Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Conheça o desafiante: a trajetória de Dominick Cruz

Ex-campeão peso-galo tenta retomar seu cinturão neste domingo (17)

Dominick Cruz é um ex-campeão do UFC que ainda está invicto na organização. Ao invés de um outro lutador, foram as lesões que tiraram o cinturão da posse do peso-galo. Neste domingo (17), ele tentará recuperá-lo em duelo contra TJ Dillashaw no UFC Boston. Confira um pouco mais sobre a carreira de Dominick Cruz até aqui.
Nascido na Califórnia e criado no estado do Arizona por sua mãe, Dominick Cruz teve o primeiro contato com as lutas ainda no colégio, quando foi incentivado por um treinador a praticar wrestling. O garoto até se destacou entre os demais, mas uma lesão crônica no tornozelo - um prenúncio do que estaria por vir em sua carreira - o impediu de levar o esporte adiante para o nível universitário.
Anos depois, Dominick conheceu o boxe, a outra modalidade que se tornaria fundamental para seu estilo no MMA. Ele passou a treinar artes marciais durante meio período e, aos 19 anos, resolveu fazer sua primeira luta profissional, vencendo por decisão dividida. Em menos de dois anos, Cruz fez mais oito lutas e venceu todas, chamando atenção do principal evento com lutadores abaixo de 70 quilos na época, o WEC.
Leia também: Faber e Ludwig apostam em nocaute de TJ | Dominick: "TJ não é muito esperto" |  Dillashaw garante nocaute | Dana White ansioso por duelo
Na época da estreia no WEC, Cruz já estava há alguns meses treinando com sua atual equipe, a Alliance MMA, sob a tutela de Eric Del Fierro, líder da equipe, mas ainda não tinha o esporte como ocupação em tempo integral. Na estreia, ele deu de cara com ninguém menos que Urijah Faber, campeão absoluto do peso-pena, e acabou derrotado por finalização ainda no primeiro round.
A derrota fez Cruz tomar a decisão de se dedicar apenas ao MMA, e os resultados foram quase imediatos. Dominick desceu para a divisão dos galos e, três anos depois, conquistava o cinturão da organização com nocaute sobre Brian Bowles, após acumular vitórias sobre nomes como Ian McCall e Joseph Benavidez.
Em 2011, a divisão dos galos do WEC foi incorporada ao UFC e, logo em sua primeira defesa, Dominick teve que novamente encarar aquele que era seu único algoz na carreira até o momento. No UFC 132, ele protagonizou uma eletrizante batalha e conseguiu vingar a derrota para Urijah Faber, vencendo por decisão unânime.
Na luta seguinte, ele passou também por Demetrious Johnson, que pouco depois se sagraria rei absoluto da divisão dos moscas. A luta foi um ponto decisivo na carreira de Cruz, que passou, a partir dali, a lidar com uma sequência de lesões, que acabaram por lhe tirar o cinturão e afastá-lo por longos períodos do octógono.
A luta contra TJ Dillashaw no UFC Boston, neste domingo, será apenas a segunda de Cruz em mais de quatro anos - ele venceu Takeya Mizugaki por nocaute técnico em 2014 - e dará ao ex-campeão a chance de recuperar o que já foi seu, e provar que ainda é o melhor do mundo em sua categoria.
Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhuma edição do UFC