Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Pontos de discussão do UFC 204: Bisping, Hendo, Mousasi e mais

Confira o que esperar para os atletas que estiveram em ação no último sábado (8)


Dois dos maos renomados lutadores na história do MMA pisaram no octógono no UFC 204, e eles deram aos fãs presentes na Manchester Arena, ou ao redor do mundo, uma luta que eles jamais esquecerão.

Michael Bisping derrotou Dan Henderson por decisão unânime para manter o cinturão dos médios, mas precisou fazer um esforço enorme para conseguir o feito.

Mais UFC 204: Hendo fica no quase | Premiados da noite |Bisping vence revanche e Hendo se aposenta | Mousasi vence Belfort | Marajó brilha no card preliminar | Léo Santos vence Adriano Martins

Henderson, uma lenda dos esportes de combate que ganhou vários títulos em outras organizações de MMA de nível altíssimo, acertou sua patenteada "H-Bomb" e colocou Bisping em perigo nos finais do primeiro e segundo rounds. Particularmente no primeiro, pareceu que o norte-americano seria o que sairia com o cinturão de Manchester.

"Uma imagem da primeira luta veio em minha cabeça quando eu acertei o primeiro knockdown", comentou Henderson sobre o momento, lembrando quando derrotou Bisping no duelo entre ambos no UFC 100. "Mas ele ainda não estava nocauteado e eu demorei para chegar e continuar com os golpes".

Mas assim como fez durante toda a sua carreira, Bisping se esforçou e lutou muito para voltar ao combate. Ele conseguiu se recuperar do primeiro knockdown e controlou o segundo round até ver novamente a "H-Bomb" se repetir, mas depois foi mais eficiente que o adversário e saiu vitorioso por decisão unânime (48-47, 48-47, 49-46). A vitória coloca o atleta de 37 anos como o mais vitorioso na história do UFC.

"Agora eu vou me preparar para o próximo", disse Bisping no octógono após a luta. "Eu ainda tenho o cinturão, ainda sou o campeão e estou muito feliz. Foi por pouco, mas nunca é fácil. Se fosse fácil, todos fariam".

Aqui estão os outros pontos de discussão do UFC 204

Mousasi vence e quer mais
Gegard Mousasi esperou muitos anos para conseguir uma luta com aquele que ele mesmo descreveu como uma lenda no início da semana, Vitor Belfort.

Ele conseguiu, e aproveitou a oportunidade para vencer pro TKO no segundo round.

"É isso que os fãs querem ver", disse Mousasi. "Eu acho que estive perfeito na luta - foi uma vitória perfeita, baby!"

Então, o que esperar? Ele quer continuar subindo na escada dos pesos-médios.

"Me sinto bem e estou pronto para a próxima", comentou Mousasi. "Acho que estou em quinto lugar na divisão agora. Robert Whittaker e Derek Brunson estão na minha frente, mas não acho que preciso provar que sou um lutador melhor do que eles. Estou bem a frente técnicamente".

Struve e Manuwa provam o seu valor
Stefan Struve é um peso-pesado da Holanda, enquanto Jimi Manuwa é um meio-pesado que luta por Londres - dois lutadores muito diferentes, mas ambos deixaram suas marcas no UFC 204.

Esses veteranos vinham de resultados irregulares nas últimas visitas ao octógono, com Struve tendo um cartel de 3-3 nas últimas seis lutas e Manuwa 2-2 nas últimas quatro. Ainda assim os dois tiveram performances dominantes para colocar suas carreiras de volta aos trilhos.

Struve aproveitou seu peso e conseguiu aplicar um triângulo de mão para vencer Daniel Omielanczuk, sua primeira vitória por finalização desde 2012. Manuwa utilizou suas mãos rápidas e potência para derrubar Ovince Saint Preux e dar números finais com um nocaute belíssimo.

Espere ver os dois top 15 de suas divisões conseguirem desafios ainda maiores em seguida.

"Top 5, top 5 é o que eu quero!", disse Manuwa

Bektic é premiado pela paciência
Mirsad Bektic esperou 497 dias para retornar ao octógono, então esperou três mudanças de luta por conta de lesão, e finalmente esperou até chegar na posição perfeita para finalizar Russell Doane no UFC 204.

Mas toda essa espera resultou na manutenção de seu cartel perfeito, agora 11-0, e lembrou a todos que ele é um cara para ficarmos de olho.

O número 15 do ranking dos penas marcou seu retorno após sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior com uma vitória dominante sobre Doane, que teve pouco tempo de preparo para a luta. Bektic derrubou Doane, trabalhou de maneira paciente para conseguir a posição, e conseguiu a vitória com um mata-leão - a quinta no primeiro round em sua carreira.

"Esse momento me parece ser tão natural", disse Bektic. "Tivemos tantas mudanças de adversário, mas eu me mantive focado em mim mesmo e no que aconteceria...vou levar esse momento para o resto da minha vida".

"Fui uma promessa durante muito tempo, mas agora não sou mais uma promessa; sou uma realidade".

Grã-Bretanha tem (um novo) talento

Com sete lutadores do Reino Unido no card, ficamos observando quem se destacaria entre eles.

O estreante Marc Diakiese, de 23 anos, foi quem liderou o exército.

Vindo do BAMMA, uma organização britânica de MMA, Diakiese era conhecido por seu poder de nocaute e mostrou isso contra Lukasz Sajewski.

O peso-leve teve muitos problemas com o clinch, mas quando teve a oportunidade de se livrar dele e se levantar das quedas, ele acertou golpes fortíssimos até finalizar o duelo no segundo round e aumentar seu card profissional para 10-0.

"Sempre que eu luto, busco deixar uma ótima impressão", falou Diakiese. "É para isso que estou aqui".

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC