Pular para o conteúdo principal
Notícias

Luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen no UFC 117 será introduzida ao Hall da Fama do UFC

Duelo aconteceu em 7 de agosto de 2010 e terminou com uma emocionante vitória de virada do brasileiro

O UFC® anunciou hoje que a clássica luta de 2010 entre os pesos-médios Anderson Silva e Chael Sonnen será introduzida na "Ala das Lutas" do Hall da Fama do UFC como parte da classe de 2024. A cerimônia de indução do Hall da Fama do UFC 2024 será realizada como parte da 12ª edição do UFC International Fight Week, na quinta-feira, 27 de junho, na T-Mobile Arena, e será transmitida ao vivo exclusivamente pelo UFC FIGHT PASS®.

Arte anunciando a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen no UFC 117 para o Hall da Fama do UFC. (Divulgação)

Arte anunciando a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen no UFC 117 para o Hall da Fama do UFC. (Divulgação)


"A primeira luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen foi incrível", disse o presidente e CEO do UFC, Dana White. "Essa é a luta que fez de Anderson uma estrela e mostrou ao mundo que Chael poderia competir com qualquer um na divisão. Essa incrível luta teve tudo o que você quer em uma disputa pelo título de cinco rounds, e será uma honra introduzir essa luta ao Hall da Fama do UFC neste verão."

Como protagonistas do UFC® 117: SILVA vs. SONNEN, que aconteceu em 7 de agosto de 2010, na Oracle Arena em Oakland, Califórnia, Silva e Sonnen entraram no evento com uma sequência de 12 e três vitórias, respectivamente.

Encarada entre Anderson Silva e Chael Sonnen durante a Pesagem do UFC 117. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Encarada entre Anderson Silva e Chael Sonnen durante a Pesagem do UFC 117. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Anderson entrou no Octógono como campeão dos pesos-médios do UFC com um recorde de 28 vitórias e 4 derrotas (11 vitórias e 0 derrotas no UFC), incluindo vitórias sobre os futuros membros do Hall da Fama do UFC Forrest Griffin, Rich Franklin e Dan Henderson (Ala das Lutas); o ex-campeão dos pesos meio-médios do UFC Carlos Newton; o ex-campeão dos pesos médios do WEC® Chris Leben; o ex-campeão dos pesos-pesados do WEC James Irvin; o ex-campeão dos pesos meio-médios do Strikeforce® Nate Marquardt; e o ex-campeão dos pesos meio-médios do Shooto® Hayato Sakurai

Sonnen entrou na luta como o principal candidato ao título dos pesos-médios, com um cartel de 26-10-1 (7-4 UFC / WEC) e vitórias anteriores sobre o ex-campeão dos pesos meio-pesados do Strikeforce Renato Sobral, o ex-campeão dos pesos meio-pesados do WEC Jason Lambert, o ex-campeão dos pesos-médios do WEC Paulo Filho e o ex-campeão dos pesos meio-médios do Strikeforce® Nate Marquardt.    

Os dois atletas se encontraram no centro do Octógono, trocando golpes para começar o primeiro round. Aos 52 segundos, Sonnen acertou um direto de esquerda, surpreendendo o campeão e o encurralando na grade. Sonnen começou a pressionar Anderson, acertando vários socos e quedas para controlar o ritmo da luta. Faltando 3m23s para o fim do primeiro round, Sonnen derrubou o brasileiro e montou, controlando a ação na meia-guarda e desferindo socos da posição superior. Sonnen passou para a guarda fechada quando faltavam 1m45s, permanecendo por cima do campeão até o final do round. Sonnen acertou 31 golpes significativos nesse período, mais do que qualquer outro oponente anterior acertou contra Anderson em uma luta completa no UFC.

O brasileiro entrou em ação no segundo round, acertando vários socos e chutes antes de ser derrubado por Sonnen. O norte-americano controlou o ritmo do segundo round a partir da posição montada, acertando socos e cotoveladas, com Anderson respondendo com golpes de costas esporadicamente. Faltando 15 segundos para o fim, o brasileiro tentou uma kimura na grade, com Sonnen contragolpeando por cima.

Anderson Silva tenta finalizar Chael Sonnen com uma kimura no UFC 117. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Anderson Silva tenta finalizar Chael Sonnen com uma kimura no UFC 117. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Os dois atletas correram para o centro do Octógono para o terceiro round, com Anderson acertando imediatamente um overhand de direita. Sonnen avançou e derrubou o brasileiro 20 segundos depois, continuando a dominar no solo. O norte-americano continuou a atacar no chão, acertando socos e cotoveladas na posição superior.

O brasileiro abriu o quarto round assumindo o controle e acertando uma série de socos, chutes e uma cotovelada que deixou Sonnen atordoado. Os dois trocaram golpes antes de Silva derrubar Sonnen aos 30 segundos do round. Sonnen usou sua experiência em wrestling para garantir uma reversão e assumir o controle pela posição superior a quatro minutos do fim. O norte-americano controlou o round por cima, acertando socos e cotoveladas de forma consistente.

O quinto round começou com os dois atletas no centro do Octógono, estudando um ao outro até que Sonnen acertou um chute de esquerda que derrubou Anderson. O norte-americano garantiu a posição superior e tentou finalizar com um estrangulamento lateral aos 45 segundos do round, mas Anderson se defendeu. Sonnen continuou a controlar a luta no chão, acertando socos consistentes com o brasileiro se esquivando. 

Faltando 2m05s para o fim da luta, Silva começou a desferir vários socos e colocou Sonnen em um triângulo, finalizando o rival a 1m50s do fim do round e mantendo o título dos pesos-médios do UFC. A finalização de Anderson com o triângulo foi apenas a segunda na história do UFC e, em termos de tempo de luta decorrido, foi a segunda mais tardia na época. A vitória do brasileiro veio com um diferencial de golpes significativos de -60 e continua sendo a maior virada na história de lutas pelo cinturão do UFC.

Anderson Silva cumprimenta Chael Sonnen ao fim da luta. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Anderson Silva cumprimenta Chael Sonnen ao fim da luta. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Os 320 golpes desferidos por Sonnen contra Silva estabeleceram um recorde do UFC que hoje ocupa o quarto lugar. O brasileiro havia absorvido apenas 166 golpes totais em suas 11 lutas anteriores combinadas.

A finalização de Anderson lhe rendeu sua 12ª vitória consecutiva no UFC, quebrando o recorde de Royce Gracie de maior sequência de vitórias no UFC. A luta também ganhou o prêmio de Luta do Ano durante o Fighters Only World MMA Awards.

Silva e Sonnen venceram suas duas lutas seguintes antes de se enfrentarem em uma revanche na luta  principal do UFC® 148: SILVA vs. SONNEN II. O brasileiro venceria o segundo confronto por nocaute técnico no segundo round.

Para assistir a essa luta, acesse o UFC FIGHT PASS®.

Para ver uma lista completa dos atletas e lutas do UFC consagrados no Hall da Fama do UFC, bem como detalhes sobre o formato do Hall da Fama do UFC, visite UFCHOF. Para obter informações adicionais, visite UFC.com.br.