"Jason" quer o título do TUF Brasil com uma vitória no primeiro round

"  Ele não gosta de andar para trás e eu também não. Quero mostrar minha a parte em pé, porque não tenho apenas o jiu-jitsu. Veremos como vai ser.” - Rony "Jason" Mariano
TUF Brazil finalist Rony "Jason" Mariano Bezerra
Antes de chegar na casa do TUF Brasil, Rony Jason já havia construído parte da sua história nos cages brasileiros.

Com 10 vitórias e três derrotas, finalizou em 2009 a fera Felipe “Sertanejo” Arantes (triângulo), que atualmente se apresenta no UFC. Anos antes, em 2006, havia feito uma luta dura contra o candidato ao cinturão peso galo, Renan Barão, saindo derrotado por decisão dividida dos jurados. Agora, Jason quer definitivamente escrever seu nome na história e, no próximo dia 23, em Belo Horizonte, no UFC 147, tentará frear Godofredo Pepey. Em jogo vai estar a chance de ser o vencedor do reality show entre dos penas e, por fim, assinar o sonhado contrato com o Ultimate Fighting. 

No TUF Brasil, Rony Jason primeiro nocauteou Dileno Lopes. Em seguida, precisou de poucos segundos para finalizar Anistávio Gasparzinho com um armlock. A chance na decisão veio suada, com uma luta disputadíssima contra Hugo Wolverine, definida por decisão unânime dos jurados laterais. Agora seu alvo é Godofredo Pepey. 

“Ele tem muitas qualidades. Algumas pessoas dizem que ele não é bom lutador, mas teve muitos méritos de chegar à final. Sei quem é ele. Pepey tem um chão muito bom, com o triângulo forte, e a mão também é dura. Pode não ser um especialista em pé, mas a mão é pesada.” 

Dentro da casa do TUF, Jason foi a grande revelação do Time Wanderlei. Aliás, foi o único membro original da equipe que passou para as semifinais do reality show. Se dentro do programa Rony foi o grande pupilo de Wanderlei Silva, no dia-a-dia o lutador jura fidelidade aos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Como ele mesmo costuma dizer, sua equipe também é sua família e, para encarar Pepey na grande decisão, não vai faltar ajuda. Seu objetivo é definir tudo nos primeiros cinco minutos de combate, o que já conseguiu fazer em nove oportunidades. 

“Minha preparação é na Team Nogueira e sempre vai ser. Estamos com ótimos treinadores e colegas de treino. Tenho trabalhado muito com o Bruno Machado, que tem o biotipo parecido com o do Pepey. Ele está me ajudando bastante. Estou focado e vai ser uma grande luta. Sei da qualidade do meu adversário, mas vou fazer de tudo para manter a risca e terminar no primeiro round. Não vai ter para onde correr.” 

Durante o programa, Jason esteve envolvido na polêmica luta contra Anistávio Gasparzinho, em que Vitor Belfort não hesitou ao casar o combate entre dois antigos companheiros de treino. Rony não aprovou a escolha de Belfort, já que era de conhecimento de todos que ele e Gasparzinho treinaram juntos por bastante tempo. No entanto, no desenrolar do reality show, Jason também treinou com Pepey, seu futuro oponente. 

“Treinamos na casa, mas foi num momento para ajudá-lo a enfrentar o Vina. Não estava com a cabeça voltada em enfrentá-lo. Ele era do meu time e não treinamos com a mentalidade de ver o que o outro fazia de bom, treinamos para nos ajudar. Pepey é um cara que admiro bastante, muito gente boa.” 

No dia 23 de junho, Jason terá o maior desafio da sua vida e, na busca de alcançar sua meta, promete tentar de tudo. No entanto, mantém os pés no chão, não há desafio fácil. 

“Uma palavra que definiria Pepey é: persistência. Ele acredita muito, não pensa em desistir. A perseverança é o grande ponto dele. Acho que vai pegar fogo esta luta. Ele não gosta de andar para trás e eu também não. Quero mostrar minha a parte em pé, porque não tenho apenas o jiu-jitsu. Veremos como vai ser”, encerra.



 

Watch Past Fights

Sábado, Outubro 25
23h
BRT
Rio de Janeiro, Brazil

Midia

Recente
Os jornalistas Davi Correia (UFC.com.br), Guilherme Cruz (MMAFighting) , e Ivan Raupp (Combate.com), conversam sobre o card principal do UFC 179, no Rio de Janeiro. O brasileiro é favorito, mas precisa tomar cuidado com o jogo de wrestling de Chad Mendes.
23/10/2014
Fotos da pesagem do UFC 179 no Ginásio do Maracanãzinho em 24 de outubro, 2014 no Rio de Janeiro (Fotos de Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
24/10/2014
Confira os melhores momentos dos lutadores na balança. O campeão José Aldo garantiu que vencerá Chad Mendes, nos penas. "Esse cinturão vai continuar no Brasil.
24/10/2014
Enquanto Aldo e Chad treinavam no Rio para o UFC 179, Conor McGregor desembarcava na cidade com a língua afiada. Na saída do aeroporto, pediu se o motorista não o levaria até a favela do José e mandou dizer que irá tomar o cinturão do brasileiro.
24/10/2014