Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10: lutas imperdíveis em maio

Mês terá três eventos e uma série de brasileiros em ação


Se você é um fã do UFC, dê uma salva de palmas aos matchmakers Joe Silva e Sean Shelby, porque março é um daqueles meses em que o Top 10 poderia ser Top 20 graças ao esforço destes homens.
Quão bons são os três eventos programados para este mês?
A ótima luta entre Rustam Khabilov e Chris Wade ficou de fora da lista, assim como o duelo de revelações entre Renato Moicano e Zubaira Tukhugov. O combate entre os Top 15 meio-médios Tarec Saffiedine e Rick Story também ficou de fora, junto com Anderson Silva e Uriah Hall.
É isso mesmo: o maior lutador da história do esporte não está na lista das melhores lutas do mês, e isso só prova quão bons são os três eventos de maio. Aqui vai o Top 10.
UFC Roterdã
Karolina Kowalkiewicz x Heather Jo Clark
Após estrear com uma vitória apertada sobre Randa Markos por decisão em dezembro, Kowalkiewicz vai em busca da segunda vitória no octógono (e a nona seguida na carreira) contra Clark.
A invicta polonesa competia pelo peso-mosca antes de chegar ao UFC e parece não ter tido problemas para se adaptar à nova divisão. Mas Clark vai querer estragar a festa, se tornar a primeira a vencer Karolina e provar que é uma das melhores na divisão peso-palha. Ela venceu Bec Rawlings em sua primeira luta no UFC e quer decolar nos rankings com uma segunda vitória.
Após um início de ano calmo, as coisas estão começando a esquentar na divisão peso-palha, e oito das 10 primeiras colocadas no ranking já lutaram ou estão com compromissos agendados. O resultado desta luta pode determinar o que acontece na categoria quando a poeira baixar.
Albert Tumenov x Gunnar Nelson
Tumenov é uma das grandes promessas do esporte. Ele tem 24 anos, é um nocauteador nato, com uma trocação impecável, uma sequência de cinco vitórias seguidas e um senso de humor inteligente. Antes da luta contra Alan Jouban no UFC 192, ele disse que faria o adversário pensar em trabalhar como modelo em tempo integral. Com menos de três minutos de luta, Tumenov venceu o combate e faturou o bônus de Performance da Noite.
Nelson vem de uma derrota para Demian Maia em dezembro, e perdeu duas de suas últimas três lutas após vencer as 14 primeiras da carreira. O meio-médio islandês é bom em todas as áreas, mas já teve problemas de foco e motivação no passado. Apesar de não ser uma situação em que ele não pode perder, Nelson certamente gostaria de uma boa performance para voltar a sonhar com title-shot, como no início de sua trajetória no octógono.
 Alistair Overeem x Andrei Arlovski
Uma batalha entre dois membros do Top 5 dos pesos-pesados fecha o evento de Rotedã, com o astro holandês Overeem buscando ampliar sua sequência de vitórias para quatro contra seu parceiro de treinos, Arlovski.
Há pouco tempo, Overeem parecia um lutador em declínio, com três derrotas em quatro lutas, e a única vitória sendo em uma luta morna contra Frank Mir. Pouco mais de dois anos depois, Alistair está em ótima fase e vem de vitória por nocaute contra o ex-campeão Junior Cigano.
Arlovski, por sua vez, estava renascendo no octógono e tinha quatro vitórias consecutivas até ser nocauteado por Stipe Miocic em janeiro. Uma vitória sobre Overeem pode colocá-lo novamente próximo a uma disputa de título.
UFC 198
Demian Maia x Matt Brown
Este é um confronto que faz você lembrar quão recheada de talentos é a divisão dos meio-médios, uma vez que nem Demian, nem Brown, estão no Top 5 hoje.
Demian tem quatro vitórias seguidas nos últimos dois anos, tendo sido o único a vencer Neil Magny e tendo dominado Gunnar Nelson em sua luta mais recente. O faixa-preta campeão mundial de jiu-jítsu voltou às origens e se tornou um pesadelo para a divisão. Caso consiga a quinta vitória seguida, pode esperar o pedido de Demian por um title-shot ficar bem alto.
Brown vem de vitória por finalização sobre Tim Means. Um dos lutadores mais duros do esporte, ele só foi derrotado pelo campeão Robbie Lawler e pelo ex-campeão Johny Hendricks nos últimos quatro anos, então será tarefa árdua para o brasileiro.
Leia também: Orientações sobre UFC 198 | Ingressos para a pesagem
Cris Cyborg x Leslie Smith
Após anos de especulação, Cris Cyborg finalmente faz sua estreia no UFC, em luta de peso-casado contra Smith na sua cidade natal, Curitiba.
Uma das lutadoras mais dominantes do esporte, Cyborg foi derrotada em sua estreia no MMA e nunca mais. Campeã peso-pena do Invicta FC, ela é uma excelente atleta de muay thai que costuma punir suas adversárias.
