Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Te Huna preparado para enfrentar um ídolo

"Eu quis começar a pedir por caras, começar a pedir grandes desafios, quero seguir em frente, não andar para trás. - James Te Huna

Peso meio-pesado do UFC - James Te HunaJames Te Huna, que enfrenta Shogun Rua na luta co-principal do UFC Fight Night nesta sexta (sábado na Austrália), não hesita quando perguntado sobre o que aprendeu em sua última luta. Depois da derrota no primeiro round por finalização contra Glover Teixeira no UFC 160 em maio, Te Huna estava mentalmente preparado para um esporte totalmente diferente.

"Eu aprendi que estava em uma luta de MMA, não em uma luta de boxe", ele ri. "Toda a preparação para a luta, não me arrependo do treinamento, fiz tudo certo, fiz muito trabalho no chão e kickboxing e isso e aquilo mas mentalmente fui para a luta pensando que seria uma briga, pensando que tudo seria em pé. Pensei que Glover teria algo para provar: que ele poderia derrotar um boxeador como eu."

Te Huna deve estar preparado mais uma vez para qualquer coisa nesta luta. O lendário lutador brasileiro Shogun é muito dinâmico, misturando um muay thai agressivo, quedas excelentes e finalizações complicadas. Uma vitória sobre Shogun, 9º no ranking dos peso meio-pesados provavelmente empurraria Te Huna aos top 10. É outro grande desafio, mas um que o residente de Penrith, Sidney procurou.

"(Depois que o card de Brisbane foi anunciado) eu quis começar a pedir por caras, começar a pedir grandes desafios, quero seguir em frente, não andar para trás. E Shogun é um lutador tão empolgante, ele tem uma grande legião de fãs aqui, todos o amam, e ele é realmente resistente. Acho que terei uma grande luta com ele."

Os dois cruzaram seus caminhos em 2006, antes de Te Huna entrar no UFC. E como um aspirante a atleta profissional, Te Huna idolatrava Shogun, que era então o super astro do PRIDE FC no Japão. Embora Te Huna tenha a mesma idade que Shogun, 32 anos, o brasileiro está no topo do esporte ha muito mais tempo. Enquanto muito mudou desde 2006, o lutador descendente de Maoris ainda se considera um fã do seu futuro oponente.

"Quando eu comecei a lutar no Japão, comecei a assistir as lutas do PRIDE. Eu tive a sorte de treinar com Mark Hunt e ele me levou para o Japão quando lutou com Fedor Emelianenko e quando Aaron Rosa" title="Te Huna demolindo Aaron Rosa" style="width: 290px;" src="https://ufc-video.s3.amazonaws.com/image/photo_galleries/07_FX2_TeHuna_Rosa/82-TeHuna_Rosa_FX2.jpg" align="right">lutou com um boxeador japonês. Quando estava lá, Shogun estava no mesmo card que eu e estávamos no mesmo hotel que todos os outros lutadores", disse Te Huna. "Sou um cara quieto, tímido e acho difícil ir até uma pessoa e abordá-la, e Shogun estava passando pelo salão, eu andei direto em sua direção. Ele era um dos meus lutadores favoritos, eu o perguntei como estavam os treinos e disse boa sorte em sua luta e tirei uma foto com ele. Foi quando ele lutou com Mark Coleman e deslocou o cotovelo. Mas ainda tenho aquela foto, ainda sou um grande fã dele, é uma honra para mim entrar na jaula com ele, com uma lenda, e testar minhas habilidades contra ele."

Em preparação, para seu dinâmico oponente, Te Huna nascido na Nova Zelândia adicionou um novo elemento em seu camp, o treinador australiano de MMA Dan Higgins, que foi treinado pelo grande Greg Jackson. Higgins ajudou Te Huna a juntar todos os elementos do jogo. É uma adição que vem de longa data.

"Ele foi o treinador de Kyle Noke antes de ele ir para a Jackson's MMA. Então ele tem muita experiência. Eu nunca tive um treinador de MMA, somente treinadores de boxe, jiu jitsu, wrestling, mas fui eu quem fiz todas estas escolhas; quando se trata de sparring ou da luta, porque eu. Não podia confiar em ninguém. Então, está é a primeira vez que tenho um treinador de MMA, e ele já esteve lá, já fez isto, e eu confio nele."