Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Retrospectiva 2014: os destaques dos eventos no Brasil

País foi palco de sete edições do Ultimate no ano


Com sete eventos no Brasil em 2014, o Ultimate fechou sua temporada no país com o UFC Barueri, em 22 de dezembro. Durante o ano, os fãs brasileiros acompanharam diversas lutas emocionantes, grandes nocautes, um duelo pelo cinturão e resultados surpreendentes. Confira abaixo uma retrospectiva de todas as edições do país.
- Confira os preços especiais do Hotel Urbano e viaje para assistir ao UFC

UFC Jaraguá do Sul – 15 de fevereiro
Uma das principais estrelas brasileiras da organização, Lyoto Machida encarou Gegard Mousasi na luta principal do UFC Jaraguá do Sul. Como era esperado, o duelo teve muita movimentação, contragolpes e boa trocação. No final, o brasileiro venceu por decisão unânime (49-46, 50-45, 50-45). Na segunda luta mais importante da noite, Ronaldo Jacaré ficou perto de finalizar o combate, mas venceu Francis Carmont por pontos (29-28, 29-28, 30-27) e frustrou o ex-campeão Georges St-Pierre, que estava no corner do adversário.

UFC Natal – 23 de março
O primeiro evento do Ultimate em Natal acabou de maneira infeliz para os brasileiros. Reeditando um dos melhores combates já vistos no UFC, Maurício Shogun e Dan Henderson mediram forças na luta principal da noite. O brasileiro conseguiu aplicar dois knockdowns no norte-americano, mas levou um potente cruzado de direita, seguido de um violento ground and pound, e acabou derrotado. No coevento principal da noite, CB Dollaway precisou de apenas 39 segundos para nocautear o vencedor do TUF Brasil 1, Cezar Mutante, silenciando o público no Ginásio Nélio Dias. 

 
TUF Brasil 3 Finale - São Paulo – 31 de maio
A luta principal era para ser entre os pesados Junior Cigano e Stipe Miocic, mas o brasileiro se machucou e deu lugar a Fábio Maldonado. O paulista, porém, não teve uma boa experiência na categoria de cima – Maldonado luta entre os meio-pesados – e acabou nocauteado com apenas 35 segundos de luta. O evento também coroou Antônio Cara de Sapato e Warlley Alves como os vencedores da terceira edição do reality The Ultimate Fighter Brasil, nas categorias pesado e médio, com vitórias sobre Vitor Miranda e Marcio Lyoto, respectivamente.

UFC Brasília – 13 de setembro
Primeira edição do Ultimate na capital do país, o UFC Brasília trouxe na luta principal a revanche entre Antônio Pezão e Andrei Arlovski. O brasileiro havia vencido o primeiro duelo por decisão unânime, no extinto Strikeforce, mas foi surpreendido com um direto e acabou nocauteado em sua terra natal. No coevento principal, Gleison Tibau fez sua 23ª luta pelo Ultimate – é o brasileiro que mais vezes pisou no octógono – e venceu o polonês Piotr Hallmann por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28).

UFC 179 – Rio de Janeiro – 25 de outubro
José Aldo era o único brasileiro com um cinturão do Ultimate. O lutador iria encarar novamente o norte-americano Chad Mendes no Rio de Janeiro, mas dessa vez no Maracanãzinho. Após cinco rounds duríssimos, o manauara venceu por decisão dos jurados (triplo 49-46), conseguindo defender seu título pela sétima vez consecutiva. A festa brasileira só não foi completa porque Phil Davis anulou o jogo de Glover Teixeira e venceu o ex-desafiante ao cinturão meio-pesado por pontos (triplo 30-27).

UFC Uberlândia – 8 de novembro
Mauricio Shogun voltaria a encabeçar a luta principal de um evento no Brasil nove meses depois de ter sido nocauteado por Dan Henderson, em Natal. O brasileiro enfrentaria Jimi Manuwa, mas o inglês se machucou e Ovince St. Preux deixou o coevento para lutar contra Shogun. Pior para o curitibano, que sofreu um nocaute devastador com apenas 34 segundos de luta. Por outro lado, Warlley Alves conseguiu sua segunda vitória no Ultimate, dessa vez entre os meio-médios, batendo Alan Jouban por decisão unânime (triplo 29-28) em uma luta duríssima.

UFC Barueri – 20 de dezembro
Último evento do Ultimate no país e no ano, o UFC Barueri fechou 2014 com chave de ouro para os fãs brasileiros. Lyoto Machida não deu chances CB Dollaway, que havia vencido as duas lutas anteriores que fez no Brasil, contra Daniel Sarafian e Cezar Mutante. O carateca acertou um chute fortíssimo nas costelas do norte-americano, com menos de um minuto de combate, que sentiu o golpe e caiu no chão. No segundo duelo mais importante da noite, o ex-campeão dos galos Renan Barão teve dificuldades, mas finalizou Mitch Gagnon com um katagatame e comemorou a vitória ao som de “O campeão voltou!”, cantado pela torcida presente no Ginásio José Corrêa.