Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Ricardo Lamas vê pressão em "Do Bronx" no México: "Ele 'quebra' mentalmente"

Peso-pena fala sobre cancelamento do UFC Manila e "loucura" na categoria

 
Ricardo Lamas teria a chance de enfrentar uma lenda. Em 15 de outubro, o peso-pena mediria forças com BJ Penn, ex-campeão em duas categorias e integrante do Hall da Fama do UFC, na luta principal de um evento em Manila (Filipinas), mas uma lesão do havaiano forçou o cancelamento da luta.

Sem conseguir um substituto para o duelo principal, o card inteiro foi adiado faltando apenas nove dias para a data marcada, e Lamas viu sua preparação inteira ir por água abaixo.

Como se manter firme e focado em uma situação tão conturbada?

"Uso a minha família como motivação. Tenho um filho de um ano, então preciso pensar nele, e isso me faz seguir em frente", disse Lamas em entrevista ao UFC Brasil.

É justamente essa força mental que o peso-pena pretende levar ao octógono para vencer seu novo oponente, Charles Oliveira, no UFC México, em 5 de novembro. Fazendo sua terceira luta pelo UFC no país, o "Bully" afirma que o psicológico é sua maior vantagem sobre o brasileiro.

"Acho que tenho mais vontade, tenacidade e coração. É muito difícil me desencorajar em uma luta. De certa forma, o Oliveira 'quebra' tanto fisicamente quanto mentalmente nas lutas, e já vimos isso acontecer antes", disse. "A torcida definitivamente vai me ajudar. Eu me alimento da energia do público, e se eles estão a meu favor, é melhor".

Leia também: RDA foca em título | McGregor admite abrir mão de um cinturão | Card do UFC México

"Do Bronx" é conhecido por seu afiadíssimo jogo de chão, mas nada que intimide o adversário. Lamas nunca foi finalizado em sua carreira no MMA, e pretende continuar assim.

"O chão dele é perigoso, mas o meu também é. Se quiser ir para o chão comigo, quem pode acabar sendo finalizado é ele. Não vejo muitos buracos em seu jogo, mas acho que às vezes ele fica confortável demais, e se isso acontecer, com certeza vou me aproveitar", afirmou, revelando seus planos para o futuro.

"Acho que uma vitória vai aumentar o nível do meu próximo oponente. Ele está em oitavo. Talvez o próximo seja do top 6, e depois disso eu posso pensar em disputar o título. Acho que só preciso de mais duas lutas para chegar lá".

Disputar o cinturão, no entanto, é um sonho um pouco distante para os desafiantes do peso-pena no momento. Isso porque o campeão, Conor McGregor, vai disputar o título dos leves no UFC 205, em 12 de novembro, e o dono do cinturão linear, José Aldo, declarou sua aposentadoria.

Lamas, como sempre se apoiando na força mental, tem esperança de que a situação na categoria até 66kg se esclareça em breve.

"Está uma loucura. Tento não pensar muito nisso, quero me concentrar na minha carreira, no que preciso fazer para melhorar. Espero que o UFC resolva isso logo. Acho que depois de novembro muitas coisas vão se esclarecer em relação ao Conor com os cinturões, e se o Aldo realmente vai se aposentar", disse.

O UFC México será liderado pela batalha entre Rafael dos Anjos e Tony Ferguson, na categoria dos leves, e terá transmissão ao vivo pelo Canal Combate. Assine já e não perca! 

Assine o Canal Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC