Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Contagem regressiva para o UFC 200: momentos históricos

As passagens mais importantes para a história do UFC

A história do UFC já teve incontáveis momentos memoráveis, dentro e fora do octógono, e o UFC 200, no próximo dia 9 de julho, certamente produzirá outros mais. Mas, até lá, vamos relembrar 10 momentos que os fãs jamais esquecerão.
Contagem regressiva para o UFC 200: Os melhores strikers | As melhores entradas | Maiores surpresas da história
UFC 1 - O primeiro evento
Originalmente criado para saber que estilo de arte marcial predominaria em uma briga real, o primeiro evento do Ultimate Fighting Championship, no dia 12 de novembro de 1993 se tornou o início de uma revolução, uma vez que Royce Gracie ensinou aos Estados Unidos o jiu-jítsu, e o que mais tarde se chamaria de artes marciais mistas. Naquela noite no Colorado, Royce venceu três lutas contra Art Jimmerson, Ken Shamrock e Gerard Gordeau para conquistar o primeiro torneio do UFC, e a cena esportiva nunca mais foi a mesma.
UFC 30 - O primeiro evento da Era Zuffa
Liderada por Lorenzo Fertitta, Frank Fertitta e Dana White, uma companhia chamada Zuffa - palavra italiana para “luta” - comprou um UFC quebrado em janeiro de 2001 e começou o processo de levar o MMA às massas. O primeiro evento com os novos donos aconteceu em Nova Jersey e teve em seu card vários atletas que se tornariam estrelas e/ou campeões nos anos seguintes, como Tito Ortiz, Evan Tanner, Jens Pulver, Caol Uno, Josh Barnett e Sean Sherk.
UFC 40: Ortiz x Shamrock - a primeira super luta
Com a nova era do UFC se estabelecendo, uma luta cativou mais os fãs do que qualquer outra - a disputa pelo cinturão dos meio-pesados em 2002, entre o campeão Tito Ortiz e o desafiante Ken Shamrock. Ortiz era o rosto da companhia naquela época e Shamrock, um pioneiro do esporte, voltava mais famoso do que antes graças à sua participação no WWF. Mais do que isso, essa era uma rivalidade acirrada há anos, desde que Shamrock acusou o “Bad Boy de Huntington Beach” de desrespeitar seus antigos companheiros de treino. A luta principal do UFC 40 acabou como um anti-clímax, com Ortiz dominando completamente Shamrock, mas os momentos que antecederam o duelo levaram o UFC a uma nova era de notoriedade.
Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!
 
2005 - A estreia do TUF
O presidente do UFC, Dana White, se referiu ao The Ultimate Fighter como o “cavalo de Tróia” da organização, por ter angariado fãs que passaram a ver quem eram os lutadores e quão dedicados eles eram ao esporte. E logo eles foram fisgados. Foi uma excelente ideia da Zuffa e pode ter salvado a organização, que estava perdendo muito dinheiro até que Forrest Griffin e Stephan Bonnar arrumaram a casa em uma épica final do TUF 1 que foi ao ar, ao vivo. Esse foi o momento em que o MMA realmente explodiu nos Estados Unidos.
UFC 100 - O grande evento
Apesar de que, somado aos Fight Nights e às finais do TUF, este foi o 133º evento do UFC, em termos de eventos numerados, ele foi o maior deles, e a organização fez tudo o que pode em julho de 2009. A primeira UFC Fan Expo aconteceu na semana do evento, que foi liderado por três grandes lutas: a revanche pelo cinturão peso-pesado entre Brock Lesnar, e Frank Mir; a disputa pelo título dos meio-médios entre Georges St-Pierre e Thiago Pitbull, e o duelo de treinadores do TUF 9 entre Dan Henderson e Michael Bisping. Tudo misturado na capital mundial da luta, Las Vegas, então tivemos uma noite para a história.
UFC 129 - O primeiro em um estádio
Sempre houve rumores sobre um evento do UFC em um estádio e, em 2011, aconteceu. Mais de 55 mil pessoas lotaram o Rogers Centre em Toronto, no Canadá, para o UFC 129, recorde de público naquele momento. Atleta da casa, Georges St-Pierre não decepcionou, vencendo Jake Shields em uma luta de cinco rounds e mantendo o cinturão dos meio-médios na luta principal do evento. Apenas em 2015 o recorde de público foi quebrado com os 56,214 mil presentes em Melbourne, na Austrália, para o UFC 193.
Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC 

UFC 157 - Bem-vindas, mulheres!
Ronda Rousey foi divisora de águas. A então campeã peso-galo do Strikeforce convenceu Dana White de que as mulheres mereciam um espaço no maior evento do mundo. White fez acontecer, e logo depois de o anúncio ser feito, Rousey, coroada campeã inaugural do peso-galo no UFC, e a desafiante Liz Carmouche, fizeram a primeira luta feminina da história da organização no UFC 157, em 2013, com Ronda defendendo seu título com vitória por finalização no primeiro round.

UFC assina com a Reebok
Em dezembro de 2014, as notícias do acordo entre UFC e Reebok chegaram ao universo do MMA para mudar a maneira de se olhar para o esporte e legitimá-lo ao lado de outras grandes ligas americanas como a do basquete (NBA), do beisebol (MLB) e do futebol americano (NFL). Dono do UFC, Lorenzo Fertitta falou sobre o acordo: “Esta é a maior parceria não relacionada à transmissão de eventos que nossa organização já fez, então é significativa”.

UFC 196 - McGregor e Diaz fascinam o mundo da luta
Quando o campeão dos leves Rafael dos Anjos foi forçado a desistir da luta contra o campeão peso-pena Conor McGregor, parecia uma situação desastrosa para o card do UFC 196. Ao invés disso, McGregor permaneceu no card, subindo mais uma categoria para enfrentar Nate Diaz. O resultado foi uma intensa provocação pré-luta e um combate que superou ainda mais as expectativas, com Nate suportando uma grande pressão no início do combate e finalizando McGregor no segundo assalto. Somando isso à surpreendente vitória de Miesha Tate sobre Holly Holm no quinto round, e o que era para ser um desastre se tornou um dos melhores cards da história da organização.