Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

José Aldo - Dez anos de invencibilidade

Campeão sofreu a primeira - e única - derrota da carreira em 2005


26 de novembro. Nesta data, em 1922, arqueólogos abriram o túmulo do faraó egípcio Tutancâmon. Em 1976, a banda Sex Pistols lançou o single Anarchy in the U.K. Em 2005, José Aldo sofreu a primeira - e única - derrota de sua carreira.

Luciano Azevedo encarou o jovem Aldo na quinta edição do Jungle Fight, e a estratégia foi clara desde o início: levar para o chão. Em característica forte de seu estilo até hoje, 'Junior' defendeu impecavelmente as tentativas de queda do rival até o segundo round. No chão, Azevedo golpeou, passou a guarda, montou, pegou as costas e, depois de uma breve pausa para se reposicionarem no ringue, encaixou o mata-leão, forçando Aldo a bater em desistência. 
Aldo, emocionado, com o cinturão do WECAos 19 anos na época, Aldo estava em uma sequência de sete vitórias. Desde então, o manauara lutou mais 18 vezes, e teve a mão erguida em todas. Em 18 de novembro de 2009, o brasileiro nocauteou Mike Brown e se tornou o campeão peso pena do WEC, título que defendeu duas vezes. Em 30 de abril de 2011, estreou no UFC já como campeão da nova categoria, batendo Mark Hominick por decisão unânime na edição de número 129.

Assine o Canal Combate e não perca nenhum detalhe do UFC | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC

Em 12 de dezembro, Aldo fará a oitava defesa do cinturão do Ultimate, quando encara Conor McGregor na luta principal do UFC 194, em Las Vegas. O duelo é, na verdade, uma unificação de títulos, já que o irlandês tem posse do cinturão interino após nocautear Chad Mendes no UFC 189, em julho.

Para conhecer mais sobre o campeão peso pena, confira o perfil oficial dele.

Mais UFC 194Só pode haver um | Está chegando a hora | Assine o Combate e não perca nenhum detalhe