Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Quem foram os grandes vencedores do UFC 217?

Saiba quais atletas mais se valorizaram no evento do último sábado

O UFC 217 ficou para trás, e agora que a poeira baixou em Nova York, é hora de descobrir quem foram os grandes vencedores no Madison Square Garden.
Mais UFC 217: GSP: "Melhor noite da carreira"Três vezes Georges St-Pierre | Qual o futuro da divisão peso-palha? | Estrelas do MMA reagem à vitória de GSP | As reações à vitória de Dillashaw | Personalidades comentam triunfo de Namajunas
1- Georges St-Pierre
Ninguém nos esportes de combate - MMA, boxe, kickboxing - deveria ser capaz de fazer o que Georges St-Pierre fez no sábado. Mesmo os fãs mais assíduos de GSP deveriam estar imaginando o que seu herói mostraria após quase quatro anos longe das competições, mas lá estava ele, melhor do que nunca no primeiro round contra o legítimo campeão Michael Bisping. E apesar de Bisping ter se recuperado e colocado o canadense em situações complicadas nos rounds dois e três, St-Pierre cavou fundo, achou um gancho de esquerda que derrubou o britânico e finalizou Bisping com um mata-leão. GSP é agora um dos quatro atletas que conquistaram títulos do UFC em duas divisões de peso, e foi ótimo vê-lo passando um bom tempo no octógono após a luta para digerir tudo. Não sei qual será seu próximo passo, mas estou contente por ter visto o que aconteceu no sábado, porque não veremos algo parecido em um futuro próximo - ou nunca mais.
2- Rose Namajunas
Sempre que um campeão está no topo por um longo período, a tendência é torcer para o azarão, e este foi o caso na luta entre Joanna Jedrzejczyk e Rose Namajunas no UFC 217. Por mais que os fãs de lutas amem Joanna, conforme a luta se aproximou, eles começaram a se sentar no corner de Rose, e, na noite de sábado, Namajunas chocou o mundo. É claro, Namajunas tem sido imprevisível desde sua estreia no UFC (que já aconteceu em uma disputa de título, diga-se de passagem), mas este é o preço que você paga por crescer em público. Após sábado, é seguro dizer que a norte-americana está amadurecida. Será ela capaz de um novo reinado na categoria? Eu não ficaria surpreso.
3- TJ Dillashaw
Antes personagem de uma história de superação no MMA após surpreender Renan Barão e conquistar o título dos galos, TJ Dillashaw se tornou o vilão em seu desafio a Cody Garbrandt no último final de semana, após sofrer acusações de todos os tipos de seus ex-companheiros de Team Alpha Male. Mas Dillashaw ficou tranquilo, com um sorriso no rosto durante toda a semana da luta, e após quase ser nocauteado no final do primeiro round pelas mãos pesadas de Garbrandt, ele encerrou o show de “No Love” no segundo. Não sei se esta será a melhor história de 2017, mas confirmou Dillashaw como um dos melhores entre os melhores no UFC, e uma superluta contra o campeão peso-mosca Demetrious Johnson seria demais.
4- Paulo Costa
É preciso mais do que vencer no UFC para alcançar o status de superestrela. Um lutador precisa vencer de maneira especial, e, por mais superficial que isso pareça, visual e carisma também importam. Mas neste momento, o peso-médio Paulo Borrachinha tem todas as ferramentas para se tornar a próxima grande estrela brasileira. Durante sua luta de sábado contra Johny Hendricks, um cara na plateia ficou gritando para o norte-americano “nocauteie o modelo da Calvin Klein”. Isso não aconteceu, e Borrachinha conquistou uma vitória dominante no segundo round sobre o ex-campeão meio-médio. Mas o ponto é o seguinte: você geralmente não vê alguém chamando tanta atenção em apenas sua terceira luta no UFC. Vencer Hendricks foi um grande passo, mas se ele conseguir realizar seu desejo de enfrentar um nome bem ranqueado como Derek Brunson, veremos de uma vez por todas se ele será capaz de carregar a bandeira de seu país no futuro.
5- James Vick
James Vick falou bem após sua vitória no segundo round sobre Joe Duffy: se os melhores lutadores na divisão dos leves disserem que não o conhecem após somar oito vitórias em nove lutas no UFC, eles estarão mentindo. Caso contrário, eles certamente sabem quem ele é após vencer o também promissor Duffy. Com sua altura, envergadura, trocação versátil e chão ofensivo, Vick é um confronto assustador para qualquer um na categoria, e é preciso acreditar que não apenas ele vai entrar no Top 15 nesta semana, como vai conseguir a grande luta que tanto almeja a seguir. Ele fez por merecer.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC