Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Pat Miletich alcança Hall da Fama do UFC

Mentor de Matt Hughes, Jens Pulver e Tim Sylvia recebe honraria máxima da organização

No ultimo domingo, dia 6 de julho, o ex-campeão meio-médio do UFC Pat Miletich entrou para o desejado Hall da Fama da organização em cerimônia realizada durante a Fan Expo em Las Vegas. O ex-lutador tem papel importante no mundo das lutas. Além de já ter conquistado o cinturão do UFC, ele também produziu três campeões - Matt Hughes, Jens Pulver e Tim Sylvia – e fez da Miletich Fighting Systems uma das equipes mais respeitadas da época. 

Miletich, ou “The Croatian Sensation” como também era conhecido, é um dos pioneiros do MMA moderno e contribuiu bastante para o engrandecimento do esporte ao dedicar toda vida a modalidade. Envolvido com lutas desde criança com wrestling, kickboxing e e boxe como base, Miletich iniciou a carreira de MMA profissional em 1995, três anos mais tarde o norte-americano com ascendência croata dava seu primeiro passo no UFC ao vencer um torneio de duas lutas na mesma noite. 

Ele voltaria ao octógono em outubro de 1998, no Brasil, para após 21 minutos de batalha contra Mikey Burnett, sagrar-se campeão peso leve, título que mais tarde seria renomeado meio-médio.

Naquele período, fim dos anos 1990, o UFC não tinha contrato de exclusividade com atletas, e enquanto Miletich tinha sucesso ao defender seu título quatro vezes, ele também atuava por outras organizações e acumulou três derrotas no processo.

Em 2001, Miletich encontrou o algoz no desafiante canadense Carlos Newton, que lhe tomou o título com um estrangulamento no segundo round da luta co-principal do UFC 31. O ex-campeão tentou refazer seu caminho para uma revanche ao bater Shonie Carter por nocaute no evento seguinte, mas Matt Hughes, pupilo de Miletich, enfrentou e derrotou Newton em novembro de 2001 – forçando Pat a recalcular sua rota.

Atuando só mais três vezes desde então, Miletich sucumbiu diante de Matt Lindland e Renzo Gracie. Ele encerrou a carreira ao despachar Thomas Denny por nocaute, em dezembro de 2008 – fechando o ciclo como competidor com respeitado cartel de 29v-2e-7d.

Nos últimos tempos, Miletich esbanjava conhecimento como comentarista em eventos como o Strikeforce. E ficava nítido que a experiência dentro e fora dos cages e ringues, permitia ao mais novo Hall da Fama do Ultimate uma leitura perfeita de cada duelo que comentava.

Miletich é o 10º ex-campeão do UFC ao entrar para o Hall da Fama e é com muito prazer que damos as boas vindas ao “The Croatian Sensation” e agradecemos pela contribuição ao mundo das lutas. Valeu Pat!