Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Bagautinov lutando pela honra, pelo ouro e pelo país

"Eu estou no UFC por uma única razão, que é voltar para a minha casa na Rússia em um futuro próximo com o cinturão de campeão." - Ali Bagautinov

Peso-mosca do UFC - Ali BagautinovA mudança é uma grande parte para o processo de crescimento.

Quando a situação começa a se expandir e tomar forma em direção ao que um dia vai se tornar, os elementos que já faziam parte da estrutura começam a mudar e se adaptar. Dito isto, esta fase também é onde a mudança é mais prontamente disponível, e uma adição recentemente introduzida pode servir para fazer um tremendo impacto sobre o meio ambiente que agora se chama de lar.

Na época atual, Ali Bagautinov tem o potencial de fazer uma marca retumbante em várias frentes, enquanto ele está agitando a paisagem ao seu redor.

Com a divisão peso pena ainda relativamente nova, candidatos ao título são feitos de uma forma muito mais rápida do que o que ocorre nas outras classes de peso sob a bandeira do UFC. Um lutador pode montar um punhado de vitórias e encontrar uma oportunidade ao título para o seu próximo passo, onde os de outras divisões teriam mais alguns passos para viajar em suas respectivas jornadas em direção a chances ao título.

Esta situação só é intensificada pela predominância do campeão Demetrious Johnson, que é o único homem a ter o título até 56.7 kg no UFC. "Mighty Mouse" tem dominado cada adversário que se opôs a seu trono e instalou uma porta giratória figurativa da divisão peso-mosca. Com a hierarquia divisional em mente, todos os elementos-chave estão no local para Bagautinov fazer uma corrida para o título.

Com 28 anos de idade, ele já construiu alguma agitação, onde uma chance em potencial ao cinturão está em pauta, ao vencer suas duas apresentações dentro do octógono e tendo sua série de vitórias atual de 11.

"O fato é que as vitórias não vêm fácil no UFC, e eu não estou falando apenas sobre o tempo gasto no octógono", disse Bagautinov. "É o processo de preparação, é daqueles dias, minutos e segundos antes da luta, e é também uma grande pressão para não deixar a minha equipe, meu país e a minha família decepcionada.

"Tem sido como um sonho", acrescentou ele em relação à luta no maior palco do esporte. "Eu sempre fui um fã da organização do UFC, sendo, portanto uma parte dela é uma grande emoção. A transição foi muito emocionante, mas eu vim preparado. Eu nasci pronto".

Antes da potência russa poder começar marcando os maiores objetivos de sua carreira, ainda existem vários grandes obstáculos que ele deve superar para chegar lá. O mais imediato desses desafios virão na noite deste sábado contra John Lineker, no UFC 169. Os dois pesos-mosca vão fazer uma batalha no card principal, e Bagautinov acredita que será uma luta fãs não vão querer perder.

"Estilisticamente eu acho que é uma grande luta, e se eu não estivesse lutando, eu certamente gostaria de assistir na TV", disse Bagautinov. "Ele é um lutador feroz com grande técnica de boxe. Eu acho que sou melhor, mas você nunca pode subestimar seus adversários no UFC, já que são os melhores do mundo em suas respectivas categoria de peso.

"Meu palpite é que o jogo de chão será a principal estratégia de John para este confronto, mas mais uma vez tenho a certeza de que suas previsões são as mesmas. Pode muito bem ser, mas você não pode subestimar minhas habilidades de wrestling. Não tenho nenhum problema com acabar com ele no chão. Vamos esperar para ver."

Enquanto Bagautinov já está posicionado no radar ao título nos 56.7 kg, uma vitória sobre Lineker - sua terceira consecutiva - faria o seu caso para um título ao cinturão difícil de contestar. É seu objetivo final de se tornar o primeiro lutador nascido na Rússia para colocar as mãos no ouro do UFC (pela Zuffa) e a atração de tal honra fornece o mais alto nível de motivação.

"Eu mal posso esperar para que isso aconteça", disse Bagautinov. "Eu estou no UFC por uma única razão, que é voltar para a minha casa na Rússia em um futuro próximo com o cinturão de campeão. Cabe ao (presidente do UFC) Dana (White)  decidir quando eu estou pronto, mas se ele está lendo isto, eu estou pronto."