Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Combate, UFC® e Academia de Filmes lançam série documental “Espírito da Luta”

Série conta com três episódios dirigidos pelos premiados cineastas João Wainer, Paulo Caldas e Tadeu Jungle

 
O Combate, UFC® e a Academia de Filmes se reuniram para produzir a série documental “Espírito da Luta”, que estreia no canal no próximo dia 10 de julho na faixa sessão Combate. Durante três episódios, que serão exibidos semanalmente no Combate às segundas, às 20h, o público poderá conhecer a origem das artes marciais e o contexto em que o MMA foi criado. Os episódios, dirigidos pelos cineastas João Wainer, Paulo Caldas e Tadeu Jungle, também trazem imagens de arquivo de grandes confrontos, entrevistas com atletas, fãs de artes marciais e depoimentos dos fundadores do UFC.

O documentário de estreia, “12 de novembro”, é dirigido por João Wainer e conta a história da criação do primeiro evento de MMA, o UFC 1, ocorrido na data. Com animações, locuções e entrevistas com Art Davie e Rorion Gracie, criadores do campeonato, o público pode acompanhar a ordem cronológica do surgimento do maior evento de MMA atualmente e fenômeno mundial. O documentário promove ainda um encontro inédito entre Royce Gracie e Art Jimmerson que assistem juntos e relembram curiosidades sobre o confronto entre eles.

O cineasta Paulo Caldas é o responsável pelo documentário exibido na segunda semana, no dia 17 de julho. “Paixão e Luta" mostra como diferentes etnias ao redor do mundo compartilham histórias e sua paixão pelo esporte. A produção acompanhou a preparação e expectativa de diferentes torcedores em lutas decisivas de grandes ídolos do esporte como José Aldo, Conor Mcgregor e Nate Diaz. As filmagens também visitaram fãs de MMA nas Filipinas, Irlanda, Irlanda do Norte, Estados Unidos e Brasil.

O último documentário da temporada é “Terra da Luta” de Tadeu Jungle, exibido no dia 24 de julho. O diretor apresenta artes marciais praticadas em diferentes comunidades como a luta Huka-Huka, original das tribos indígenas Kamayurá, e a luta Marajora, típica de Soure, na Ilha de Marajó no Pará. Também faz parte do documentário uma visita a Salvador para entrevistas com personagens importantes como Mestre Itapuã e Mestre Nenel para investigar as origens da principal luta praticada no Brasil, a capoeira.

“Espírito da Luta” é uma coprodução de Academia de Filmes, UFC® e Combate.

Sobre os diretores:
João Wainer
Diretor e fotógrafo. Passou pelos jornais Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde. Dirigiu os documentários “JUNHO – O mês que abalou o Brasil” e “PIXO” sobre o fenômeno da pichação em São Paulo. Assinou a direção de fotografia dos documentários Xpress (2009, MTV internacional / UNICEF) e na série Chico Buarque (2006/2007, TV Bandeirantes / Multishow).

Paulo Caldas
É diretor e documentarista. Codirigiu com Lírio Ferreira “Baile Perfumado” (1997), vencedor do Festival de Brasília. Escreveu o roteiro de “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), em parceria com Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, dirigido por Gomes. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes e vencedor do prêmio especial do júri no Festival do Rio.

Tadeu Jungle
É um artista multimídia. Entre outros trabalhos, dirigiu os curtas-metragens em VR “Fogo na Floresta” (2017) e “Rio de Lama” (2016), o longa- metragem “Amanhã Nunca Mais” (2011), e codirigiu o documentário “Evoé - Retrato de um Antropófago”, sobre Zé Celso Martinez Corrêa, criador do Teatro Oficina, entre outros projetos.