vencer todos na categoria e é como me sinto. Então não me importa quanto tempo demore. Estou com 34 anos e sinto que estou tendo uma segunda chance e fazendo coisas melhores do que fazia antes, então sinto que o melhor ainda está por vir para mim."

"Falar sobre o cinturão te distrai de desfrutar da competição", Evans
continua. "Eu posso fazer isto para sempre e amo fazer, mas um dia não
vou mais poder fazer. E o que mais vou sentir falta mais do que tudo é
de competir, então somente quero apreciar isto e tudo que vem junto."

Isto
é verdade, mas uma coisa que Evans irá garantir, é que no sábado a
noite, enfrentando um amigo, os fãs verão uma luta entre ele e Sonnen.

"Eu
sei como Chael é, sei da pressão que ele traz, e estou pronto para
encontrá-lo com toda força", ele disse. "Não acontecerá de corrermos no
Octógono, quando o gongo soar, vamos um pra cima do outro, e não vou ser
oprimido por ninguém, isso eu lhe prometo."