Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Minotauro e Werdum preparados para o TUF Brasil 2

TUF Brasil retorna para a segunda temporada em março de 2013

Depois de uma primeira temporada de sucesso esmagador, The Ultimate Fighter Brasil está pronto e esperando para voltar para a Rede Globo, em 2013. A temporada foi liderado pelos carismáticos e infinitamente amados treinadores veteranos: Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Além disso, o show deu origem aos primeiros vencedores, o peso médio Cezar Mutante e o pena Rony Jason, que já ganhou um bônus de Nocaute da Noite no UFC Rio 3. No TUF Brasil 2, os treinadores são maiores - literalmente - e as apostas são bem altas, com duas equipes de meio-médios buscando um lucrativo contrato e a coroação como campeão do torneio.

 Anunciado recentemente, os treinadores da segunda temporada são os pesos pesados do UFC Fabricio Werdum e o ex-campeão interino Minotauro Nogueira. Estes dois técnicos lutarão na final da temporada, fazendo uma revanche do PRIDE Critical Countdown Absolute 2006. Os dois se enfrentaram nas quartas de final daquele, com um preparado "Minotauro" batendo de frente com um ainda iniciante "Vai Cavalo" em um duelo mais ou menos na trocação. O resultado foi uma vitória por decisão unânime do ex-campeão peso pesado do PRIDE, Minotauro, e uma experiência necessária de aprendizagem para Werdum.

"Minotauro" e Werdum tiveram uma teleconferência com a mídia sobre essa revanche envolvente e seus papés como treinadores no TUF Brasil 2. Como seria de esperar, de longe, a maior parte do foco foi Minotauro vs. Werdum 2. Em 2006, o enredo era um jovem Werdum enfrentando a tarefa hercúlea de perturbar um dos indiscutíveis lutadores de elite da divisão em Minotauro. Em 2013, Werdum busca arrancar a tocha do ex-líder da divisão, enquanto Minotauro quer provar que as garras do velho estão mais afiadas do que nunca.

Nos últimos anos, Werdum emergiu como uma ameaça para quem dividisse a gaiola com ele. O atleta gaúcho de 35 anos de idade entrou no MMA como um faixa preta top de jiu-jitsu, mas recentemente a trocação de Werdum tem sido poderosa e implacável, especialmente em sua vitória (Luta da Noite) sobre Roy Nelson no UFC 143. No telefone, Werdum compartilhou que ele sempre se espelhou em Minotauro para o jiu-jitsu e Wanderlei "The Axe Murderer" Silva por sua agressividade. Enquanto o jiu-jitsu de Werdum estyá no mesmo nível de seu rival, hoje em dia graças ao treinador Rafael Cordeiro, ele parece ser tão perigoso em pé quanto Wand é.

"Naquela época, eu era muito bonito, um lutador de jiu-jitsu", conta Werdum. "Eu trabalhei muito na trocação, e Minotauro, obviamente, evoluiu muito também. É uma grande honra, e meu maior objetivo é lutar pelo título. Eu tenho que vencer essa luta, a fim de estar na disputa do título. Nas últimas lutas no UFC, eu mostrei que tenho poder de nocaute e posso fazer a Luta da Noite também."

Enquanto isso, a lenda viva de 36 anos de idade, de Vitória da Conquista não está competindo por uma disputa de título, mas por uma chance de continuar lutando contra aqueles que estão. "Minotauro" está na posição ímpar de ser um amigo, e parceiro de treinos, e um mentor do ex-campeão pesado Junior Cigano e do atual desafiante Antônio Pezão. Minotauro não tem planos de lutar com nenhum deles, mas ele não quer enfrentar os melhores da divisão e, da mesma forma, não tem planos de parar. O primeiro e grande passo para esse objetivo, era retornar da cirurgia do braço e derrotar Dave Herman por finalização no UFC Rio 3.

 "Eu tinha que provar para mim mesmo que poderia voltar para a jaula e lutar", explica Minotauro. "Foi muito importante para mim. Eu queria provar que estava de volta e posso lutar com os melhores caras na categoria pesado. Cada luta que você ganha, cada luta que você perde é um passo em frente e um passo para trás e eu quero lutar contra os melhores caras na categoria pesado. Com certeza quero sempre estar competindo contra esses caras."

Tanto quanto treinar um grupo de meio-médio em direção a sua própria glória no UFC, tanto Werdum quanto Minotauro estão honrados com a oportunidade e ansiosos para o desafio.

"Vai ser uma experiência muito boa", diz Minotauro, que já foi treinador da temporada do TUF 8 contra o ex-campeão pesado do UFC Frank Mir. "Quero motivar para ganhar as lutas. Desejo que os nossos caras queiram ser o campeão. Vamos dar o melhor pelos treinos e pelas técnicas."

Fique ligado na segunda temporada do TUF Brasil, liderada por treinadores rivais Werdum e Nogueira, e que estreia no próximo dia 17 de março.