Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC Portland: Conheça John Lineker

Brasileiro faz a luta principal de evento deste sábado


Não é difícil para John Lineker lembrar sua primeira luta no UFC, em maio de 2012. Veterano no cenário brasileiro, ele conquistou sua vaga no Ultimate com trabalho duro, mas quando chegou a Nova Jersey para o duelo com Louis Gaudinot, ele era basicamente um jovem sozinho.
“Foi uma época louca”, disse Lineker, “Eu não estava pronto, não estava preparado”.
Ele não tinha ninguém no corner, nem um protetor bucal antes da luta, e mesmo assim estava disposto a cair para dentro contra Gaudinot, até ser finalizado no segundo round.
Mais de quatro anos depois, tudo mudou. Lineker tem uma equipe sólida ao seu redor, ele segue no UFC como um dos melhores pesos-galo do mundo e, neste sábado, fará sua segunda luta principal consecutiva, contra John Dodson, em Portland.
“É cansativo às vezes, mas eu amo isso”, disse o brasileiro sobre estar sob os holofotes, e ele não trocaria isso por nada, pois é aqui que sempre sonhou em chegar. É claro, ele não esperava ser derrotado em sua estreia, ou batalhar tanto contra a balança quanto contra seus oponentes quando era peso-mosca. Mas ele não se arrepende de nada.
“Eu estava tentando ser campeão do peso-mosca”, disse Lineker.
Leia também: Lineker tira foto com rival do UFC Portland | O retrospecto de Lineker nos galos
Depois de não bater o peso para sua luta contra Ian McCall em janeiro de 2015, seus dias de peso-mosca acabaram. Mas isso não significou que os problemas estariam acabados ainda, já que o mundo todo estava curioso para ver se ele conseguiria ter sucesso no peso-galo. Ele nunca teve dúvidas.
“Era difícil para mim lutar naquele peso”, disse Lineker, “Eu tinha certeza que ia me dar bem como peso-galo”.

E ele tem se dado bem, tendo derrotado Francisco Rivera, Rob Font e Michael McDonald consecutivamente. A vitória sobre McDonald foi a maior até o momento, com um nocaute no primeiro round que lhe rendeu o bônus de Performance da Noite, e elevou seu cartel para 28-7. Com apenas 26 anos. Apesar de tudo isso, ele não acha que investir sua juventude para se tornar um lutador seja um fardo.
“Não é um sacrifício, porque eu realmente gosto muito do que faço”, disse.
É uma atitude compartilhada por seu oponente, Dodson, e o que a dupla realmente gosta é de buscar o nocaute na hora da luta. É por isso que os fãs estão tão ansiosos por esse combate, assim como Lineker.
“Sou fã dele e adoro lutas como essa”, disse o brasileiro, antes de dar sua previsão sobre o duelo, “Eu e John Dodson prometemos um para o outro que vamos dar um show”.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC