Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Anderson Silva - Somente mais 1 dia de trabalho

"Toda nova luta é um novo desafio e vai ser melhor para quem estiver mais preparado e se sentir melhor naquela noite." - Anderson Silva

UFC middleweight champion Anderson SilvaEstes são os dias em que você fala sobre legado quando se trata de Anderson Silva. Por anos, ele foi um terror, uma força imbatível que aparecia nas noites de luta e destruía qualquer pessoa que estava em sua frente. Ou como o  ex-campeão dos médios Rich Franklin (o homem de quem Anderson tirou a coroa em 2006) me disse recentemente, "Anderson não somente ganha, ele faz os outros lutadores parecerem ruins."

Isto é um dom. Não é um dado quando nasce, mas um desenvolvido em décadas de treino, suor e tempos difíceis. Para Anderson, é um em que ele tem trabalhado desde os oito anos, e 30 anos depois ele cimentou seu lugar como não somente o melhor lutador de MMA hoje, mas talvez o melhor de todos.

É um grande legado a ter, independente de vencer Chris Weidman ou não neste sábado na luta principal do UFC 162. E para Anderson, este fim de semana - o qualquer outro fim de semana -  não se trata de seu oponente, é sobre ele.

"Toda nova luta é um novo desafio e vai ser melhor para quem estiver mais preparado e se sentir melhor naquela noite", disse Anderson recentemente em uma teleconferência. "Sabe, ganhando ou perdendo, uma vitória e uma derrota sempre andam lado a lado. Mas venho fazendo isto desde os oito anos de idade e sempre há novos desafios, sempre haverá novas coisas. E minha maior preocupação é ir lá e fazer o melhor para mim. Não estou preocupado com o que meu oponente fará. Quero ser melhor do que antes e superar tudo que tenho que fazer."

Não há muito para Anderson superar no UFC além de alguns ressentimentos com Chael Sonnen em suas duas últimas lutas, ambas em que ele acabou vencendo de qualquer jeito. Claro, teve uma dura oposição na forma de Franklin, Sonnen, Dan Henderson, Chris Leben, Forrest Griffin, Stephan Bonnar, Demian Maia, Yushin Okami e Vitor Belfort, mas ser considerado o melhor significa que você faz a vitória parecer fácil. Para alguns, isto seria uma maldição, mas no MMA, não faltam pessoas o apoiando e lhe dando o devido valor.

Em resposta, "The Spider" senta e humildemente aceita o louvor sem nunca falar de si mesmo de uma forma sublime. De fato, quando perguntado na teleconferência quem são os top cinco do MMA de todos os tempos, ele nem estava entre os quatro, citando BJ Penn, Randy Couture, Chuck Liddell e Royce Gracie.

Bonnar somente durou 4 minutos e 40 segundos em sua luta em outubro de 2012, a vitória mais recente de Anderson. É esperado que ele tenha uma luta muito mais severa diante de Chris Weidman, cujo wrestling é visto como chave para ele dar a reviravolta, especialmente vendo Sonnen levando Anderson ao chão facilmente e controlando o brasileiro pela maior parte da luta. Mesmo um verdadeiro exército de estrelas escolheu Weidman como vencedor, como campeão dos meio-médios GSP, mas Anderson não está preocupado com a opinião dos outros, e se está, não está demonstrando isto.

"Imagine se eu começasse a escutar a tudo que as pessoas falam", ele disse. "St-Pierre teve sua chance de se pronunciar sobre lutar comigo e ele não o fez, mas optou por falar isto, por mim tudo bem. Mas não estou dando atenção ao que os outros estão falando."

Será sábado a tal noite? Se julgarmos por seu comportamento na teleconferência de quinta feira, não parece.

"É normal", disse Anderson sobre a luta. "Somente mais um dia de trabalho."