Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 12: As melhores lutas do peso-leve na história do UFC

Relembre os mais incríveis duelos de uma das categorias mais talentosas do Ultimate

Em 7 de abril, o mundo do MMA estará assistindo quando Tony Ferguson e Khabib Nurmagomedov colidirem em uma luta que os fãs esperam há anos. Então esse é provavelmente um bom momento para revisitar 12 das melhores lutas de 70kg que já aconteceram no Octógono.


Jens Pulver vence BJ Penn por decisão majoritária no UFC 35

Não há como não começar a lista com essa luta.

Este foi um confronto entre os dois melhores pesos leves da época - Pulver venceu John Lewis, Caol Uno e Dennis Hallman consecutivamente, enquanto Penn vinha de sua destruição de 11 segundos sobre Uno e três vitórias no primeiro round.

Penn tentou usar o chão e quase travou um armlock no final do segundo round, mas o campeão fez um trabalho muito melhor defendendo e conquistando pontos.

Técnica e tática, esta foi uma disputa acirrada que terminou com pontuações de 48-45, 47-47 e 48-47, resultando em uma segunda defesa do título para Pulver e a primeira derrota na lendária carreira de "The Prodigy".

Tony Ferguson vence Edson Barboza por finalização (D'Arce Choke) no TUF 22 Finale

Todo mundo sabia que essa luta seria eletrizante, mas ela ainda conseguiu superar as expectativas.

De início a velocidade de Barboza foi fundamental, como o brasileiro forçando Ferguson a atacar no chão depois de golpear com jabs rápidos. Infelizmente, Ferguson conectou um chute ilegal, o que lhe custou um ponto e teve um impacto claro em Barboza, mas também pareceu aumentar a intensidade de ambos os lados.

Depois de perder o primeiro round por 10-8, Ferguson sabia que precisava de algo especial para ter a chance de deixar Las Vegas com a vitória, e “El Cucuy” entregou. Ele elevou a pressão, cortou Barboza com uma cotovelada em 30 segundos e o fez pagar por uma tentativa de queda aplicando um D'Arce Choke com rapidez impressionante.

Sam Stout vence Spencer Fisher por decisão dividida no UFC 58

Foram 15 minutos de ida e volta entre dois caras que nunca soltaram o acelerador. Enquanto Fisher usava sua vantagem no departamento de grappling, Stout mostrou o que se tornaria sua marca registrada de dureza e volume para atingir a distância e acertar o placar na sua estreia.

Como você sabe que esta foi uma ótima luta? Simples: o UFC optou por fazer a revanche liderar um card pouco mais de um ano depois. Essa foi uma ótima luta também.

Diego Sanchez vence Clay Guida por decisão dividida no The Ultimate Fighter: EUA vs. Reino Unido Finale

O minuto de abertura desta luta é frenético, com Sanchez avançando e bombardeando Guida, que fez o seu melhor para sobreviver antes de finalmente conseguir uma queda e fazer uma pausa rápida dentro da guarda fechada de Sanchez.

Na marca de dois minutos do primeiro round, Sanchez deu um chute na cabeça que derrubou Guida e parecia que a luta tinha acabado - ou ou estava prestes a terminar - mas de alguma forma, “The Carpenter” se recuperou.

Guida foi melhor no segundo, mas recebeu uma tonelada de cotoveladas. O terceiro round foi parelho em pé antes de Guida levar para o solo, levando a pontuações apertadas que favoreceram Sanchez.

Garanta o seu ingresso para o UFC 224, no Rio de Janeiro

Gilbert Melendez vence Diego Sanchez por decisão unânime no UFC 166

Quatro anos depois, Sanchez participou de outro duelo considerado um dos melhores da história dos leves, quando enfrentou o ex-campeão do Strikeforce, Melendez, em Houston.

Durante a maior parte dos primeiros rounds, Melendez bateu no “Pesadelo”, conectando golpes e frustrando a maioria das tentativas de queda de Sanchez. Ele abriu Sanchez com uma cotovelada, mas o resiliente produto Jackson-Wink MMA continuou procurando a ação.

O terceiro round viu os dois encontrando um lar para grandes golpes, Sanchez rangendo os dentes e fazendo cara de mau no meio do fogo, e Melendez mostrando sua resistência após sofrer um knockdown.

Roger Huerta vence Clay Guida por finalização (mata-leão) no TUF: Team Hughes vs. Team Serra Finale

Foi ataque e defesa; e nos primeiros 10 minutos Guida parecia estar levando vantagem com sua habilidade de colocar Huerta na grade e forçar a invicta estrela em ascensão a defender e tentar responder.

Chegando à fase final, Huerta precisava liquidar para ter a vitória e saiu do córner em modo desespero, buscando a paralisação. Ele avançou, absorvendo golpes limpos de Guida, a fim de conectar um chute antes de acertar "O Carpinteiro" no queixo com uma joelhada.

Uma joelhada voadora seguiu com mais socos e, quando Guida instintivamente tentou derrubar, Huerta pegou as costas e encaixou um mata-leão. Segundos depois, Guida bateu.