Smith merece créditos por aceitar a oportunidade de dividir o octógono com a temida brasileira. Vindo de vitória sobre Rin Nakai, e tendo competido como peso-mosca no passado, ela é uma das lutadoras mais corajosas do esporte e com certeza vai bater de frente com Cyborg.
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
As duas estrelas brasileiras estão no topo da divisão dos médios, e se enfrentam em uma luta que pode determinar o próximo desafiante ao cinturão, contra o vencedor da luta principal do UFC 199 entre Luke Rockhold e Chris Weidman.
Jacaré vem de uma derrota muito apertada por decisão dividida para Yoel Romero, uma luta que muitos pontuaram a seu favor e que seria sua nona vitória seguida. Antes disso, sua última derrota havia sido quando Rockhold lhe tomou o cinturão do Strikeforce, e pode ter certeza que Jacaré gostaria de uma revanche no maior palco do mundo.
Entretanto, para chegar lá, ele terá que vencer Belfort, algo que apenas dois pesos-médios conseguiram desde que o “Fenômeno” voltou ao UFC: Anderson Silva e Chris Weidman. O veterano brasileiro, que estreou na organização em 1997 conquistou suas quatro últimas vitórias com nocautes com chutes altos, e tem sete vitórias e nenhuma derrota em lutas que não valem cinturão em mais de seis anos.
Fabricio Werdum x Stipe Miocic
A única disputa de título em março é a batalha pelo cinturão peso-pesado, que tem um versátil desafiante contra um campeão que tenta se estabelecer como um dos melhores da história da divisão.
Miocic conquistou o title-shot com vitórias dominantes sobre Mark Hunt e Andrei Arlovski, que provaram toda a habilidade do americano de ascendência croata. Contra Hunt, ele usou seu wrestling e seu melhor condicionamento físico para colocar o adversário no chão e castigá-lo no ground and pound. Oito meses depois, mostrou seu poder de nocaute acabando com Arlovski em menos de um minuto.
Após se tornar campeão finalizando Cain Velasquez no UFC 188, Werdum busca se manter no topo e ampliar para sete o número de vitórias seguidas em seu cartel. O brasileiro se tornou um lutador completo desde que se uniu com o treinador Rafael Cordeiro. Se enxergar uma brecha em pé, no chão ou na grade, Werdum está sempre pronto para atacar e sabe liquidar seus adversários de diversas formas.
Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!
UFC Vegas
Aljamain Sterling x Bryan Caraway
Após uma longa perseguição, Sterling finalmente conseguiu sua desejada luta contra Bryan Caraway. Invicto com 12 vitórias, sendo as quatro últimas pelo UFC, Sterling, de 26 anos, é parceiro de treinos de Chris Weidman e é apenas um dos vários jovens e habilidosos pesos-galo que competirão neste mês. “Aljo” tem um ótimo chão e, caso vença, se colocará em busca de um oponente Top 5.
Se Michael Bisping é o medalhista de ouro em ser desafiado, Caraway fica com a de prata, porque aparentemente todos pesos-galo querem enfrentá-lo. Treinador e namorado da campeã Miesha Tate, e grande responsável por seu sucesso, ele tem cinco vitórias e duas derrotas no octógono, e pretende tirar a invencibilidade de Sterling antes de preparar Miesha para sua primeira defesa de título.
Renan Barão x Jeremy Stephens
Renan Barão faz sua estreia na divisão peso-pena contra Jeremy Stephens, em uma luta que vai definir imediatamente onde o brasileiro estará na categoria.
Na última década, apenas TJ Dillashaw foi capaz de vencer Barão, e ele o fez duas vezes. Descer para o peso-galo foi sempre um sacrifício para Barão, então ele optou por se testar entre os penas, onde sua combinação de força e velocidade deve funcionar bem.
Se você quiser saber o quão forte é essa divisão, veja o cartel de Jeremy Stephens. O lutador venceu apenas uma de suas quatro lutas, mas todas foram boas e contra oponentes do Top 10. Misturando potência e disposição para a trocação, Stephens pode transformar a estreia de Barao nos penas em um pesadelo.
Leia também: Thominhas prevê guerra
Thomas Almeida x Cody Garbrandt
Todos também têm calafrios pensando nessa luta, certo? Não pode ser só eu.
Thominhas é um dos lutadores mais explosivos e empolgantes do esporte hoje - um nocauteador de 24 anos com 21 vitórias e nenhuma derrota, uma postura agressiva e quatro bônus consecutivos no octógono. Vitórias sobre Yves Jabouin, Brad Pickett e Anthony Birchak o colocaram no Top 10 e no radar de todos como um possível campeão da divisão.
Este é um posto que Garbrandt deseja para ele mesmo, e se Thominhas estiver no caminho, que seja. Cody é parceiro de treinos de nomes como Urijah Faber e Chad Mendes e venceu três combates no octógono, incluindo um nocaute sobre o brasileiro Augusto Tanquinho. Uma vitória sobre Thominhas deve valorizá-lo e lhe dar boas oportunidades na categoria.
Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate