Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

De estudante de direito a lutadora do UFC: Conheça a estreante Ketlen Vieira

Brasileira sobe ao octógono nesse sábado (1), no UFC Portland

Natural do estado do Amazonas, Ketlen Vieira fará a sua a sua estreia no octógono no próximo sábado (1), na luta de abertura do UFC Portland. Aos 25 anos, a peso-galo terá como adversária a norte-americana Kelly Faszholz. Mas o que pouca gente sabe é que a história da lutadora brasileira poderia ter sido bem diferente não fosse uma decisão tomada em 2014.

Mais UFC Portland: Olho neles! As promessas do evento | Alex Cowboy tem uma estratégia simples para o UFC Portland: "Sair na porrada"
Em entrevista ao Combate.com, Ketlen contou um pouco sobre a sua história. O início no jiu-jítsu aos 12 anos, em Manaus, e as dificuldades financeiras enfrentadas pela família, que a levaram a treinar de graça em uma academia de judô, aos 16 anos. Foi o início de sua caminhada no MMA.

De lá para cá, a brasileira já acumula algumas conquistas na carreira. Foi reserva da seleção brasileira Sub-21 de judô, terceira colocada na olimpíada universitária e no campeonato brasileiro de judô e campeã brasileira de luta olímpica. A rápida ascensão no esporte levou Ketlen até a academia Nova União de Manaus, em 2014, quando decidiu largar a faculdade de direito para se dedicar exclusivamente ao esporte.

"Estava no oitavo período de Direito. Não estava conciliando. Meu pai pediu para tomar uma decisão, então, escolhi me dedicar ao MMA. Foi uma decisão difícil, mas essa é minha carreira, o que eu gosto desde criança. Sempre fui apaixonada por luta, desde os 12 anos", contou.

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC

Próxima de fazer a sua estreia no UFC Portland, Ketlen também falou sobre a expectativa de subir pela primeira vez no octógono mais famoso do mundo.

"É uma felicidade muito grande. Desde que comecei no MMA, esse era meu primeiro sonho. É uma responsabilidade enorme representar as mulheres da minha terra. Tem grandes nomes no MMA masculino, como José Aldo, e eu que vou abrir as portas para as novas meninas do Amazonas. Tenho fé de que mais meninas vão seguir o meu caminho”, disse a brasileira.

A preparação para o duelo desse sábado foi realizada junto com o  treinador Dedé Pederneiras na Academia Nova União do Rio de Janeiro. O que, segundo a própria lutadora, poderá fazer a diferença em sua estreia no UFC.

"A gente fez um trabalho em cima do jogo da Kelly, tudo voltado para ela. Ela não é nenhuma bobinha. Estou muito bem treinada, preparada e muito confiante. Tenho certeza que para onde a luta for, eu vou. Posso vencê-la no chão ou em pé. Fiz o melhor camp da minha vida", finalizou.