Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Os números do duelo: Aldo x Stephens

Confira estatísticas envolvendo os adversários deste sábado no UFC Calgary


O ex-campeão peso-pena José Aldo entra em ação neste sábado (28) para sua primeira luta sem um cinturão em disputa no Ultimate quando encara Jeremy Stephens na luta co-principal do UFC Calgary. Confira abaixo alguns números sobre os dois atletas.
Mais UFC Calgary: Motivos para verDois brasileiros em ação | Confira o card completo
Primeiro campeão peso-pena da história do UFC, Aldo chegou à organização com o título que havia conquistado e defendido duas vezes no WEC. Somadas suas apresentações nas duas companhias, o brasileiro é detentor de diversos recordes da divisão peso-pena, como número de vitórias (16), de vitórias consecutivas (15), e vitórias por nocaute (9).
Membro do plantel do Ultimate desde 2007, Jeremy Stephens, por sua vez, também é um recordista da organização. Neste sábado, ele se igualará a Jim Miller e Michael Bisping como os atletas que mais vezes competiram no Octógono (29 lutas), e já está empatado com Anderson Silva como os dois atletas que mais aplicaram knockdowns na história (18).
Dentro do Octógono, os dois costumam apostar na trocação e apresentam resultados relativamente parecidos. O brasileiro conecta mais golpes, em média, por minuto de luta (3,46 a 3,08), tem precisão ligeiramente superior (44% a 40%), e também defende uma porcentagem um pouco maior de golpes (67% a 60%). Entretanto, é o norte-americano quem absorve menos golpes, em média, por minuto de luta (2,71 a 2,91).
Um dos grandes trunfos de José Aldo é, sem dúvidas, sua defesa de quedas. O brasileiro é um dos atletas mais difíceis de serem colocados para baixo em todo o plantel do UFC, e defendeu 92% das investidas de seus oponentes. Stephens, que tenta cerca de 1,17 queda a cada 15 minutos de luta, deverá ter dificuldades caso opte por essa estratégia, já que seu aproveitamento em tentativas de queda é de apenas 36%.
Por outro lado, Aldo poderá ter melhor sorte caso queira levar a luta para o chão e fazer uso de sua faixa-preta de jiu-jítsu. O brasileiro tenta em média apenas 0,74 queda a cada 15 minutos, mas tem um aproveitamento bom, de 68%.
O Combate transmite Aldo x Stephens e todas as lutas do UFC Calgary neste sábado a partir de 16h55.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube