Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10 de dezembro: o último mês de um ano incrível

Antes de fechar a campanha atual e encerrar este ano incrível, teremos cinco eventos e um bocado de duelos eletrizantes e fundamentais para aproveitar. Aqui vai uma prévia.

Em alguns anos, quando os fãs relembrarem a história do UFC e olharem os anos que ajudaram a moldar a organização, 2016 terá destaque como um dos períodos mais importantes de toda a companhia.

Antes de fechar a campanha atual e encerrar este ano incrível, teremos cinco eventos e um bocado de duelos eletrizantes e fundamentais para aproveitar. Aqui vai uma prévia dos melhores.

Este é o top 10 de dezembro.

The Ultimate Fighter Finale: sábado, 3 de dezembro - Las Vegas, Nevada (EUA)

Joseph Benavidez x Henry Cejudo

Depois de liderarem as equipes durante a 24ª temporada do TUF, Benavidez e Cejudo mostrarão o que fazem melhor: competir no octógono.

Benavidez entra em uma sequência de cinco vitórias e como o claro segundo lugar na divisão dos moscas, com suas únicas duas derrotas na categoria sendo para o campeão Demetrious Johnson. Para Cejudo, é a primeira aparição desde que perdeu para o "Mighty Mouse" no UFC 197, em abril - o primeiro revés de sua carreira no MMA - além de uma oportunidade de voltar ao grupo de desafiantes.

Este duelo será interessante do ponto de vista técnico, já que ambos são capazes de ter sucesso no espaço, clinche e chão, com Cejudo possuindo as credenciais do wrestling superior (obviamente) e Benavidez tendo uma vantagem significativa nos campos da experiência e profundidade nas habilidades dentro do cage.

Assine o Combate e não perca nenhuma edição do UFC em dezembro

Demetrious Johnson x Tim Elliott - valendo o cinturão peso-mosca

Será que Elliott conseguirá fazer como Matt Serra e transformar seu troféu do "Torneio de Campeões" em um cinturão do UFC? Esta é a questão fundamental do evento deste fim de semana, e apesar de muitos certamente dispensarem suas chances, era assim que a maioria se sentiu em relação a Serra antes de sua batalha contra Georges St-Pierre.

Vencendo ou não, Elliott conquistou sua vaga na luta contra Johnson, sobrevivendo à competição no caminho de volta ao octógono. O ex-campeão do Titan FC teve vida difícil em sua primeira temporada no UFC, conquistando um recorde de 2-4, mas as derrotas vieram para alguns dos maiores nomes da divisão dos moscas, e ele provou pela segunda vez que pertence a esse nível.

Agora Elliott enfrenta um dos melhores lutadores peso por peso do mundo. Um campeão dominante que está se aproximando do recorde de Anderson Silva para defesas consecutivas de título, e que despachou Cejudo rapidamente em sua última luta. Apesar de tudo o que já conquistou, Johnson continua evoluindo a cada aparição, fazendo da disputa de título deste fim de semana um confronto imperdível - seja a sua torcida por uma zebra, ou seja a sua vontade simplesmente ver um dos melhores do mundo fazer seu trabalho.

UFC Albany: sexta-feira, 9 de dezembro - Albany, Nova York (EUA)


Derrick Lewis x Shamil Abdurakhimov

De todas as lutas desta lista, esta é a que parece ser mais subestimada tanto em termos de entretenimento quanto em relevância para a divisão dos pesados em 2017. O ranking da divisão até 120kg está em mudança permanente fora do top 5, e o vencedor desta tem a chance de já ir armando algo grande para o começo do ano que vem.

Lewis entra com uma sequência de quatro vitórias, trazendo consigo potência e habilidades em constante evolução que não recebem devida atenção. Em sua última luta, o norte-americano venceu Roy Nelson e chegou ao top 10. Já Abdurakhimov se recuperou de um revés em sua estreia com vitórias sobre Anthony Hamilton e Walt Harris, colocando-se em posição para chegar rapidamente até uma disputa de título se for capaz de quebrar a sequência do rival.

