Ainda evoluindo, Jake Shields faz seu retorno aos pesos médios

" Se você parar de evoluir você vai ficar para trás, então estou sempre tentando evoluir como um lutador. Ainda acho que estou ficando melhor e sinto que ainda tenho muito para fazer." - Jake Shields
UFC middleweight Jake ShieldsAntes da batalha com Dave Herman no UFC 150 este fim de semana, Jake Shields voltou aos seus dias de vitória com uma decisão unânime sobre Yoshiriro Akiyama pelos meio-médios no UFC 144 no Japão. Lá, Shields conseguiu um 2-2 nessa categoria no Octógono, incluindo a chance pelo título contra o atual campeão Georges St-Pierre na frente de uma histórica multidão de mais de 55 mil pessoas no UFC 129 em Toronto, Canadá. A vitória sobre Akiyama também foi uma boa transição para Shields, já que Akiyama luta geralmente nos médios e desceu para os meio-médios enquanto Shields se preparava para fazer o oposto.    
    
"Realmente precisava de uma vitória vindo de uma derrota. Eu fui lá só buscando a vitória. Esperava que Akiyama fosse duro e ele foi. Eu assisti as lutas dele. Ele tem mãos boas e as pessoas têm problemas pra levá-lo para o chão. Eu esperava uma luta difícil e foi uma luta difícil."    
    
O que Shields tem em sua frente é uma luta com o vice-campeão do The Ultimate Fighter 3, "Short Fuse" Herman. Com 31 anos, ele tem um cartel de 20-7, com a maioria das vitórias sendo por finalização. Depois de sofrer uma lesão terrível no joelho em 2009, Herman ficou afastado por quase dois anos até retornar renovado, vencendo "Crazy" Tim Credeur, Kyle Noke, e Clifford Starks, tudo em apenas um ano.    
    
"Herman gosta de vir para cima e lutar, e quero isso também. Eu acho, em questão de estilos, que deve ser uma luta empolgante. Ouço o nome dele há anos e o vi lutar algumas vezes, mas nunca o estudei até agora. Acho que ele melhorou muito. Muitos caras que lutam comigo não querem ir para o chão, querem sempre lutar em pé, e não posso culpá-los por isso. É uma estratégia que usam, mas Ed Herman provavelmente vai vir para cima e tentar cortar minha cabeça fora. Isso faz esta luta muito empolgante."    
    
Para se preparar para o encontro com Herman, Shields tem literalmente treinado pelo mundo inteiro além da preparação que tem com os irmãos Diaz, Gilbert Melendez, e o resto da Cesar Gracie Fight Team. Um pouco mais ao sul da Califórnia, Shields ficou 3 semanas com os lutadores do UFC na Alliance em San Diego. Shields foi capaz de rolar com caras maiores, os meio-pesados como Brandon Vera e Phil Davis - especialmente por que os dois estavam se preparando para o UFC: Shogun vs. Vera na semana passada - e isso o ajudou imensamente, já que está indo para os médios. Mas o melhor colega de sparring de Shields estava muito longe, e fez desse camp, um camp internacional.

"Eu acabei em Abu Dhabi. Sheik Tahnoon Bin Zayed Al Nahyan é um grande fã de jiu jitsu e começou o Abu Dhabi Combat Club e nos convidou como hóspedes para treinar com ele, o que foi fantástico. Ele é um grande fã do UFC, é claro, ele é parcialmente um dos donos que compraram o UFC. Quando estava lá treinando com ele, Alistair Overeem estava lá. Esse é um cara bem grande. Treinar com ele é muito divertido (risadas). É ótimo treinar com pessoas diferentes por que todos têm um estilo diferente e você pode ver como atacam, como defendem."    
    
Mas, neste sábado, Shields irá lutar com alguém da mesma categoria, o peso médio Herman. "Eu acho que nós dois vamos entrar lá e tentar finalizar um ao outro, no que será uma luta empolgante", diz Shields, que continuará sua jornada pelo cinturão do UFC e pelo posto o melhor lutador de MMA possível, com muita estrada pela frente e muito combustível para isto. "Este esporte é novo e os lutadores estão ficando melhores constantemente. Se você parar de evoluir você vai ficar para trás, então estou sempre tentando evoluir como um lutador. Ainda acho que estou ficando melhor e sinto que ainda tenho muito para fazer."    

Watch Past Fights

Midia

Recente
UFC 177 Ultimate Media Day at the Sleep Train Arena on August 28, 2014 in Sacramento, California. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
28/08/2014
Campeão peso galo T.J. Dillashaw visita o centro de treinamento dos Oakland Raiders durante a semana do UFC 177.
28/08/2014
O campeão peso mosca Demetrious Johnson enfrenta Chris Cariaso pelo título, Donald Cerrone pega Eddie Alvarez em sua estreia no Octógono e o astros irlandês Conor McGregor encara o rival Dustin Poirier.
27/08/2014
O presidente do UFC Dana White falou com a imprensa logo após a coletiva do UFC 180 na Cida do México, em 26 de agosto. Ouça o que o chefe disse.
27/08/2014