Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Resenha UFC 201, por Alexandre Matos

Alexandre Matos é fã de todos os esportes de combate. Ele estará aqui toda semana para comentar e palpitar os eventos

São tempos sombrios para quem ostenta cinturão no UFC. Somente nos sete meses de julho, sete campeões foram destronados, uma marca sem precedentes nos mais de 20 anos de história da organização. A última vítima foi Robbie Lawler, que viu seu reinado ser brutalmente interrompido por Tyron Woodley na luta principal do UFC 201.
Lawler parabeniza Woodley | Woodley é o novo campeão | GSP pensa em enfrentar Woodley | Assine o Combate

Woodley foi inteligente para atrair Lawler para o precipício. O desafiante primeiro tentou a luta agarrada, forçando Lawler ao clinch. Na aproximação seguinte, T-Wood fintou duas vezes o jab, como se fosse novamente entrar em queda. Lawler então baixou o braço esquerdo para defender a queda. Era tudo o que Tyron queria. Por cima do vão que se abriu na defesa do campeão, ele largou um míssil de direita que fez Robbie lembrar todas as pancadas que recebeu de Hendricks, MacDonald e Condit. Woodley seguiu para o ground and pound que finalizou o combate.

Quem dissesse há um ano que o panteão de campeıes do UFC teria integrantes como Woodley, Michael Bisping, Stipe Miocic, Amanda Nunes e Eddie Alvarez seria tachado de louco.

Karolina Kowalkiewicz tira Rose Namajunas do caminho do cinturão o e abre possibilidade de duelo histórico

Na luta coprincipal do UFC 201, Karolina Kowalkiewicz embaralhou o topo da divisão mais leve do UFC. A polonesa parou o avanço de Rose Namajunas e agora se colocou como a provável desafiante número um de Joanna Jedrzejczyk, num inédito confronto polonês numa disputa de cinturão - até hoje, nunca um título do UFC foi disputado por compatriotas que não fossem brasileiros ou norte-americanos.

Namajunas começou a luta muito bem, dominando as ações na longa distância e, com uma movimentação sólida, evitou que a europeia imprimisse um volume alto de golpes. Porém, ao tentar a outra parte de sua estratégia, a de derrubar Karolina, Rose cometeu um erro que marcou a virada da luta. A norte-americana ficou muito tempo no clinch e teve dificuldade para derrubar.

Nos dois rounds seguintes, a dificuldade de Namajunas na luta travada ficou ainda maior e Kowalkiewicz passou a agredi-la com pesadas joelhadas na linha de cintura, além de cotoveladas e uppercuts. As joelhadas foram paulatinamente diminuindo o gás da norte-americana, o que facilitou a tarefa de Karol, que chegou a cair por cima no terceiro assalto e terminou a luta forte.

Rose viu sua sequência de três vitórias acabar, enquanto Kowalkiewicz passou a ostentar o mesmo retrospecto no UFC. A polonesa deve passar Namajunas no ranking e, de quebra, Tecia Torres, última derrotada pela norte-americana, ficando apenas com a ex-campeã Carla Esparza e a ex-desafiante Claudia Gadelha no caminho. Como o retrospecto de Kowalkiewicz é melhor que o de Esparza, que já perdeu para Jedrzejczyk, Dana White deve estar arrumando um evento na Polônia para colocar suas pesos palhas para disputar o cinturão. Seria um momento épico para o MMA europeu, de modo geral, e o polonês, acostumado ao sucesso dos pesos médios para cima, em particular.

Jake Ellenberger ressuscita carreira com nocaute sobre Matt Brown

Dizer que Jake Ellenberger lutava por seu emprego não reflete a realidade. Dana White revelou que o lutador estava demitido quando pegou um voo da Califónia para Las Vegas a fim de implorar por uma última oportunidade, dizendo que entregaria uma atuação como nos velhos tempos. O presidente do UFC então lhe deu Matt Brown, sujeito que nunca fora nocauteado na vida. Então o "Juggernaut" mostrou que sempre há a primeira vez.

A vitória de Ellenberger tem o dedo do genial treinador Rafael Cordeiro. Em outras ocasiões, Brown mostrou um queixo de titânio, mas uma kriptonita na linha de cintura. Jake testou exatamente as duas situações. Com 15 segundos, ele avançou e lançou um petardo que teria mandado a maioria para as profundezas da vala. Brown, que não é apelidado de "Imortal" à toa, suportou o coice e o ground and pound subsequente.

O duelo voltou ao centro e Brown parecia tomar o controle com seu ritmo neurótico. Parecia. Quando Ellenberger viu a oportunidade, largou uma canelada monstruosa na boca do estômago de Matt, que caiu berrando de dor. Desta vez não deu para se defender do ground and pound e Ellenberger fez as pazes com a vitória. Eu não tenho nenhuma dúvida que o movimento que deu fim a Brown foi vastamente estudado e treinado por Cordeiro. Pelo visto, a melhor coisa que Ellenberger fez foi trocar a Glendale pela Kings MMA.

Wilson Reis faz o que deveria ser feito e bate recorde

O UFC 201 teria Wilson Reis desafiando o cinturão de Demetrious Johnson na luta coprincipal, mas o campeão se lesionou e a luta caiu. O brasileiro não quis perder o camp de treinamento e recebeu Hector Sandoval como oponente. Depois de ser balançado por um duro golpe de Sandoval, Reis tratou de levar o confronto para sua zona de conforto, o jiu-jítsu, onde deu cabo do combate em menos de dois minutos, estabelecendo novo recorde de finalização mais rápida da história do peso mosca no UFC.