Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Dong Hyun Kim: Focado para saltos maiores

“Não vou me contentar na posição que ocupo. Farei o meu melhor para conseguir a chance ao título este ano.” - Dong Hyun Kim

Se você olhar o cartel no UFC do sul-coreano Dong Hyun Kim, é claramente um dos mais impressionantes por aí, ele emplacou vitórias sobre "The Immortal Matt Brown, TJ Grant, Nate Diaz, e Erick Silva, só para citar alguns, desde a sua estreia no Octógono em 2008.

"Agora você pode ver por que eu mereço ser um candidato ao título", disse Kim, enquanto se prepara para a luta principal de sábado em Macau, China contra John Hathaway. "Vou lutar como um. Você vai ver o verdadeiro Dong Hyun Kim."

Dar a si mesmo o título de candidato é uma prova de confiança e a pressão para ganhar se torna grande com esta indicação, mas o nativo de Suwon não tem nenhum problema com isso, e depois de quase seis anos no UFC, ele acredita que é sua hora de obter uma chance entre os grandes até 77 quilos. Não só ele se sente fisicamente pronto, mas mentalmente também, graças a algumas lições que aprendeu em sua derrota para Carlos Condit, em julho de 2011.

Assine o Combate e assista o UFC Fight Night Macau ao vivo

"Eu estava em uma sequência de cinco vitórias consecutivas, fui o primeiro lutador asiático a conseguir isso", lembrou Kim, que também teve um no contest com Karo Parisyan durante esse período de tempo, sendo então uma série de seis lutas invicto. "Foi a primeira vez que recebi tanta atenção e interesse por tantas pessoas na Coréia Sul e nos meios de comunicação. Eu tinha um câmera e a mídia me seguindo mesmo quando estava cortando peso. Não consegui me concentrar 100% na luta e estava mentalmente desfocado. Aprendi que se você não for capaz de se concentrar 100%, você pode desistir da luta, e também aprendi que o jogo mental é o aspecto mais importante da luta."

Desde que perdeu para Condit, Kim venceu quatro das cinco lutas, com a única derrota sendo para Demian Maia, em julho de 2012, onde sofreu uma lesão. Ele está claramente 'dobrando a esquina' em sua carreira, e no sábado, somente o inglês Hathaway está entre ele e uma grande luta nos meio-médios.

"Embora Hathaway não venha lutando, ele só tem uma derrota, e é um lutador muito talentoso", disse Kim. "Não acho que ele é especialmente forte em uma área, mas ele também não possui pontos fracos e isso faz dele um lutador duro. Mas me preparei bem."

E ele está vindo não somente para vencer, mas para lutar. Depois disto, cuidado meio-médios.

“Não vou me contentar na posição que ocupo”, ele disse. “Farei o meu melhor para conseguir a chance ao título este ano.”

Conheça o Combate+ e assista as lutas de qualquer lugar

Confira as ofertas especiais da Netshoes