Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Ronda Rousey: Por um 2014 ainda melhor

"2014 vai começar comigo vencendo Sara McMann e irá em direções muito
interessantes. Fique atento. Vai fazer 2013 parecer chato." - Ronda Rousey

Não há provocações ou rivalidade entre a campeã Ronda Rousey e desafiante Sara McMann antes da luta principal do UFC 170 deste sábado, e ainda assim é uma luta convincente com um enredo envolvente. É o primeiro encontro entre duas ex-atletas olímpicas no octógono, com Rousey pegando uma medalha de bronze no judô e McMann ganhando uma medalha de prata no wrestling. Sim, este é um grande duelo.

"Este é definitivamente um evento histórico em si, e é incrível que isso está acontecendo durante os Jogos Olímpicos de Inverno, tendo duas medalhistas olímpicas lutando", disse Rousey. "É muito difícil conseguir ficar tão motivado para o mesmo objetivo duas vezes, assim aumentando as apostas a cada luta só me mantém motivada e focada. Não acho que seria capaz de lutar no mais alto nível se tivesse apenas uma adversária e não um verdadeiro desafio na minha frente."

Veja o perfil e as estatísticas da campeã peso-galo do UFC - Ronda Rousey

Assine o canal Combate e assista o UFC 170 ao vivo

A invicta McMann é definitivamente um desafio, não apenas do ponto de vista físico e técnico, mas porque, como Rousey, ela sabe o que é se apresentar no nível de elite em seu esporte, então ela não vai ficar maravilhada com as luzes brilhantes de uma luta principal do UFC.

"Eu não acho que existem situações de pressão mais elevadas do que lutar nas Olimpíadas, e uma vez que você esteve nesse tipo de situação e foi capaz se apresentar sob essa pressão, algo como um título do UFC não vai parecer tão assustador como seria para outra pessoa", admite Rousey, que respondeu muitas perguntas em sua última luta com Miesha Tate, provando que ela não estava com medo de ir além do primeiro round pela primeira vez em oito lutas. Nada disso pessoal, ela não explodiu quando o sino para o segundo round soou. Nem para o terceiro...

"Eu me senti muito melhor no terceiro round do que no primeiro ou no segundo", disse ela. "Eu sempre me abro mais quando a luta vai passando. Mesmo quando era criança, fazendo judô, eu e minha mãe sempre falávamos disso, meu primeiro round era o pior e tinha que desenvolver dali.  E realmente senti que até o terceiro round, eu estava me estabelecendo muito mais e me tornando muito mais disciplinada e estava simplesmente relaxada. Quando o terceiro round veio, aceitei e pensei, ‘tudo bem, vamos até o quinto’, e estava pronta para isso. Mas acho que assim que Miesha viu que o segundo round foi mais difícil para ela do que o primeiro, ela já estava abalada para o terceiro, e eu estava pronta para ir até o quinto.”

No terceiro, ela finalizou Tate da maneira como terminou todas as suas lutas, com um armlock. No entanto, enquanto o jogo de chão sempre foi o seu pão com manteiga, temos visto mais do seu ataque em pé na academia, incidindo principalmente sobre a ciência boxe. E ela adora.

"O boxe é novo para mim, e realmente exige muito do meu foco e atenção", disse Rousey. "Eu cheguei ao ponto no judô, onde não estava aprendendo nada de novo mais, poderia descobrir como fazer algo melhor, mas não era como se eu tivesse qualquer novo conceito que tinha que entender, assim boxe realmente capturou minha imaginação e entusiasmo que achava que havia perdido apenas fazendo judô. Eu realmente tenho que agradecer o boxe por revigorar o meu entusiasmo para a competição novamente."

E agora o alvo é Sara McMann, e Rousey promete que este será um ano para recordar. No entanto, todos não foram todos desde que nos apresentaram a Sra. Rousey?

"2014 vai começar comigo vencendo Sara McMann e irá em direções muito interessantes", ela sorri. "Fique atento. Vai fazer 2013 parecer chato."

Conheça o Combate+ e assista as lutas de qualquer lugar

Confira as ofertas especiais da Netshoes