Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Thiago Tavares revela problema nos treinos

Brasileiro divulgará um vídeo explicando o que precisou superar para lutar neste sábado

“A vida de um atleta é feita de superação. Precisei superar mais um problema para lutar”, disse o catarinense Thiago Tavares. Aos 29 anos, ele fará a primeira luta entre os penas, contra Robbie Peralta, na noite deste sábado, no Fight Night Bangor. Tavares explica que está 100% para o confronto, mas teve problemas sérios no começo da preparação. “Foi algo que não contei para ninguém, apenas filmei. Vou divulgar um vídeo explicando melhor, nesta sexta-feira”. 

Conhecido no MMA, o brasileiro já tem 22 vitórias e cinco derrotas, nos leves, mas preferiu mudar de divisão ao perceber que os rivais começaram a levar vantagem na envergadura. A ideia surgiu depois da derrota para Khabib Nurmagomedov, em janeiro de 2013, mas ele não queria descer de categoria dando a impressão que não conseguiria mais lutar entre os leves. “ Acho feio baixar de peso depois de uma derrota, parece que estou correndo dos adversários”, disse o lutador, que vem de vitória contra Justin Salas

Mas a perda de peso também pode ser ruim para Thiago Tavares, já que a principal característica é a força que usa para derrubar adversários e continuar a pressão quando está no chão. “Tenho que tomar cuidado, porque meu jogo é muito baseado na potência. Fiz muita preparação física e adaptações para conseguir lutar bem. Ainda não senti que perdi força, tenho notado que continuo com minha explosão.” 

Você vem de vitória, porque mudar de categoria?

Na minha penúltima luta, quando perdi para Khabib Nurmagomedov, já pensava em descer. Tenho 28 lutas entre os leves, nunca senti ninguém mais forte do que eu. Mas percebi que alguns lutadores mais altos estão perdendo muito peso, e fica difícil para trabalhar a envergadura. Não mudei de categoria antes, porque acho feio baixar de peso depois de uma derrota, parece que estou correndo dos adversários.  

Como foi o processo, você fez testes antes?

Não fiz nenhum teste para tentar chegar aos 66 quilos, vai ser a primeira vez que bato esse peso. Mas noto nos treinos que estou ganhando agilidade e resistência, além de notar alterações no meu corpo. O processo ainda está no meio, estou pesando 72 quilos (na quarta-feira). 

Esse corte não pode atrapalhar seu jogo, que é de muita força?

Tenho de tomar cuidado. Fiz muita preparação física e adaptações no meu estilo para conseguir lutar bem. Ainda não senti que perdi potência, tenho notado que continuo com minha explosão. Mas o teste será na noite de sábado, só depois poderemos analisar se a mudança de categoria foi realmente positiva. 

Você vem de algumas lesões, está 100% recuperado?

Me machuquei devido aos treinamentos, levei um gancho muito forte. Não foi nada ligado à dieta, ou que estava fraco por causa disso, pelo contrário. A outra lesão foi uma ruptura no posterior de coxa. Depois disso voltei aos treinamentos com força total. Aconteceu ainda mais um imprevisto, mas não quis cancelar a luta.  A vida de um atleta é feita de superação. Precisei superar mais um problema para lutar. Foi algo que não contei para ninguém, apenas filmei. Vou divulgar um vídeo explicando melhor, nesta sexta-feira.