Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Rousimar Toquinho - Colocando foco em seu perigoso estilo de luta

"
Quero lutar pelo título, mas sei que a minha hora vai chegar, mais cedo ou mais tarde. Na verdade, eu deixo na mão do UFC escolher o melhor momento para isso, me preocupo apenas em fazer o meu melhor dentro do Octógono." - Rousimar Palhares

UFC middleweight Rousimar PalharesDesde o começo da carreira de Rousimar "Toquinho" Palhares, estava claro que ele tinha muito potencial. A forma com que vencia nos eventos menores, a conquista do título do GP do Fury e a vitória na estréia no UFC sobre Ivan Salaverry apenas confirmaram isso.  
      
E enquanto podemos considerar que enfrentar Dan Henderson em sua segunda luta no UFC foi um erro de planejamento, esse é aquele tipo de derrota que você pode aceitar simplesmente pelo tamanho do desafio que o ex-campeão do Rings, PRIDE e Strikeforce representa.  
           Entretanto, na sequência da carreira de Toquinho, algo parecia estar errado com o melhor representante da Brazilian Top Team, que enfrenta Alan Belcher no UFC: Diaz vs. Miller neste sábado. O forte lutador peso médio seguiu despachando seus oponentes dentro do Octógono com um Jiu-jitsu de primeira, mas sem se abrir muito nas entrevistas, sua atitude contra Tomasz Drwal - onde ele se manteve torcendo o calcanhar do lutador polonês enquanto o árbitro lutava para separar os dois - e os lances bizarros contra Nate Marquardt e Dan Miller deixavam muitas dúvidas. Algo tinha que ser modificado, porque só treinar e lutar estavam fazendo com que o brasileiro tivesse uma imagem ruim.           "A minha profissão é uma luta diária, para mim, realmente o que vem primeiro é treinar muito para poder estar preparado e assim alcançar os resultados e atingir os meus objetivos e sonhos dentro do octógono." Ele disse. "Em Dezembro de 2011 fui orientado pelo mestre Murilo Bustamante, então resolvemos ter uma estrutura, pessoas que hoje me ajudam nessa área, desenvolvendo uma marca minha, um site oficial, essas coisas assim que o público gosta."  
           Este foi o primeiro passo para mostrar o Toquinho que apenas fãs mais próximos, parceiros de treinos e família conheciam. 2011 foi o momento de mudar a reputação de atleta desleal que aqueles que não o conheciam bem acreditavam que ele tinha. Ele estava disposto a mostrar não apenas que tinha 'fairplay', mas também um outro tipo de cidadão, desconhecido para a maioria até então.
      "Olha, na minha vida eu nunca precisei ser desleal com ninguém para conquistar algo, e isso vem de berço antes mesmo de eu estar envolvido com as artes marciais, é algo que vem da educação que graças a Deus minha família me deu." Ele comenta. "Uma das coisas que talvez façam do MMA um esporte de tanta popularidade no mundo, seja o fato de que cada pessoa pode ter uma interpretação de uma luta, e isso vale desde os árbitros e jurados, até o público e jornalistas. Para mim, interpretação nenhuma vale você dormir com a consciência tranquila sobre os seus atos na vitória ou na derrota."    

Para um cara que nasceu no interior do estado de Minas Gerais (na cidade de Dores do Indaiá) como Rousimar Toquinho, todas essas mudanças repentinas podem afetá-lo. Treinar e lidar com os compromissos de mídia devem ser muito bem conduzidos, ou o tiro pode sair pela culatra.      "O Murilo indicou o Dr Guilherme Pineschi, psicólogo esportivo, para trabalhar comigo. Com o objetivo de fazer um trabalho voltado para melhorar minha concentração, performance, dentro do Octógono e administrar e minimizar a ansiedade antes da luta."    
  Para aqueles que têm assistido as lutas de Toquinho no UFC, já se percebe a alteração de sua mentalidade. Depois dos impressionantes acontecimentos na luta contra Miller no UFC Rio: Silva vs. Okami, ele estava diferente em sua segunda luta no Rio contra Mike Massenzio. O resultado? A conhecida e rápida chave-de-calcanhar. Porém era um novo Toquinho lá, um com os mesmos atributos, mas sem atitudes inesperadas.      
       "Como atleta busco evoluir todos os dias na Brazilian Top Team, então tenho certeza que existem muitas diferenças (entre a primeira e a impressão mais recente dele), espero que vocês possam notar isso no dia 5 de maio." Ele disse. "Como pessoa eu continuo sendo o mesmo, com a mesma rotina, com o mesmo respeito pela arte marcial."      
     Dando uma olhada no começo da carreira de Toquinho no UFC, tudo parece estar em perfeita sintonia agora. Se uma vitória sobre Henderson em 2008 poderia encurtar sua caminhada pela metade em direção a disputa de título, hoje em dia, com mais do que apenas treinar e lutar, ele parecer estar muito mais preparado se o reflexo dourado do cinturão surgir em sua frente.  
        "Sei da importância dessa luta não só pra mim, mas para o meu adversário também, quem vencer dará um passo importante. Quero lutar pelo título, mas sei que a minha hora vai chegar, mais cedo ou mais tarde. Na verdade, eu deixo na mão do UFC escolher o melhor momento para isso, me preocupo apenas em fazer o meu melhor dentro do Octógono."     

A intensa preparação de Rousimar Toquinho