Joe Lauzon vence Jamie Varner por finalização (triângulo) no UFC: Shogun x Vera

Varner balançou Lauzon no início do primeiro, mas levou uma joelhada no queixo que o fez cambalear momentaneamente menos de um minuto depois. Os dois homens miraram o corpo, mostrando seu boxe, com Varner marcando um knockdown no último minuto do primeiro, antes de acertar os golpes mais significativos em pé até a primeira metade do segundo.

Mas Lauzon resistiu a tudo e Varner, tendo aceitado a luta com pouco tempo para se preparar, começou cansar enquanto o nativo de Massachusetts continuava a avançar. Enquanto o jogo Varner era pressionar, uma queda no meio do quadro final se mostrou um erro, e Lauzon foi capaz de rapidamente raspar e capturar Varner no triângulo.

Jim Miller vence Joe Lauzon por decisão unânime no UFC 155

Embora nenhum dos dois tenha conseguido chegar ao topo na divisão leve, essa batalha se destaca como uma daquelas lutas que não apenas mostram quão profunda e talentosa é a divisão dos leves, mas também que às vezes nos distraímos com títulos e esquecemos de dar amor aos homens e mulheres que simplesmente saem por aí e colocam tudo na linha toda vez que entram no Octógono, independentemente de prêmios ou circunstâncias.

Frankie Edgar e Gray Maynard empatam no UFC 125

O primeiro dia de 2011 produziu a Luta do Ano e, embora muitas grandes lutas tenham desde então e ainda faltem alguns meses para a chegada de 2020, esta ainda pode ser a Luta da Década.

Na verdade, pode ser a melhor luta da história do UFC.

Maynard fez Edgar tropeçar por todo o Octógono no primeiro round e o campeão parecia derrotado em vários pontos, mas de alguma forma, "The Answer" começou como novo para o segundo, um feito que ainda não faz completamente sentido sete anos depois. O resto da luta foi tensa e quando chegou a hora da decisão ser anunciada, ninguém tinha certeza de qual seria o veredicto.

Felizmente para os fãs, o resultado foi um empate e eles seriam forçados a voltar no final do ano.

Frankie Edgar vence Gray Maynard por TKO no UFC 136

Há muito poucas instâncias em que a sequência é melhor que o original, mas este duelo é um desses exemplos.

O que é louco é que tudo começou bem parecido com o encontro no UFC 125, com Maynard bambeando Edgar no primeiro e procurando terminar antes que o campeão se recuperasse no segundo. Onde as coisas diferem, no entanto, é o resultado final.

Edgar acertou Maynard no quarto round antes de balançá-lo com um uppercut. Um punhado de mãos direitas seguiram e as esquerdas contra a grade acabaram com a luta, trazendo essa rivalidade ao fim e cimentando ainda mais o legado de Edgar como um dos melhores pesos-leves da história do UFC.

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube

Justin Gaethje vence Michael Johnson por TKO no The Ultimate Fighter Redemption Finale

Massacre - essa é a palavra que Justin Gaethje usou para descrever seu estilo de luta para os fãs que o veriam competir pela primeira vez quando entrasse no Octógono junto de Johnson.

Esta foi uma luta insana - o tipo de batalha onde há três ou quatro golpes que aterrissam e fazem você pensar: "Como esse cara ainda está de pé?" Johnson disse antes da luta que ele não seria arrastado para uma briga, mas foi exatamente o que aconteceu e os fãs e observadores em todo lugar ficaram contentes porque os nove minutos e 48 segundos de luta resultantes foram especiais.

Gaethje chegou ao UFC com uma tonelada de hype e expectativas elevadas, e ele conseguiu validar os dois em sua primeira aparição.

Eddie Alvarez vence Justin Gaethje por KO no UFC 218

A apresentação seguinte de Gaethje veio cinco meses depois contra o ex-campeão dos leves, e ele e Alvarez conseguiram entregar uma luta igualmente emocionante e descontroladamente divertida que pode ter sido ainda melhor do que a de Gaethje com Johnson.

Alvarez declarou antes da luta que esta luta iria determinar "O Homem Mais Violento no UFC" e parecia que ambos estavam tentando desesperadamente provar que mereciam o título.

O que realmente eleva o status deste duelo é que, tanto quanto foi um derby de demolição dentro da jaula do UFC, não foi desleixado e selvagem e não se transformou em uma série de overhands. Não me interpretem mal - os dois já estavam visivelmente cansados no começo do terceiro round e cada um estava procurando por um golpe definitivo - mas eles continuaram a jogar combinações, trabalhar o corpo e misturar chutes nas pernas ao longo dos quase 14 minutos de luta.

Alvarez conquistou a vitória no final do terceiro, dando a Gaethje a primeira derrota profissional de sua carreira, mas essa foi uma daquelas lutas em que a ação ofusca o resultado final. Foi uma vitória tremenda para o ex-campeão e lembrou a todos que “The Underground King” é um dos lutadores mais tenazes e corajosos do ramo e cimentou ainda mais a posição de Gaethje como um legítimo Top 5 e um dos lutadores mais empolgantes do mundo.