Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Dez Melhores: As finalizações de 2013

 A temporada de premiações extra-oficiais continua com as melhores finalizações de 2013...

UFC 164 - Pettis finaliza Henderson" title="UFC 164 - Pettis finaliza Henderson" style="width: 300px;" src="https://ufc-video.s3.amazonaws.com/image/photo_galleries/Archive4/UFC164-20130831-03982.jpg" align="left">Outro ano foi para os livros de história, e foi um bom ano para aqueles que praticaram a arte de dar os três tapinhas. Mas qual finalização se destacou mais do que as demais? Leia e descubra.

10 - Brendan Schaub-Matt Mitrione – UFC 165
Se você segue Brendan Schaub em qualquer mídia social, você notará que há várias fotos dele usando roupas da Gracie e treinando com a primeira família do MMA na Califórnia. Bem, não é só para se mostrar, e o cara com socos duros mostrou o que vem aprendendo no tatame em sua luta no UFC 165 contra Matt Mitrione, fazendo o ex-atleta da NFL dormir com um triângulo de mão no primeiro round.

9 - Piotr Hallmann-Francisco Trinaldo – UFC Fight Night
As coisas não iam muito bem para Piotr Hallmann em sua estreia no UFC contra Francisco Trinaldo em Setembro, e parecia somente questão de tempo antes do brasileiro acabar a luta e estender sua sequência de vitórias para três. Mas Hallmann não se daria por vencido tão facilmente, e a beleza do jiu jitsu é a habilidade de mudar as coisas em um segundo. E foi o que Hallmann fez, finalizando Trinaldo com uma Kimura no segundo round.

8 - Sergio Moraes-Neil Magny – UFC 163
Quando você assiste um lutador faixa preta de jiu jitsu em ação, é uma beleza e o triângulo de Sergio Moraes finalizou Neil Magny com isto. Vendo cada oportunidade, ajustando de acordo, e conseguindo a finalização, Serginho sempre parece o cara mais feliz do Octógono na noite de luta. E talvez seja porque ele sabe que um passo em falso, ele pega você.

7 – O Trio Faber
Por anos o ex-campeão peso pena do WEC Urijah Faber tem sido associado com a guilhotina que sua equipe Team Alpha Male quase teve o nome trocado por Team Guilhotina. Em 2013, “The California Kid” lutou quatro vezes, venceu quatro vezes e finalizou três destas, vencendo os duríssimos lutadores Ivan Menjivar, e Scott Jorgensen, também como o jovem Michael McDonald. Nas três lutas mencionadas, todas foram pelos três tapinhas (duas por mata leão e uma por guilhotina) mostrando que quando ele pegar seu pescoço, as luzes vão se apagar segundos depois.

6 - Fabricio Werdum-Minotauro Nogueira 2 – TUF Brasil 2 Finale
Em sua histórica carreira de 14 anos, o lendário Minotauro Nogueira foi finalizado somente duas vezes – uma vez por Frank Mir em 2011 e uma vez em 2013 por Fabricio Werdum. Este é um feito que você não pode ignorar, e para Werdum não somente pegar o faixa preta de jiu jitsu em uma chave de braço, mas finalizá-lo com ela é uma pena na boina de Werdum que ele carregará enquanto chega perto da chance pelo título.

5 - Antonio Braga Neto-Anthony Smith - UFC on FUEL TV 10 
Antônio Braga Neto não fez sua estreia no UFC em junho sem alguns elogios como precedente. De fato, pelos fãs de jiu jitsu, sua primeira luta no Octógono foi bem real. E mesmo Anthony Smith do Strikeforce respeitando seu jogo, ele sabia que já havia enfrentado o melhor praticante de jiu jitsu em Roger Gracie, então o que podia dar errado? Bem, reveja a sua luta de novo e tente não estremecer quando Neto fecha a luta com um leg-lock. O jiu jitsu pode ser lindo, e também ser devastadoramente eficaz. Esta luta prova isso.

4 - Ronda Rousey-Liz Carmouche - UFC 157
Desde que Ronda se tornou profissional, toda oponente sabia que teria que lidar com a tentativa da chave de braço mais cedo ou mais tarde, geralmente mais cedo. Liz Carmouche não foi exceção, e parte de sua preparação para a luta no UFC 157 contra a campeã dos pesos galo envolvia defender tentativas de chave de braço por suas parceiras de treino a qualquer momento possível. Porem quando Rousey tentou, a ex-fuzileira naval foi pega. Se existe melhor jeito de finalizar uma luta, eu gostaria de saber qual é.

3 - Ronaldo “Jacaré” Souza-Chris Camozzi - UFC ono Combate 2
Fora Roger Gracie nos médios e Demian Maia nos meio-médios, poucos ganharam respeito como o ex-campeão do Strikeforce Ronaldo “Jacaré” Souza tem por seu jogo de nível mundial.  E mesmo mostrando melhoras marcantes em seu ataque em pé em suas lutas recentes, foi aquele jiu jitsu que terminou a sua primeira luta no UFC, um katagatame que colocou Chris Camozzi para dormir. Isto é técnica, força, e é assustador se você for um peso médio que tem que lutar com ele.

2 - Kenny Robertson-Brock Jardine - UFC 157
O movimento que Kenny Robertson usou para conseguir sua primeira vitória no UFC em fevereiro nem sequer tinha um nome. Joe Rogan chamou de uma forma de chave de perna, está listada como chave de joelho no histórico da luta, e enquanto ambos estão corretos, foi um movimento nunca feito antes no UFC do jeito que o wrestler da Universidade de Eastern Illinois fez em Brock Jardine. É suficiente dizer que foi umas das mais dolorosas finalizações de se assistir. Sobre o nome do golpe, vamos usar o próprio nome de Robertson: The Kickstand.

1 - Anthony Pettis-Benson Henderson 2 – UFC 164
Anthony Pettis é o cara que chuta da grade certo? Não é para ele ter um bom jogo no chão também. Mas em sua revanche contra Benson Henderson pelo cinturão dos pesos leves, o nativo de Milwaukee usou seus chutes para preparar o ataque, e quando ele pegou com a chave de braço, ele forçou Henderson a bater e entregar seu cinturão. Somente isto já é impressionante, mas considerando que Henderson é notoriamente um dos lutadores mais difíceis de finalizar, mesmo nos seus dias de WEC, é uma conquista ainda mais notável para “Showtime.”

Menção honrosa - James Krause-Sam Stout, Demetrious Johnson-John Moraga, Chael Sonnen-Mauricio Rua, Jimy Hettes-Rob Whiteford, Ronda Rousey-Miesha Tate