Demian Maia sobre duelo contra Usman: 'acredito no meu jiu-jítsu'

 Brasileiro enfrenta o nigeriano na luta principal do UFC Chile, neste sábado (19)
Quem acompanha as lutas de jiu-jítsu com certeza lembra de algum caso em que o lutador menor surpreendeu e conseguiu vencer o maior. Quando o jiu-jítsu brasileiro foi criado pela família Gracie o intuito era mostrar que nem sempre é o tamanho que define quem vence a luta.
Mais UFC Chile: Os seis brasileirosAs promessas do eventoConfira o card completo

E é seguindo essa premissa que o várias vezes campeão mundial de jiu-jítsu Demian Maia aceitou enfrentar o nigeriano Kamaru Usman no UFC Chile, neste sábado (19), ao vivo no Canal Combate. Dono de uma força invejável, Usman vem de sete vitórias no Ultimate e é temido por vários adversários. Ele enfrentaria o argentino Santiago Ponzinibbio, que se retirou por uma lesão e deu lugar ao brasileiro.

“O começo do jiu-jítsu, com a família Gracie, era para mostrar que o menor vence o maior, esse é o grande diferencial da nossa arte marcial. Lutei muitos campeonatos absolutos, ganhei vários, sem limite de peso. Eu acredito na minha técnica, acredito no meu jiu-jítsu”, explica Maia.

Além de provar que o jiu-jítsu é a arte marcial mais eficaz do planeta, Demian Maia aceitou a luta com poucos dias de antecedência por querer fazer parte do crescimento do MMA no Chile. O evento deste sábado será o primeiro do Ultimate na América do Sul fora do Brasil. E Maia esteve no país três anos atrás, para ensinar um pouco do esporte para os locais.

“O que contou muito para eu aceitar a luta foi o fato de estarmos abrindo um mercado novo. Essa expansão começou alguns anos atrás quando eu, o Ultimate e o Diego Rivas, lutador chileno, viemos ao país ensinar jornalistas e fãs tudo sobre o UFC. Falamos sobre regras, lutadores e tiramos todas as dúvidas”.

E parece que a investida de Demian Maia em Santiago deu certo. Nesta quarta-feira, ele foi um dos mais aplaudidos durante o Treino Aberto realizado em um shopping da cidade. Respondendo todas as perguntas em espanhol, o brasileiro agradeceu a recepção e disse que espera finalizar a luta o mais rápido possível.

Watch Past Fights

Sábado, Outubro 27
Moncton, New Brunswick

Midia

Recente
Há 20 anos, na primeira edição do UFC no Brasil, Vitor Belfort vencia Wanderlei Silva de maneia avassaladora. Relembre.
Relembre nocaute arrasador de Volkan Oezdemir sobre Jimi Manuwa no UFC 217, em 2017. Volkan retorna ao octógono em 27 de outubro para enfrentar Anthony Smith na luta principal do UFC Moncton, no Canadá.
10/10/2018
Uma cruzada política para banir a luta de maneira eficaz colocou pressão na indústria de TV a cabo para acabar com a exibição dos eventos do UFC, quase extinguindo o novo esporte.
10/10/2018
Matt Hughes foi um campeão dominante do UFC, mas depois da sua carreira (que entrou para o Hall da Fama) chegar ao fim, ele enfrentou a mais dura batalha de todas: dessa vez uma batalha pela sua sobrevivência.
08/10/2018