Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Jessica Rakoczy chegou na hora certa

"Então me sinto muito grata por ainda poder fazer isto e tudo se encaixou. Me sinto sortuda e muito abençoada." - Jessica Rakoczy

TUF 18 finalist Jessica RakoczyFazendo sua estreia no UFC no sábado na final do TUF 18 contra Julianna Pena, o sucesso de Jessica Rakoczy em esportes de combate foi esperado desde que venceu seu primeiro título mundial em 2004. A única coisa é que, quando ela atingiu seu melhor no boxe, os importantes do esporte, de promoters passando por executivos de televisão, não se importavam com o lado feminino da coisa. Então apesar de vários títulos mundiais e 33 vitórias em 37 lutas, ela não recebeu a aclamação ou os pagamentos que um homem com credenciais similares conseguiria.

"Eu pensei, cara, é uma droga ser mulher nesse esporte", disse Jessica. "Eu realmente queria fazer boxe, eu amo tanto o boxe, mas você faz porque ama, porque não há nada mais do que isso. Não tem mais dinheiro e você faz estritamente porque ama. E com essa oportunidade nos 61 kg, meu treinador disse, você tem que fazer. Eu nem pensei que conseguiria chegar naquele peso de novo. Depois que tive meu filho, perdi muito peso, e tudo aconteceu perfeitamente. Foi o tempo para tudo, acho que era para ser."

Assine o Combate assista todas as edições do UFC ao vivo

Enquanto ainda mantêm sua carreira no boxe ativa, Jessica se tornou profissional no MMA em 2009, perdendo suas três primeiras lutas, duas dessas contra Zoila Frausto Gurgel e Felice Herrig. Foi um acordar cruel para alguém que era tão bem sucedida no outro lado dos esportes de combate.

"O chão, minha postura", ela disse sobre os ajustes e as adições necessárias para a transição ao MMA. "Você é quedado logo de cara, e aprendi isso nas minhas primeiras lutas. Minha postura estava totalmente errada, as garotas me quedavam e eu ficava sem defesa. Então tive que trabalhar no posicionamento dos meus pés e nas defesas de queda, que é algo que ainda trabalho."

Respeitada por sua habilidade no boxe, mas aparentemente sem armas contra lutadoras mais experientes. Jessica ganhou sua ida ao TUF com uma finalização sobre Revelina Berto, e enquanto o programa acontecia, ela continuou a surpreender, parando a veterana do MMA Roxanne Modaferri no segundo round nas quartas de final e então vencendo por decisão Raquel Pennington nas semis. Simples assim, Jessica está agora a uma vitória de um contrato de seis dígitos com o UFC.

"Fui fisgada", ela disse sobres experiência no TUF. "Eu estava decepcionada porque estava sempre lesionada, então não estava competindo em um nível top. O tempo todo estava fazendo reabilitação para meu ombro. Mas me sinto muito melhor agora que tenho um bom camp com meu treinador."

Se lutar lesionada e chegar na final do TUF 18 não foi impressionante o suficiente, considere que Jessica ainda está aprendendo os melhores pontos do esporte, então deixar seus treinadores de sempre por seis semanas deve ter sido muito difícil.

"Isto foi um ajuste para mim, estou acostumada com ele (o renomado kickboxer Dewey Cooper), mas muitos do time de Ronda são amigos dos meus amigos do boxe, então me conheciam através deles, então foi legal ainda ter essa conexão e eles são pessoas muito legais", ela disse. "Mas não há nada melhor do que trabalhar com o seu treinador e seu time. Faz uma grande diferença."

Jessica Rakoczy conseguiu. Não do jeito que ela esperava, mas conseguiu. E agora ela está aqui, está pronta para acabar o trabalho no sábado.

"Na verdade meu treinador me lembra todos os dias", ela disse. "Ele coloca na minha cabeça que isto é meu legado. Ele diz 'olhe tudo que você passou, este é o final perfeito para um livro.' Então me sinto muito grata por ainda poder fazer isto e tudo se encaixou. Me sinto sortuda e muito abençoada."