Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

José Aldo - Qual o próximo passo?

Listamos cinco opções para o futuro do ex-campeão


O reinado de José Aldo chegou ao fim na noite deste sábado, quando o ex-campeão foi nocauteado pelo irlandês Conor McGregor no UFC 194, em Las Vegas. Abalado e chorando muito com sua equipe, Aldo não apareceu na coletiva, nem falou sobre o que vai fazer no futuro. O certo é que o brasileiro voltará para a Nova União e seguirá treinando para voltar ainda mais forte para o octógono. Enquanto isso, listamos cinco opções para que José Aldo avalie seu futuro no Ultimate.

Subir de categoria

André Pederneiras, líder da Nova União, já diz há algum tempo que seu pupilo deve subir para os leves em breve - até para abrir caminho para Renan Barão nos penas. Esse pode ser o momento certo para o brasileiro tomar a decisão e parar de sofrer tanto cortando peso. Sua primeira luta na nova categoria poderia ser contra o ex-campeão dos leves Anthony Pettis, confronto que já deveria ter acontecido.

Descansar por um tempo

Vários campeões do Ultimate por muito tempo reclamam da pressão que é ser detentor de um cinturão. Entrevistas, treinos, cobranças e mais entrevistas ocupam a maior parte da sua rotina, sobrando pouco tempo até para treinar. Assim como fez Georges St-Pierre, que abdicou do título dos meio-médios, Aldo também pode decidir passar um tempo sem lutar, ter mais tempo para sua família e, quem sabe, voltar daqui alguns anos.

Novos campeões coroados no UFC 194 | Romero vence Jacaré | Brasileiros ganham no card preliminar

Revanche

Imediatamente após a derrota, esse foi o pedido de Aldo. A chance de o manauara enfrentar Conor McGregor em sua próxima luta é pequena, mas o brasileiro poderia começar a fazer campanha nas suas redes sociais e clamar por uma revanche contra o irlandês. Sabemos que as coisas no Ultimate costumam mudar muito rápido, não seria novidade se uma segunda luta entre eles fosse anunciada.

Luta antes do título

Claro que José Aldo espera recuperar o cinturão dos penas o mais rápido possível, mas isso pode levar algum tempo. Outra hipótese seria ele aceitar um desafiante da categoria, talvez Max Holloway, antes de voltar a disputar o título. Isso o deixaria longe dos holofotes, com mais tempo para treinar e tiraria um pouco da pressão de “ter que voltar a ser campeão”.

Aposentadoria

Talvez seja a decisão mais radical, mas também é a que tem menos chances de acontecer. José Aldo tem apenas 29 anos e já repetiu diversas vezes que não pensa em pendurar as luvas. 

Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhum detalhe do UFC