As faíscas devem surgir desde o início do confronto entre os grandões, o que indica que há grande possibilidade de alguém ser nocauteado.

UFC 206: sábado, 10 de dezembro - Toronto, Ontário (Canadá)

Cub Swanson x Doo Ho Choi

Peça, e você pode conseguir.

Choi fez campanha por esta luta após sua vitória sobre Thiago Tavares em julho, e depois que Swanson venceu Tatsuya Kawajiri no mês seguinte, o combate foi casado e adicionado ao evento de Toronto.

Embalado em 13 vitórias, incluindo três triunfos em um round, Choi certamente terá seu maior teste pela frente, e é a chance de o "Korean Superboy" se estabelecer como ameaça legítima na divisão dos penas. Com grande potência e timing, Choi impressionou até agora, capitalizando em oportunidades contra Juan Puig, Sam Sicilia e Tavares com relativa facilidade.

Se conseguir o mesmo contra Swanson, ele irá de promessa a desafiante, mas é mais fácil falar do que fazer.

"Killer Cub" conquistou vitórias após um ano parado, superando Hacran Dias e o veterano japonês Kawajiri para se restabelecer como um dos tops da categoria. Completo e com um espírito indomável, o atleta de 33 anos tentará mais um triunfo marcante ao mesmo tempo em que corta a subida de Choi.

Assine o Combate e não perca nenhuma edição do UFC em dezembro

Anthony Pettis x Max Holloway - valendo o cinturão interino peso-pena

Promovido ao espaço de luta principal e com a criação de um título interino, este é um confronto que promete produzir todos os tipos de fogos de artifício.

Em sua estreia nos penas, Pettis mostrou flashes das habilidades que fizeram dele um dos mais perigosos lutadores do esporte alguns anos atrás, finalizando Charles Oliveira com uma guilhotina no terceiro round. Com o primeiro grande corte de peso no passado e tendo tempo de sobra para se preparar para Holloway, uma versão ainda melhor do "Showtime" deve aparecer no segundo sábado de dezembro.

Enquanto isso, Holloway fez sua parte com nove vitórias seguidas, incluindo um quarteto de integrantes do top 10, sendo sua última vítima Ricardo Lamas, em junho. "Blessed" foi de uma promessa intrigante a desafiante sério dentro do octógono, combinando habilidades técnicas e muito trabalho com resiliência e coração.

Apesar de já ser originalmente grande, esta luta merecia ter cinco rounds. Agora eles terão a chance de competir por 25 minutos - se necessário - com o vencedor fechando o ano em posse de um cinturão de campeão mundial.

UFC Sacramento: sábado, 17 de dezembro - Sacramento, Califórnia (EUA)


Paige VanZant x Michelle Waterson

Vinda de um nocaute com chute voador no segundo round sobre Bec Rawlings, VanZant tem a tarefa de comandar o evento em casa contra Waterson, em uma batalha que tem grande peso na divisão até 52kg.

Os últimos 20 meses têm sido desafiadores para Waterson, que estreou no UFC com uma vitória sobre Angela Magana, mas passou o último ano de molho para se recuperar de uma série de lesões. Saudável e pronta para competir, a ex-campeã do Invicta FC terá a chance de fechar 2016 em um main-event no qual uma vitória pode lhe catapultar até uma disputa de cinturão na amplamente aberta divisão peso-palha.

VanZant mostrou novas armas quando conectou o chute fatal em Rawlings em agosto, voltando ao caminho das vitórias de maneira espetacular. Agora com cinco lutas no UFC, e recuperada da derrota para Namajunas no ano passado, a integrante da Team Alpha Male terá a chance de conquistar as maiores vitórias de sua carreira e se posicionar para sérias oportunidades em 2017.

