Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Crossfit: o maior risco é não querer mais parar, por Chico Salgado

Chico Salgado é personal trainer e treina celebridades como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Junior Lima, Marcelo Serrado, Fernanda Paes Leme, etc


 
Nos dias atuais, se você ainda não conhece o Crossfit, com certeza está pelo menos curioso para conhecer. Com todos os seus mitos e lendas, o esporte se tornou um tipo de moda fitness no Brasil.

Por ter tido essa tal curiosidade há um pouco mais de tempo, também tive o prazer de poder me aprofundar mais, conhecendo e vivendo tudo o que engloba essa diferente série de exercícios funcionais variados de alta intensidade.

- Veja mais: Exercícios para ter um abdômen perfeito, por Chico Salgado

A primeira e mais tradicional pergunta que vem a cabeça de todos que são apresentados ao esporte é "será que eu consigo?". Que só conseguiu ser tão repetida quanto a afirmação "Eu nunca vou conseguir!". Cabe a mim como atleta e atual conhecedor desmistificar ambas com o um dos velhos ditados dessa comunidade: Crossfit é para todos!

Pude acompanhar gente de todas as idades, com as mais diferentes limitações e assim vi que realmente basta a pessoa acreditar em sí mesmo e no seu Coach.

No tempo que passei (e ainda passo) treinando, pude acompanhar gente de todas as idades, com as mais diferentes limitações e assim vi que realmente basta a pessoa acreditar em sí mesmo e no seu Coach, que, num esporte de luta por exemplo, seria o famoso mestre. Eles são os responsáveis pelo treino e pelos cuidados que cada aluno deve ter durante o mesmo, já que outro mito que a gente pode derrubar aqui é o sobre o Crossfit ser perigoso, o que na verdade não é. Perigoso é um coach ruim, que vai fazer com que realize um movimento errado e então, seja lá o que você estiver fazendo, que provavelmente não será o Crossfit, venha a ser perigoso.

Além disso, trabalhando com as 10 capacidades físicas que o ser humano nasceu e é capaz de desenvolver, como força, flexibilidade, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, potência, velocidade, agilidade, precisão, coordenação e equilibrio, esse esporte te prepara não apenas para uma certa modalidade de luta, ou um esporte em especifico, mas sim para a vida!

Mesmo sendo especialista em treinamento funcional, incentivo todos a conhecerem esse esporte, com o risco de terem as suas vidas mudadas, aliás, reviradas como nunca e de não conseguirem mais sair do box escolhido.

Como não existem muitas palavras para explicar essa experiência, ficam aqui dicas de box para você vivenciar também. Neles, por ter visitado e participado dos treinos, eu sei que farão você atingir os melhores resultados fugindo do treino perigoso. São eles: Crossfit Posto9 na Barra, Crossfit Maracanã na Tijuca, Inox Crossfit e Iron Box, ambos também na Barra.

Aos outros espaços fica ainda o desejo de também conhecer o trabalho e expandir o meu conhecimento sobre o esporte e a minha amizade com toda comunidade Crossfiteira do Brasil!