Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Comunicado oficial do UFC sobre Cris Cyborg

 

A USADA anunciou nesta sexta-feira que a atleta do UFC Cristiane Justino, de Curitiba, Brasil, recebeu uma isenção retroativa de uso terapêutico (TUE) e, portanto, não enfrentará uma violação da política antidoping depois de testar positivo para uma substância proibida em dezembro de 2016.
Justino, de 31 anos, testou positivo para Spironolactone, após um teste de urina fora de competição realizado em 05 de dezembro de 2016. Spironolactone é uma substância proibida na categoria de Diuréticos e agentes de mascaramento e é proibido em todos os momentos  na Política Anti-Doping do UFC, que adotou a Lista Proibida da Agência Mundial Antidoping (WADA).
Após notificação de seu teste positivo, Justino imediatamente identificou uma medicação prescrita pelo seu médico para o tratamento de um distúrbio endócrino comum como fonte da substância proibida detectada em sua amostra. Ela também participou de várias entrevistas com a equipe de investigação da USADA e consentiu que a USADA entrevistasse seu médico também.
Depois de uma investigação minuciosa das circunstâncias que precederam seu teste positivo, que incluiu uma revisão abrangente do histórico médico documentado de Justino, a USADA aceitou a explicação de Justino de que seu uso de Spironolactone começou no final de setembro, após sua luta no UFC Brasília. De acordo com a recomendação do seu médico para o tratamento de uma condição médica legítima. No entanto, como a Spironolactone é sempre proibida pela Política Antidopagem da UFC, a USADA avisou Justino de que o uso da medicação sem TUE válida violava a Política Antidopagem do UFC. Assim, Justino solicitou uma TUE para uso da medicação, com efeito retroativo
A USADA reconhece que ao longo de uma carreira, os atletas podem sofrer com doenças ou condições médicas que exigem o uso de uma determinada medicação para o tratamento adequado. Embora os atletas sejam educados e encorajados a solicitar uma TUE antes de usar uma substância ou método proibido, a Política Antidopagem da UFC permite que os atletas arquivem TUEs retroativas onde o uso de uma substância ou método proibido foi medicamente justificado. Os atletas são advertidos, no entanto, que a aplicação retroactiva é por sua conta e risco e a única forma garantida de evitar uma violação da política antidopagem por usar uma substância ou método proibido é através da obtenção de uma a TUE antes do uso de uma substância ou método proibido.
De acordo com de TUE do UFC, para receber a aprovação de uma TEU, os atletas devem apresentar registros médicos que demonstrem um diagnóstico médico verificável e necessidade médica legítima para a medicação solicitada de acordo com as diretrizes aplicáveis da WADA. Pelo menos dois membros do Comitê Independente de TUE (TUEC) da USADA - composto por especialistas médicos com diversas áreas de especialidade de todo os EUA - devem revisar individualmente o pedido de TUE, isso após que uma recomendação seja feita à USADA sobre se o TUE deve ser concedido ou negado.
No caso de Justino, o pedido de TUE foi concedido porque a atleta tinha uma condição médica crônica inequivocamente diagnosticada para a qual o uso de Spironolactone é o padrão de atendimento adequado. Além disso, determinou-se que a atleta e sua equipe médica perseguiram e esgotaram todas as alternativas não proibidas e que a dose baixa da medicação é consistente com a melhor prática médica para tratar sua condição e devolveria a atleta a um estado de saúde normal sem proporcionar um benefício de melhoria de desempenho.

Como o pedido de TUE de Justino foi concedido retroativamente, sua suspensão provisória foi levantada com efeito imediato e seu teste positivo não resultará em violação da política antidoping. No entanto, como condição da aprovação da TUE, Justino deverá continuar a documentar cuidadosamente os seus cuidados médicos e deve solicitar uma renovação de TEU antes da expiração da TUE se desejar manter o cumprimento da Política Antidopagem da UFC.
A USADA conduz um programa antidoping independente e durante todo o ano para todos os atletas do UFC. A USADA é uma agência independente, sem fins lucrativos e não-governamental cuja única missão é preservar a integridade da competição, inspirar o esporte verdadeiro e proteger os direitos dos atletas limpos. Em um esforço para ajudar os atletas do UFC, bem como seus membros da equipe de apoio, em compreender as regras aplicáveis a eles, USADA fornece instrução abrangente sobre Programa Antidopagem do UFC no site (UFC.USADA.org) sobre o processo de teste e substâncias proibidas, como obter permissão para usar uma medicação necessária, e os riscos e perigos de tomar suplementos, bem como o desempenho de reforço e drogas recreativas. Além disso, a agência gerencia uma linha de referência de medicamentos, Drug Reference Online (UFC.GlobalDRO.com), realiza sessões educacionais e distribui de forma proativa uma infinidade de materiais educacionais, como a Lista de Proibidos, cartões de carteira de fácil referência e atletas periódicos Alertas.