Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TOP 10: o melhor de outubro dentro do octógono

Confira os grandes duelos que o mês trará aos fãs de MMA

As flores começaram a aparecer e a brisa quente está no ar. A primavera chegou com tudo e o calor que ela traz deve ser levado para dentro do octógono.

As pessoas costumam associar outubro com a reta final do Campeonato Brasileiro, com a terceira semana de jogos da NFL e até mesmo com o Dia das Crianças e outras comemorações, mas devemos nos lembrar também que outubro sempre nos trouxe grandes lutas.

Enquanto rotineiramente os grandes cards de final de ano são guardados para novembro e dezembro, algumas "lutas do ano" aconteceram em outubro, consideradas por muitos fãs como algumas das maiores dentro do octógono.

O terceiro duelo entre Frankie Edgar e Gray Maynard foi em outubro, assim como a segunda luta entre José Aldo e Chad Mendes. Gilbert Melendez e Diego Sanchez batalharam em outubro, assim como Daniel Cormier e Alexander Gustafsson.

Quais lutas deste ano se juntarão a essas e ficarão marcadas para sempre em nossa memória? Aqui estão dez delas que tem uma boa chance de chegar a esse nível.

Esse é o TOP 10.

- Garanta seu ingresso para o UFC SP

UFC 216 - Sábado, 7 de outubro, Las Vegas

Bobby Green x Lando Vannata

Existem lutadores com maior reconhecimento dentro do card do UFC 216? Com certeza. Existem lutadores na mesma divisão com maior significância no momento? Absolutamente. Algum deles pode fazer uma luta tão divertida quanto essa promete ser? Óbvio que não!

Nas três primeiras vezes em que subiu no octógono, Vannata levou Tony Ferguson até o limite, nocauteou John Makdessi com um chute rodado e ganhou o prêmio de "Luta da Noite" contra David Teymur no UFC 209. Já Green é um cara que vive provocando os adversários no cage e nunca foge de uma trocação, o que faz dele um adversário ideal para o seu oponente.

Não há como não ficar empolgado já que os carismáticos Green e Vannata são verdadeiros "showman", que gostam de empolgar o público. Enquanto há nomes maiores e lutas com maior renome nesse card, ninguém deveria ficar surpreso se esses dois pesos-leves levarem a "Luta da Noite" em 7 de outubro.

Fabrício Werdum x Derrick Lewis

Dois top 10 na categoria dos pesados conhecidos por finalizar seus adversários se enfrentam após virem de derrotas em suas últimas lutas.

Werdum retorna ao octógono depois de perder por decisão majoritária contra Alistair Overeem no UFC 213, enquanto Lewis teve sua sequência de seis vitórias consecutivas interrompida quando viajou para Auckland para enfrentar Mark Hunt. Com o topo da divisão aberto no momento, uma vitória enfática para ambos pode levá-los a pensarem em uma possível disputa de cinturão enquanto voltam para casa.

Na questão de estilos, o duelo deve ser interessante já que Lewis é um nocauteador com uma força fora do comum, que sabe usar bem seu tamanho e sua defesa, enquanto Werdum é mais técnico em pé, incrivelmente perigoso no chão e o lutador mais testado e experiente que o "Black Beast" já dividiu o octógono.

Demetrious Johson x Ray Borg - valendo o cinturão peso-mosca

Uma indisposição estomacal fez com que Borg não pudesse lutar no UFC 215, em Edmonton, mas apesar do atraso para o duelo entre ambos, a significância o combate permanece a mesma.

Johnson é hoje o atleta mais completo dentro do esporte - ele não tem buracos em seu jogo e continua a ficar melhor a cada dia - e ele busca fazer história com sua 11ª defesa de cinturão. Para o desafiante de 24 anos, essa é a chance de chocar o mundo e conquistar seu lugar na história como o primeiro homem a derrotar o "Mighty Mouse" na divisão dos moscas.

Não deixe que o cancelamento da primeira luta te desaponte - é um duelo entre dois dos melhores lutadores do UFC e ambos não têm nada a perder.

Tony Ferguson x Kevin Lee - valendo o cinturão interino peso-leve

Dois pesos-leves de elite se enfrentarão em um duelo que, em parte, acabou sendo marcado após uma entrevista na Fox Sports 1 onde Ferguson estava na mesa e Lee teve interesse em saber o que "El Cucuy" achava sobre seu lugar na categoria.

Claro que ambos também são lutadores extremamente competentes, já que Lee vem de cinco vitórias consecutivas e saiu vencedor de nove de suas últimas dez lutas, enquanto Ferguson chega com quatro anos de experiência no UFC e com nove vitórias consecutivas.

Lee é um atleta com grande força física, bom boxe, ótimas quedas e um jogo de finalizações estarrecedor, enquanto Ferguson é inventivo, extremamente ofensivo e que pode enganar o adversário, fingindo que vai derrubá-lo e acertando um chute nele, ou fintando um jab com um double leg. Não teremos tempo para sentir como ambos terão se preparado para essa luta, já que os dois gostam de ir pra cima logo cedo, iniciar a ação sem muitas delongas e fugir da decisão dos juízes.

UFC Gdansk - Sábado, 21 de outubro, Polônia

Karolina Kowalkiewicz x Jodie Esquibel

Lutando em sua terra natal pela primeira vez desde assinou com o UFC, Kowalkiewicz irá atrás da recuperação contra a veterana do Invicta FC Esquibel após sofrer as duas primeiras derrotas de sua carreira.

Depois de conseguir 10 vitórias em seu início de carreira, que a levaram a disputar o cinturão peso-palha do UFC, a polonesa de 31 anos caiu diante de Joanna Jedrzejczyk por decisão unânime no UFC 205 e foi finalizada de maneira rápida por Claudinha Gadelha quando ela voltou à ação sete meses depois.

