Pular para o conteúdo principal
Análises

Raio-X: Raquel Pennington x Mayra "Sheetara" | UFC 297

Confira uma análise da luta que decidirá o cinturão vago do peso-galo neste sábado (20) baseada em dados das atletas no Octógono

O cinturão peso-galo terá uma nova campeã no próximo sábado (20). Raquel Pennington e Mayra "Sheetara" farão a luta co-principal do UFC 297, evento que será realizado em Toronto, no Canadá. O UFC Fight Pass transmite o card ao vivo a partir das 20h30 (horário de Brasília). 

O confronto promete ser de características distintas, com Pennington apostando mais na experiência e longevidade da luta, enquanto "Sheetara" é conhecida pela sua agressividade e jogo de finalizações. Confira abaixo os pontos fortes de cada uma. 

Raquel Pennington 

2ª colocada no ranking peso-galo, 15-9 no cartel 

Raquel Pennington comemora a vitória no UFC Vegas 45. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Raquel Pennington comemora a vitória no UFC Vegas 45. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Raquel Pennington é uma lutadora experiente na divisão dos galos. Com um histórico de enfrentar adversárias de alto nível, a veterana é conhecida por suas habilidades sólidas tanto em pé quanto no solo, além de sempre mostrar grande resistência e determinação em seus duelos. Confira abaixo os pontos fortes da lutadora: 

Mais UFC 297: Conheça as lutadoras brasileiras do UFC 297

Experiência contra as melhores 

Raquel Pennington já percorreu uma longa jornada no Octógono. A lutadora foi desafiante ao cinturão e enfrentou praticamente todas as adversárias de elite possíveis. Ao todo, ela possui 11 vitórias na categoria, sendo a segunda lutadora a ter mais vezes o braço levantado na história da divisão, atrás apenas da ex-campeã Amanda Nunes. A norte-americana, no entanto, parece ter atingido seu auge nos últimos anos e conquistou quatro vitórias seguidas – a maior sequência da atualidade entre as lutadoras até 61,2 Kg. 

Controle das ações 

Uma das grandes armas de Pennington é saber o momento correto para usar seu grappling durante as lutas. A norte-americana utiliza bem o clinch e a luta no solo para controlar suas rivais – e os números comprovam isso. Ao todo, ela teve o controle em 53m11s de suas lutas, a quarta maior marca na história do peso-galo. Quando a luta chega ao chão, Pennington se mantém ativa e busca posições para finalizar as rivais. Prova disso são as nove tentativas de finalização que tem no Octógono, a segunda maior marca na divisão. 

Volume e defesa de golpes 

Além de uma exímia "grappler", Pennington também sabe usar bem suas armas em pé. Com um jogo de pressão em cima das adversárias, a lutadora já desferiu 1.310 golpes ao todo no Octógono - a maior marca na história do peso-galo. De suas tentativas de golpes significativos, ela conecta 50,4%, mas é na defesa seu diferencial, evitando 62% dos golpes das adversárias - a terceira maior marca na história da categoria (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas). 

Números de Sucesso 

Golpes Significativos por minuto 

  • Raquel Pennington – 4,02 
  • Média do UFC – 2,5 

Precisão de golpes 

  • Raquel Pennington – 50,4% 
  • Média no UFC – 42% 

Defesa de quedas 

  • Raquel Pennington – 63,3% 
  • Média no UFC – 55% 

Mayra "Sheetara" 

3ª colocada no ranking peso-galo, 10-2-1, 1 NC no cartel 

Mayra "Sheetara" Bueno Silva se prepara para a luta principal do UFC Vegas 77. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Mayra "Sheetara" Bueno Silva se prepara para a luta principal do UFC Vegas 77. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A brasileira Mayra "Sheetara" pode se tornar a segunda campeã brasileira no peso-galo (Amanda Nunes foi a primeira). A lutadora é conhecida pelo seu jogo afiado de finalizações, aproveitando para impor seu jiu-jitsu nas brechas que as adversárias dão durante o grappling. Confira abaixo os pontos fortes da lutadora: 

Finalizações rápidas e precisas 

Desde que chegou ao UFC, Mayra sempre mostrou um jogo de finalizações afiado. Ao todo, a lutadora fez cinco rivais bater em desistência no Octógono, sendo três delas adversárias no peso-galo. Contra Stephanie Egger, ela precisou de apenas 1m17s para encaixar uma chave de braço e conquistar a quarta finalização mais rápida na história da categoria (Ronda Rousey é a primeira, com 14s). 

Agressividade 

"Sheetara" não é uma lutadora que busca contra-atacar. Ao invés de esperar suas adversárias, a brasileira costuma pressionar as rivais usando sua força física para manter a vantagem. Juntando isso com um jogo completo, a peso-galo é sempre um quebra cabeça difícil de ser decifrado pelas adversárias, com 50% de precisão de quedas e 4,18 golpes significativos por minuto. 

Precisão de golpes 

Independente da categoria em que luta, Mayra mantém uma alta precisão de golpes, sabendo incomodar as adversárias na luta em pé. No peso-mosca, ela conectou 53,5% de golpes significativos, enquanto no peso-galo ela acertou 57,3% das vezes. Com uma média de 55%, sua precisão é a oitava maior entre todas as mulheres na história do UFC. 

Números de Sucesso 

Golpes Significativos por minuto 

  • Mayra "Sheetara" – 4,18 
  • Média do UFC – 2,5 

Defesa de quedas 

  • Mayra "Sheetara" – 67,7% 
  • Média no UFC – 55% 

Precisão de golpes 

  • Mayra "Sheetara" – 55% 
  • Média no UFC – 42% 

As estratégias  

Alvos dos golpes  

  • Pennington - cabeça (56%), corpo (32,1%), pernas (11,9%)  
  • Mayra - cabeça (47,8%), corpo (30,5%), pernas (21,7%)  

Posição dos golpes  

  • Pennington - à distância (61,2%), clinch (32,7%), chão (6,1%)  
  • Mayra - à distância (73,2%), clinch (20,5%), chão (6,3%)  

Posição na luta  

  • Pennington - em pé (84,9%), por cima no chão (8,8%), por baixo no chão (6,3%)  
  • Mayra - em pé (73%), por cima no chão (7,6%), por baixo no chão (19,4%) 

UFC 297: Strickland x Du Plessis foi um evento realizado em 20 de janeiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no  UFC Fight Pass.

News and announcements

View all