Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Couture Não Vai Deixar Pedra Sobre Pedra

"Acho que ele se torna parte de você. Você não se sente bem e não se sente confortável a menos que você esteja treinando e esteja nesse ambiente. Eu meio que me acostumei a essa rotina. Tornou-se parte da minha vida".    

Quando se trata de certos aspectos do MMA, existem poucos melhores do que Randy Couture. Wrestling, o trabalho de clinche, ground and pound, 'The Natural' é o mestre.  
      Mas, ao mesmo tempo, Couture é um competidor feroz, aquele que sempre gosta de superar os limites. Assim, enquanto o anjo em seu ombro está provavelmente dizendo para levar o ex-campeão de três divisões no Boxe, James Toney, para baixo na luta da noite de sábado no UFC 118 e puni-lo, o diabo está no outro ombro o tentando para trocar com o 'Lights Out'?
         Couture ri.  
      "Aprendi a colocar o diabo em uma caixa há muito tempo atrás, e mantê-lo preso. Ele não sai. Acho que há muita gente que gostaria de me ver trocar socos com James, mas eu fico muito mais confortável colocando-o de costas no chão".      
  Certo, existe a outra parte do Randy Couture se manifestando, a do mestre em planos de luta, o tático, que pode vir com estratégias sólidas para vencer qualquer lutador. Contra caras como Chuck Liddell, Tito Ortiz, Vítor Belfort, Tim Sylvia, Gabriel 'Napão' Gonzaga, Brandon Vera, e Mark Coleman, que foi relativamente fácil, todos eram lutadores de MMA. Com Toney, que está fazendo sua estréia no MMA, fica um pouco mais difícil, mas Couture e sua equipe descobriram uma maneira de compensar.         

"Tem sido um pouco mais difícil porque não há imagens do James lutando MMA e não sabemos que tipo de coisas ele está tentando treinar e o quanto ele realmente foi capaz de aprender entre a confirmação da luta e sábado à noite", disse Couture. "Ele está bastante confiante no estilo e técnica de boxe e acha que vai ser suficiente para ele. Então eu tenho treinado intensamente com Gil Martinez e Ray Sefo na parte de trocação, descobrindo a distância, os ângulos e a melhor maneira para encarar o James. E, obviamente, eu tenho treinado muito com Neal Melanson no meu jogo de chão, fazendo algumas alterações e algumas grandes melhorias nesta área. Então eu acho que essas duas coisas vão entrar em jogo nesta luta".      
  Couture falando sobre a luta soa apenas como mais uma noite no escritório, a chance de competir e colocar outro grande nome em um currículo estelar que já o levou para o Hall da Fama do UFC. Portanto, não há pressão sobre ele para 'defender a honra' do MMA contra o invasor do Boxe. Na verdade, ele é um grande fã de Boxe.
        "Eu sempre gostei de Boxe e fui um fã dele", ele disse. "Eu tentei boxear quando eu era criança, mas que foi o único esporte que minha mãe me disse que eu não poderia fazer. (Risos) Agora, ela acha que é muito engraçado. Mas eu cresci durante o auge de Muhammad Ali, quando eu era criança, com (Joe) Frazier, (George) Foreman, Sugar Ray Leonard e todas aquelas grandes lutas acontecendo durante a minha adolescência".         

Agora Couture é equivalente a um Ali, Frazier, Foreman, ou Leonard para lutadores e fãs mais novos, um lugar posição surreal para o nativo de Everett, Washington de 47 anos. Mas ele também passou por algumas inversões de papéis recentemente, quando ele era o novato atuando em um filme de ação com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, e Bruce Willis no set de seu novo filme 'Os Mercenários'.  
      "Eu cresci assistindo filmes do Stallone como Rocky, Rambo, e todos os outros, então desempenhar um papel em um de seus filmes, especialmente com o grande elenco, é muito legal", ele disse. "Foi certamente um momento inacreditável, especialmente a primeira vez no Rio, quando todos os Mercenários se reuniram para as primeiras cenas. O conjunto foi eletrizante, e todo mundo estava entusiasmado. Foi definitivamente uma experiência única para mim".        
 Então aqui está o dilema para a maioria das pessoas: se você tem um papel em um filme como esse e tem possibilidade de dar continuidade a carreira, não é mais complicado voltar a passar por 'horas de tortura' diariamente na academia que culminará com James Toney tentando te dar um soco na cara?         

Novamente, um sorriso do 'The Natural'.  
      "Eu não achei difícil. Foi uma agradável pausa na rotina normal de treinos, mas não foi uma distração e não foi difícil (voltar)".          

Qual é o segredo que mantém Couture conectado ao esporte então?  
       "Eu não sei, acho que ele se torna parte de você", ele disse. "Você não se sente bem e não se sente confortável a menos que você esteja treinando e esteja nesse ambiente. Eu meio que me acostumei a essa rotina. Tornou-se parte da minha vida".          

No entanto, enquanto Couture está, compreensivelmente, confortável, dentro dos limites do octógono, que é sua tarefa tirar Toney de sua própria zona de conforto sábado à noite, e se ele conseguir, vai ser uma noite difícil para o ex-campeão médio, super-médio e cruzador.    
     "É realmente importante tirá-lo de onde ele é confortável e, certamente, desse momento de trocação e golpes,  não é algum lugar onde eu realmente quero estar com ele", disse Couture. "Estatisticamente, se você olhar para o que ele fez, 80 por cento de seus nocautes ocorreram quando ele tinha menos de 90 quilos. Ele não nocauteou muitos caras grandes, e com contra os grandões ele estava acostumado a vê-los partir para cima dele, porque ele é menor, e isso lhe permite usar seus ombro, seus movimentos de cabeça e todas coisas que ele é conhecido por fazer - o uppercut, o gancho esquerda e a direita. Obviamente é muito diferente no MMA por uma série de razões, e eu não posso agir com ele da mesma maneira que faria com alguns dos meus outros adversários. Eu tenho que fazê-lo vir atrás de mim um pouquinho, que eu acho que vai ser algo definitivamente novo para ele".
       Isso não é a única coisa nova que Toney estará lidando. Só para começar, ele terá luvas de quatro onças, estará descalço, e terá que lidar com wrestling, quedas, Jiu-jitsu e chutes. E enquanto wrestlers ao longo da vida foram capazes de se adaptar (veja Frankie Edgar, Gray Maynard e Cain Velasquez, para citar apenas três), a história tem mostrado que é muito mais difícil para os strikers pegarem sólidas técnicas de wrestling - ou melhor implementar técnicas sólidas de wrestling.      
   "Os strikers são capazes de aprender wrestling - mas isso leva tempo", disse Couture. "Existe uma memória muscular que vem de anos e anos de luta e não é fácil de pegar. Uma coisa é aprender a técnica, os números, outra coisa é ser capaz de executá-las em tempo real contra um adversário resistente. Parece, pelo menos da minha experiência, que os wrestlers têm uma mentalidade especial enraizada neles, que começa quando ainda se é um jovem aprendendo técnicas de wrestling, e a mesma mentalidade é aplicada aos strikers. E mesmo sendo diferente, parece ser mais fácil um wrestler aprender a golpear do que vice-versa".  
      A maioria dos strikers levou anos tentando aprimorar e ainda assim são levados para baixo wrestlers. Toney teve poucos meses fazendo isso, no papel, será moleza para Couture se ele deve evitar a trocação de Toney e levá-lo ao chão. É a receita perfeita o lutador típico ficar um pouco confiante demais. Mas Randy Couture está longe de ser típico.      
  "Eu vi o tape e percebi que James é um problema e vai ser muito perigoso no início desta luta", ele disse. "E se eu ficar negligente ou imprudente ou super confiante, ele tem as maneiras e força para terminar com a luta rapidamente. Eu o respeito por isso e levo muito a sério. Então eu não acho que há nenhum maneira de ficar negligente ou imprudente ou super confiante nesta luta. Eu tenho que estar afiado e pronto".         

E ele sempre está.