Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TJ Dillashaw x Dominick Cruz pode ser uma das melhores lutas de 2016

Campeão e ex-campeão fazem a luta principal do UFC Boston


Após tantas emocionantes disputas de cinturão nos últimos dois meses, TJ Dillashaw e Dominick Cruz fazem neste domingo (17) o que promete ser uma das melhores lutas de 2016. Lutadores de estilos parecidos, um tenta se provar o real soberano dos pesos-galo, enquanto o outro, com apenas uma luta nos últimos quatro anos, tenta retomar o posto que perdeu somente fora do octógono. Saiba por que esta luta promete ser tão emocionante.
Aos 29 anos, TJ Dillashaw vive o melhor momento de sua carreira. Tendo apenas o wrestling como carro-chefe ao se profissionalizar, em 2010, o atleta evoluiu como poucos neste período, e hoje é capaz de boxear ou derrubar qualquer um na divisão, tornando sua estratégia extremamente imprevisível.
Dominick, um ano mais velho, também é oriundo da luta olímpica, mas já tem mais de uma década de experiência no boxe, o que se percebe em sua excelente movimentação e trabalho de pés.
Movimentação é, inclusive, a palavra-chave do duelo. Ambos lutadores são dois dos melhores neste quesito, o que os torna excelentes defendendo golpes e quedas. No UFC, TJ tem uma taxa de sucesso de 68% e 100%, respectivamente, nestas áreas, e Dominick não fica para trás, defendendo 76% dos golpes desferidos contra ele, assim como 83% das tentativas de queda.
Leia também: Relembre as lesões de Dominick Cruz | Dillashaw: "Cruz não venceu ninguém que está no topo agora" | Cruz: "Dillasahw me copiou para ser campeão" | A trajetória de Dominick Cruz | Dillashaw - De derrotado no TUF a campeão | Raphael Assunção assume torcida por Dillashaw
Dominick Cruz é cinco centímetros mais alto que Dillashaw (com 1,72m, o ex-campeão é um dos mais altos da divisão), o que pode ajudá-lo a manter a luta na distância e tornar ainda mais difícil a missão de acertá-lo.
Contra Cruz, entretanto, joga a questão do ritmo de luta. O ex-campeão sofreu quatro sérias lesões nos últimos quatro anos e, desde outubro de 2011, pisou apenas uma vez no octógono.
Dillashaw, por sua vez, fez nada menos que 10 combates no mesmo período, tendo lutado 14 rounds nos últimos três. O fôlego e o físico do atual campeão são um ponto forte, e TJ já se mostrou capaz de manter o mesmo nível de suas atuações durante todo o combate. Essa será, entretanto, sua primeira luta desde a saída da Team Alpha Male, time ao qual pertenceu desde seu início no MMA, e não se sabe ao certo como isso pode afetar seu jogo.
Seja como for, em 10 lutas no UFC, TJ Dillashaw foi premiado cinco vezes com bônus de melhor performance ou luta da noite, enquanto Dominick Cruz recebeu a honra em todas suas três lutas na organização. No que depender dos dois protagonistas da luta principal do UFC Boston, este será mais um combate histórico.
Assine o Canal Combate e não perca o UFC Boston!