UFC 207: sexta-feira, 30 de dezembro - Las Vegas, Nevada (EUA)


TJ Dillashaw x John Lineker

Dillashaw esperava terminar 2016 da mesma maneira que começou: com uma batalha pelo cinturão de Dominick Cruz. Em vez disso, ele terá de se contentar com a segunda melhor opção: uma eliminação pelo título contra John Lineker no mesmo card em que acontece a disputa pela coroa do peso-galo.

Depois de perder o cinturão para Cruz em janeiro, Dillashaw se recuperou ao vingar a derrota para Raphael Assunção no UFC 200, em julho. Se o ex-campeão conseguir despachar Lineker, ele deve conseguir desafiar o vencedor da segunda luta principal da noite no ano que vem.

Mas bater Lineker não é tarefa fácil, já que o brasileiro vem de quatro vitórias seguidas desde que subiu ao peso-galo, e tem a mesma potência nos socos que o fizeram uma grande ameaça no peso-mosca. Em uma sequência de seis vitórias - em um cartel 10-2 no UFC - o "Mão de Pedra" entrará para a lista de top contenders em 2017 caso vença Dillashaw.


Fabricio Werdum x Cain Velasquez

Originalmente marcada como uma revanche pelo cinturão em fevereiro, a luta entre Werdum e Velasquez acontecerá no fim do ano, e pode determinar o próximo desafiante da divisão dos pesos-pesados.

Depois de perder o título em maio, Werdum se recuperou com uma vitória por decisão unânime sobre Travis Browne, substituto de última hora para Ben Rothwell, no UFC 203. Alguns meses antes, Velasquez também se recuperou de uma perda de título ao derrotar Browne, dominando o havaiano no UFC 200.

Agora, os rivais se encontrarão pela segunda vez, com ambos vindos de triunfos sólidos e valendo a chance de recuperar o cinturão perdido.

Assine o Combate e não perca nenhuma edição do UFC em dezembro

Dominick Cruz x Cody Garbrandt - valendo o cinturão peso-galo

Os dois atletas estiveram em rota de colisão durante todo o ano, e quando Garbrandt nocauteou Takeya Mizugaki enquanto Cruz assistia tudo da cabine de transmissão no UFC 202, você sabia que esta luta pelo título era inevitável.

"No Love" conquistou um trio de nocautes no primeiro round em 2016, aumentando seu cartel para 10-0. Com mãos ágeis e seriamente fortes, a estrela da Team Alpha Male está pronta para acabar com o reinado de Cruz.

Se houvesse um prêmio para Retorno do Ano, ele certamente pertenceria a Cruz, que reclamou o título que nunca realmente perdeu em batalha fantástica com Dillashaw no começo do ano, e defendeu a coroa contra o rival de longa data Urijah Faber em junho, no UFC 199. Agora ele quer manter sua posição no topo do ranking peso-galo e calar o desafiante de língua afiada para encerrar com chave de ouro um ano de sucesso no octógono.


Amanda Nunes x Ronda Rousey - valendo o cinturão peso-galo feminino

Nenhum cinturão mudou de dono tantas vezes nos últimos 13 meses como o do peso-galo feminino, e depois de uma trajetória turbulenta, a primeira mulher a ter sua posse poderá terminar 2016 como campeã mais uma vez.

Nunes conquistou o título com uma performance intensa contra Miesha Tate no UFC 200, mostrando seu poder de mudar o rumo de qualquer luta logo no início e finalizando Tate em três minutos. Embalada em quatro vitórias e na melhor forma de sua carreira, Nunes pode se preparar para um grande 2017 se tornando a primeira mulher a conseguir defender o título peso-galo neste ano.

Enquanto você sabe o que esperar da campeã, a desafiante entra cercada de pontos de interrogação, e é isso o que deixa este confronto tão intrigante. Esta é a primeira luta de Rousey desde que perdeu o título e passou mais de um ano longe dos holofotes, o que faz todos se perguntarem o que será da ex-campeã em seu retorno.

Será que Nunes via iniciar um longo reinado ao despachar a desafiante, ou será que Rousey vai retomar a posição que ocupou por tantos anos?