Esquibel esteve na seletiva do TUF 23, mas acabou eliminada após uma controversa decisão dividida depois de dois rounds. Porém, a nativa de Albuquerque se recuperou da decepção com uma vitória sobre a veterana do TUF 26 DeAnna Bennett em março e o duelo contra Karolina tem tudo para ser um daqueles que exigirão das duas lutadores o melhor do início ao fim.

Donald Cerrone x Darren Till

Till enfrentará pela primeira vez um TOP 10 depois de sua vitória contra Bojan Velickovic em Roterdã. Aumentando sua sequência invicta para 16 lutas depois de mostrar mais uma vez seu impressionante jogo de muay thai, o inglês de Liverpool, mas treinado no Brasil, terá uma chance de provar a si mesmo contra um dos maiores meios-médios do UFC.

Eu gosto de pensar que o "Cowboy" estava em casa assistindo às lutas de Roterdã e quando ouviu a entrevista de Till após a luta, mandou uma mensagem de texto para o matchmaker do UFC Sean Shelby dizendo "eu serei o seu carrasco", e assim foi feita e luta principal.

Independente do que aconteça, essa será uma grande oportunidade para o inglês de 24 anos, que impressionou em suas quatro primeira aparições no octógono, mas que ao mesmo tempo dá um passo grande ao enfrentar Cerrone, que tem apenas duas lutas a menos no UFC do que Michael Bisping, levando ainda em conta o fato que o campeão dos médios tem cinco anos a mais na organização se compararmos com o "Cowboy".

Essa luta, com certeza, será muito divertida.

UFC São Paulo - Sábado, 28 de outubro, Brasil

John Lineker x Marlon Vera

O primeiro de dois duelos eletrizantes no peso-galo deste card, Lineker e Vera têm o potencial de explodir o teto do Ginásio do Ibirapuera.

Lineker conseguiu um impressionante 4-1 desde que subiu ao peso-galo, mostrando que sua força e seu estilo de pressionar os adversários se manteve na nova divisão, enquanto Vera encontrou seu ritmo desde que se juntou à Team Oyama, conseguindo duas vitórias consecutivas e três no total desde que ingressou na nova equipe.

Enquanto os dois lutadores têm se mostrado mais estrategistas e técnicos ultimamente, ninguém ficaria surpreso se ambos partissem para a trocação franca, com Lineker mandando verdadeiras bombas e Vera respondendo na mesma moeda. Nenhum dos dois homens é capaz de fazer uma luta chata, e quando você coloca ambos no mesmo octógono, eles podem fazer algo especial, sem dúvidas.

Pedro Munhoz x Rob Font

A outra luta peso-galo que deve levantar a sempre barulhenta torcida brasileira é esta, já que Munhoz e Font buscam uma vitória convincente para elevá-los no ranking da categoria.

Font se recuperou de sua derrota para Lineker com duas vitórias dignas de replay - um nocaute no primeiro round contra Matt Schnell e uma finalização no segundo round contra Douglas D'Silva - para fazer seu cartel no UFC ficar 4-1 e ter 14-2 no total. O pupilo de Mark DellaGrotte tem um trabalho de pés excelente e mãos pesadas, sendo um dos membros mais subestimados entre os pesos-galos.

O mesmo pode ser dito de Munhoz, que só perdeu no UFC para os top 5 Raphael Assunção e Jimmie Rivera. O brasileiro de 31 anos, nativo de São Paulo, conquistou três vitórias consecutivas conseguindo oportunidades para finalizar e mostrar ao mundo o poder de sua guilhotina implacável.

Não fique surpreso se esses dois atletas mostrarem uma motivação um pouco maior do que Lineker e Vera durante o duelo.

Demian Maia x Colby Covington

Covington passou os últimos meses chamando todos os tops entre os meio-médios possíveis para uma luta, combinando uma campanha nas redes sociais com suas vitórias na divisão. Agora, o lutador da American Top Team terá a chance para mostrar que ele merece dividir o octógono contra um dos maiores talentos da categoria.

Lutando em casa depois de três anos, Maia está de volta pouco depois de quase conquistar um cinturão do UFC pela segunda vez. Antes de perder para Tyron Woodley, o faixa-preta de jiu-jitsu derrotou sete oponentes, passando o trator em seis deles antes de enfrentar o companheiro de treinos e amigo próximo de Covington, Jorge Masvidal.

Será que o wrestler universitário se provará diante do mestre em finalizações? Será que Demian conseguirá uma vitória rápida e se colocará no topo de novo? Será que Covington conseguirá chegar entre os melhores da categoria? Essas questões serão respondidas no fim do mês.

Derek Brunson x Lyoto Machida

Uma luta muito intrigante entre pesos-médios no final do mês, já que Brunson vem até o Brasil para dar as boas vindas ao retorno do "Dragão" no octógono.

Depois de perder para Anderson Silva em uma decisão dividida muito polêmica, em fevereiro, Brunson foi até Auckland e acabou com a sequência de vitórias de Dan Kelly. Ele conseguiu nocautear todos os oponentes em suas últimas cinco vitórias - todos no primeiro round - e você pode ter certeza de que o norte-americano irá tentar acabar com o ex-campeão meio-pesado de maneira rápida também.

Lutando pela primeira vez após dois anos, Machida tentará um recomeço no octógono depois de perder três de suas últimas quatro lutas. O atleta de 39 anos já dividiu o palco com os maiores talentos que competiram no UFC durante a última década, e estava no TOP 10 até receber sua suspensão.

Será que Brunson ofuscará a volta de Machida ou o "Dragão" será triunfante em seu retorno?

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC