Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Ricardo Lamas: A espera acabou

"Tem sido uma viagem, e eu quando olho para trás agora, tudo valeu a pena." - Ricardo Lamas

Peso pena do UFC - Ricardo LamasSe paciência é uma virtude, Ricardo Lamas é inquestionavelmente um homem virtuoso.

Durante os últimos 370 dias, o candidato peso pena tem esperado por sua oportunidade de entrar no octógono com o campeão José Aldo. Ele não foi escolhido, deixado de lado, e não conseguiu, mas passando por tudo isso, o lutador de 31 anos, com 13-2 e quatro vitórias consecutivas concentrou-se na luta pelo título.

Sábado à noite, o competidor paciente vai finalmente ter a sua oportunidade, ele e Aldo irão para o mano-a-mano na luta co-principal do UFC 169 no Prudential Center em Newark, New Jersey.

"Tem sido uma viagem, e eu quando olho para trás agora, tudo valeu a pena", diz Lamas dos 12 meses que passou à espera de seu nome ser chamado para ficar em frente ao campeão brasileiro. "Eu não acho que poderia ter sido melhor - Estou na luta co-principal de um evento Pay-Per-View no fim de semana do Super Bowl. É um dos maiores finais de semana no esporte e estou contente de fazer parte disso."

Sua viagem para enfrentar Aldo sábado à noite em Newark não é diferente da odisseia que o campeão Chris Weidman suportou levando até seu emparelhamento inicial com Anderson Silva no verão passado.

Como Weidman, Lamas também ouviu dizerem que ele não era um nome grande o suficiente para lutar pelo título do UFC e perguntam: "Quem é que ele realmente venceu?" Apesar da intensidade de seus desempenhos, com cada saída sucessiva desde estreia nos pesos pena, em junho de 2011.

O ano fora nunca perturbou Weidman, que disse que ele estava indo para chocar o mundo e fez exatamente isso quando nocauteou Silva no UFC 162, e agora Lamas está focado em fazer a mesma coisa na noite de sábado contra Aldo com 23-1 no UFC 169.

"Eu acho que mentalmente sou uma pessoa muito forte, e isso é o que é preciso para vencer alguém como José Aldo ou para bater um campeão como Chris Weidman fez contra Anderson Silva. Você tem que acreditar em si mesmo.

"Acho que muitos que lutaram contra ele foram espancados mentalmente antes mesmo de entrar no octógono. Eu sou forte o suficiente fisicamente, mas mentalmente também, e acho que vai ser uma grande parte desta luta.

"Parece que quanto mais alto chego nos rankings, mas me elevo até o nível dos meus adversários. Você me dá o cara mais duro que há e verá o cara mais duro sair de mim."

Não se engane sobre isso - Aldo é muito resistente, tendo vencido 16 lutas consecutivas, incluindo oito lutas pelo cinturão seguidas entre WEC e UFC. Igualmente capaz de brutalizar a perna do seu oponente por 25 minutos ou acabar com a luta de forma dramática, com qualquer número de golpes, o campeão indiscutível é o favorito indo para a luta, por direito, e o desafiante não gostaria que fosse de outra maneira.

"Em todas as lutas do UFC que tive, eu fui o azarão. Estou acostumado com isso, e não me importo com o que as outras pessoas pensam. Eu sei de minhas próprias habilidades, eu sei o que eu posso fazer, e é por isso que saí por cima sempre.

"Essa luta vai ser diferente - vou entrar lá para ganhar. Treinei três meses para ganhar uma luta. Eu não vou lá para dar a Jose Aldo uma luta dura, eu vou entrar lá para vencê-lo - e isso é a única coisa em minha mente".