Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Gabriel Napão Se Espelha No Passado Para Seguir Adiante

"Eu treinei duro e eu não vou subestimar o Schaub, eu só vou tentar colocar todo o meu potencial no dia da luta, e se Deus quiser, vou sair com uma vitória". 

O ritual foi o mesmo para o ex-desafiante ao cinturão pesado do UFC Gabriel 'Napão' Gonzaga. Quase que como um filme que ele estava assistindo pela terceira, quarta vez.    
  Perdendo em quatro oportunidades dentro do octógono, Napão - que enfrenta o vice-campeão do TUF 10 Brendan Schaub em Anaheim, no sábado - começou dizendo que cada vez que teve um resultado negativo no UFC, foi sua culpa, seguido pela capacidade de seus adversários de aproveitar e vencer. O brasileiro não tira os méritos de nenhum dos caras (Randy Couture, Fabricio Werdum, Shane Carwin e 'Cigano' Junior 'Cigano' dos Santos) que o derrotaram, mas ele reconheceu seus erros e tentou se concentrar neles, a fim de não repeti-los da próxima vez.  
    Mas depois de sua derrota mais recente, para Cigano, em março, Napão optou por repetir um 'filme' diferente de sua carreira, que o levaria de volta ao que o ajudou a conquistar sua última vitória, contra Chris Tuchscherer em agosto de 2009 .        
       "Estou treinando na Xtreme Couture para esta luta (contra Schaub)", disse ele. "A idéia é sempre evoluir e, aqui em Las Vegas, o treino é bom. Eu também treinei na TapouT, mas a maioria das vezes eu estava com Couture".      
          Uma das coisas que a mídia e os fãs sempre questionaram quando se trata do brasileiro é que mesmo tendo um excelente treinador (Marco Alvan), a falta de sparrings mais rodados não estava reproduzindo a dureza de uma luta real. Ele concorda, mas acrescenta que os treinos para dois de seus melhores desempenhos no UFC foram em Ludlow, Massachusetts - a casa do Team Link.

"Treinando em Vegas eu vou trazer um plano de jogo mais diversificado e com um timing melhor". Napão disse. "Eu concordo que a Team Link não tem a mesma quantidade de atletas experientes, mas eu treinei lá para as lutas contra Mirko Cro Cop e Couture - eu tenho uma grande motivação ao treinar lá e isso conta também".     
 Sua preparação em Las Vegas não foi algo divulgado abertamente na mídia, mas uma foto que foi tirada de Napão na Xtreme Couture, junto com outros lutadores do UFC, surgiu no Twitter. Isso foi um sinal de que as coisas começaram a mudar para ele, a fim de evitar falhas futuras.    
  "Eu simplesmente cometi erros, e isso não é uma desculpa, porque se eu tivesse cometido essas falhas e o adversário não aproveitasse, a luta teria continuado. Como contra o Cro Cop, que cometeu um erro de defender um low kick, em vez do chute que mandei na cabeça. Essas coisas acontecem. Então, eu quero evoluir, e consertar o que não está funcionando corretamente. As derrotas são ruins e aprender com elas não é para todos".    
      E aqueles que têm seguido Napão no Twitter ou são seu amigo no Facebook, não presenciam apenas fotos e notícias sobre sua carreira de lutador. O grandalhão com poder de nocaute e grandes finalizações é um pouco viciado em novas tecnologias, e com apenas um clique aqui ou ali, você encontrará um pai orgulhoso e afetuoso, e um homem engraçado por trás daquele rosto sério dentro do octógono. Será que estamos invadindo sua vida pessoal? Não, esta é apenas uma maneira dele de estar mais perto dos fãs, enquanto curte seu hobby também.  
   "Estou tentando mostrar um pouco mais da minha personalidade", diz ele. "Todos interessados no meu trabalho são bem vindos, eu acho isso muito importante".      

E enquanto publica algo do trabalho ou da vida pessoal, Napão já percebeu o que mais atrai os espectadores - o incomum.        

"Outro dia eu fiz uma coisa maluca, eu me filmei gritando, correndo e pulando contra a parede. É no Youtube com o título é 'Gonzaga getting crazy on video', no meu próprio canal, Gonzagabjj. Isso teve mais de 38 mil acessos, enquanto posições de Jiu-Jitsu mal chegam a 500 (risos)".        Mesmo tendo esse contato aberto pela internet, as navegações de Napão pela grande rede tem seus limite e não cruzam a linha dos fóruns. Ficando longe dos comentários sobre sua última derrota, o carioca de de 31 anos não gosta muito do que é escrito, mas respeita a opinião dos fãs.         

"Eu não visito muitos os fóruns. Depois da minha luta uns amigos comentaram e eu dei uma olhada, mas é difícil de ler as pessoas falando coisas sem saber. Mas para os fãs isso é bom, porque eles são livres para postar suas idéias, é evolução do mundo".      

Colocando o mundo virtual de lado enquanto aguarda a luta deste fim de semana, Napão relembra sua carreira antes de enfrentar Schaub. Desde o seu início no UFC em  2005 até sua luta mais recente, em março, ele mostrou habilidades em pé e no chão, chocou o mundo e lutou pelo cinturão. Mas algumas pessoas acreditam que seus feitos foram pura sorte. Então Napão enfrenta um teste crucial contra 'The Hybrid', e com as costas na parede, olha para o passado para ganhar força e mostrar exatamente quem ele é.      

"As pessoas perguntam o que teria acontecido se isto ou aquilo não acontecesse na minha carreira, e eu respondo que se eu não vencesse o Cro Cop, talvez eu não estaria mais lutando. Eu não penso sobre o que vai acontecer depois da luta, meus pensamentos estão nesta luta", disse ele. "Eu treinei duro e eu não vou subestimar o Schaub, eu só vou tentar colocar todo o meu potencial no dia da luta, e se Deus quiser, vou sair com uma vitória. Acredito que ele vêm com determinação, porque ele pediu para enfrentar lutadores mais renomados depois de sua última luta, mas eu vou estar preparado para o que ele trouxer".