Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Ronaldo Jacaré aponta evolução de Yoel Romero e promete grande luta no UFC 194

Tops do ranking peso-médio batalham em 12 de dezembro

Ronaldo 'Jacaré' é mais um dos atletas do UFC a receber uma visita surpresa. Enquanto aguardava a chegada dos jornalistas para um Media Day no Rio de Janeiro, o peso-médio contou que um agente da USADA, a agência norte-americana antidoping, bateu à sua porta nas primeiras horas da manhã para recolher uma amostra de sangue.

"Política antidoping, né. Bateram cedinho na minha casa. Achei bom, estão fazendo um trabalho maravilhoso. Eu até ofereci um café para o rapaz, e falei que se ele quisesse voltar mais vezes, seria bem-vindo", revelou, bem-humorado, ao UFC.com.br.

O cuidado em manter o esporte limpo não é para menos, principalmente quando se trata de uma das lutas mais importantes da divisão até 84kg na atualidade. Número dois do ranking, Jacaré encara o terceiro colocado Yoel Romero no UFC 194, apenas um combate antes de Chris Weidman tentar defender o título da categoria contra Luke Rockhold, e o vencedor com certeza fica muito próximo de uma disputa pelo cinturão.

Mais UFC 194: Só pode haver um | Está chegando a hora | Assine o Combate e não perca nenhum detalhe

Jacaré sabe o gosto de ser campeão. O brasileiro foi dono do título do Strikeforce entre 2010 e 2011, e acabou perdendo o ouro em uma batalha contra Rockhold. Apesar do histórico com o atual desafiante, o atleta garante que não tem preferência por uma revanche, desta vez valendo a coroa no Ultimate.

"Nem estou pensando nisso. Estou pensando na minha luta com o Romero e estou pensando na vitória. Depois da vitória eu quero saber quem será meu próximo adversário. Já passou da hora", disse, sem esconder a ansiedade em ganhar sua chance ao topo.

Para a batalha contra o 'Soldado de Deus', Jacaré está treinando pesado - tanto que até surgiram na internet vídeos nos quais ele aparece nocauteando parceiros de sparring com apenas um golpe. O perigo que Jaca oferece aos seus adversários é tão grande que até Ricardo Libório, um dos fundadores da equipe onde Romero treina, afirmou em entrevista ao Combate que o capixaba é uma ameaça maior do que Weidman ou Rockhold.

"Fiquei lisonjeado com o grande Libório, um cara que tem um nome impressionante, falando isso ao meu respeito. Ele foi um dos melhores alunos do Carlson Gracie e agora é um dos líderes da American Top Team, que é uma das maiores equipes do mundo. Fico muito feliz e vejo que o trabalho feito na X-Gym está sendo bom", disse.

Mesmo com os elogios, o peso-médio mantém os pés no chão. Jacaré revelou que viu todas as lutas de Romero e apontou que o cubano, que é medalhista Olímpico no wrestling, vem evoluindo na trocação. O brasileiro, que já ganhou vários títulos em campeonatos mundiais de jiu-jítsu, também é um especialista na luta de chão com grande poder de nocaute nas mãos.

"Eu vejo ele como um atleta forte, com um preparo físico bom. Estudei as lutas dele, e vi que com o passar do tempo ele erra menos golpes, isso é um fator favorável para ele. Estou estudando bem o meu adversário, acho que vou fazer um grande trabalho. Acredito que a minha maior arma é sempre o jiu-jítsu, e o resto é para surpreender e para tentar vencer a luta em todas as áreas. Acredito que o conjunto vai fazer a diferença. Quem estiver mais preparado fisicamente, vai fazer a diferença. Quem mantiver a estratégia e conseguir aplicar o plano de luta, vai fazer a diferença"

Seja em pé ou seja no chão, a única promessa que Jacaré faz é a de que o duelo contra Romero será uma das mais eletrizantes de 12 de dezembro.

"Acredito que ele esteja treinando bastante para lutar comigo. Como o treinador dele mencionou, eu sou uma ameaça. Justamente por isso acredito que ele vai vir bem preparado. Eu estou bem fisicamente, psicologicamente e tecnicamente, e acredito que a gente vai fazer uma das melhores lutas da noite. "

Visite a UFC Store | Baixe o UFC APP