Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Retrospectiva: os novos campeões do UFC em 2015

Relembre quais cinturões mudaram de mãos no ano que passou


Mais do que qualquer outro na história do UFC, 2015 foi um ano de trocas de cinturões. Nada menos do que sete das dez categorias da organização começarão 2016 com campeões diferentes daqueles que começaram o último ano, mostrando o alto nível de competitividade que o esporte atingiu. Relembre todos os campeões que foram coroados ao longo dos últimos 365 dias.
Joanna Jedrzejczyk
Após uma vitória sobre Claudinha Gadelha em dezembro de 2014, a polonesa Joanna Jedrzejczyk não deixou margem para dúvidas quando desafiou a campeã do TUF 20 e primeira campeã peso-palha da história do UFC, Carla Esparza. Joanna dominou completamente a adversária e conquistou o título com um nocaute técnico no segundo round. Ainda em 2015, deu tempo para a polonesa defender duas vezes seu cinturão, contra Jessica Penne e Valerie Letourneau.
Claudinha Gadelha quer revanche com campeã peso-palha | Joanna diz que brasileira não merece title-shot
Rafael dos Anjos
Um dos atletas que mais evoluíram ao longo da passagem pelo UFC, Rafael dos Anjos chegou ao lugar mais alto da divisão dos leves no mês de março, quando conquistou uma improvável vitória sobre o dominante Anthony Pettis com uma performance avassaladora que lhe rendeu uma decisão unânime dos jurados. O brasileiro voltou a competir no mês de dezembro, quando cedeu uma revanche a Donald Cerrone, quem havia derrotado em 2013, e mais uma vez foi impressionante, nocauteando o americano em pouco mais de um minuto de luta.
Rafael dos Anjos decola no ranking peso por peso | Último algoz de dos Anjos pede revanche
Daniel Cormier
Daniel Cormier teve a chance de ser outra grande zebra de 2015 quando enfrentou Jon Jones no terceiro dia do ano. A derrota por decisão dos jurados, entretanto, não impediu o lutador de figurar na lista de novos campeões do ano. Isso porque problemas pessoais afastaram Jones da organização e permitiram que Cormier tivesse nova chance. A luta pelo cinturão vago foi contra Anthony Johnson, em maio, e o ex-membro da seleção americana de wrestling venceu por finalização no terceiro assalto. Meses depois, ele teve missão igualmente dura para defender o título, o que conseguiu com uma vitória suada por decisão dividida sobre Alexander Gustafsson.
Fabrício Werdum
Assim como Rafael dos Anjos, Werdum tem a assinatura do mestre Rafael Cordeiro em seu cinturão. Campeão mundial de jiu-jitsu, o gaúcho mostrou enorme evolução em seu muay thai desde o retorno ao UFC, em 2012, e a consagração veio com uma performance dominante sobre Cain Velasquez em junho. Após castigar o americano no segundo assalto, Werdum terminou o combate como gosta, com uma finalização, no terceiro. A primeira defesa de título do brasileiro será em revanche com Velasquez no mês de fevereiro.
Holly Holm
Possivelmente a maior zebra de 2015, a campeã mundial de boxe e kickboxing Holly Holm foi capaz de destronar a toda poderosa Ronda Rousey, que até então havia sido a única campeã peso-galo do UFC. Além disso, Holm fez a vitória parecer fácil. Depois de dominar a judoca completamente no primeiro round, Holly fechou a conta com um chutaço de perna esquerda que fez Ronda conhecer a derrota pela primeira vez na carreira.
Luke Rockhold
O peso-médio Luke Rockhold foi o primeiro desafiante não-brasileiro ao título de Chris Weidman. Embalado por quatro vitórias consecutivas por nocaute ou finalização, Luke teve problemas no início e foi controlado por Weidman no primeiro assalto do combate, mas não se entregou. A partir do segundo, o companheiro de treinos de Daniel Cormier e Cain Velasquez se soltou na luta e passou a castigar o campeão, coroando a performance com um nocaute técnico no quarto round.
Luke Rockhold pede Vitor Belfort e brasileiro aceita
Conor McGregor
O irlandês falou, falou, falou, falou… e fez. Provocador e irreverente, McGregor foi um dos grandes nomes do MMA em 2015. Em julho, ele conquistou o cinturão interino dos pesos-pena com nocaute sobre Chad Mendes. Em dezembro, o aguardado duelo contra José Aldo finalmente ocorreu, e durou apenas 13 segundos. O irlandês aproveitou a primeira brecha dada pelo brasileiro e acertou em cheio um contra-golpe que derrubou o então campeão, acabando com uma invencibilidade de mais de 10 anos.
Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhuma edição do UFC