Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 5: Melhores momentos de Demian Maia

Relembre grandes vitórias da carreira do brasileiro, que entra em ação neste sábado

O ex-desafiante ao cinturão dos médios e dos meio-médios, Demian Maia, volta à ação após a derrota para o campeão Tyron Woodley neste sábado (28), quando enfrenta Colby Covington na luta principal do UFC em sua cidade natal, São Paulo.
Mais UFC SP: As promessas do evento | Top 5 momentos de Lyoto | Qual será a melhor luta do evento? | Top 5 finalizações | Top 5 entradas | Top 5 encaradas | Top 5 comemorações | Garanta seu ingresso | Card completo
Conhecido por seu alto nível no jogo de chão, o paulista se orgulha de representar o jiu-jítsu dentro do octógono e, mesmo sem nunca esconder sua estratégia de levar a luta para sua zona de conforto, já somou 19 vitórias no Ultimate. Aqui vão cinco das melhores.
*Lista em ordem cronológica
Fevereiro de 2009 - Chael Sonnen
Colecionador de títulos no jiu-jítsu com e sem quimono, Demian chegou ao UFC em 2007, invicto, após somar seis vitórias dominantes no circuito regional. Com mais quatro triunfos dentro do octógono, todos por finalização, ele se credenciou para um duelo de maiores proporções contra o experiente Chael Sonnen em 2009, e deu um verdadeiro seminário de luta agarrada ao “Gângster Americano”, vencendo com um triângulo justíssimo no primeiro round.
Outubro de 2012 - Rick Story
Após sofrer um revés em disputa pelo cinturão dos médios contra Anderson Silva e alternar mais algumas vitórias e derrotas, Demian decidiu migrar para os meio-médios em 2012 e, em sua segunda luta na categoria, enfrentou o duro Rick Story no Rio de Janeiro e mostrou que a transição lhe havia feito bem, finalizando o norte-americano com um memorável mata-leão que o consolidou no novo peso.
Dezembro de 2015 - Gunnar Nelson
Os primeiros percalços nos 77kg vieram contra Jake Shields e Rory MacDonald, mas após dar dois passos para trás, Demian conseguiu dar vários outros para frente, e após conquistar três triunfos consecutivos, foi escalado para um duelo de faixas-pretas de jiu-jítsu contra Gunnar Nelson. Apesar do equilíbrio na luta agarrada que se esperava, o paulista provou que estava em um nível diferente no chão, dominando o pupilo de Renzo Gracie durante todo o combate.
Maio de 2016 - Matt Brown
Em seguida, Demian voltou a lutar no Brasil, mais especificamente em Curitiba, contra o durável veterano Matt Brown, e fez a alegria da torcida ao encaixar um mata-leão e obrigar o norte-americano, que havia provocado o público brasileiro durante a pesagem, a bater em desistência.
Agosto de 2016 - Carlos Condit
Com cinco triunfos consecutivos, o brasileiro esperava ser convocado para disputar o título da divisão, mas, ao invés disso, foi escalado para um dos duelos mais duros de sua carreira contra o ex-campeão interino Carlos Condit em uma luta principal no Canadá. Mas o momento de Demian era realmente especial, e ele fez o que nem Georges St-Pierre, nem Robbie Lawler haviam conseguido e finalizou Condit em menos de dois minutos.
Menção honrosa:
Julho de 2017 - Tyron Woodley
Com sete vitórias seguidas, Dana White não teve como não dar a Demian sua segunda disputa de título no UFC, e no último mês de julho o brasileiro desafiou Tyron Woodley pelo cinturão dos meio-médios. Demian tentou a todo custo impor seu jogo e levar o nocauteador para o solo, mas, com uma postura menos agressiva que de costume e uma defesa de quedas extremamente afiada, o campeão manteve o combate em pé por 25 minutos, defendendo seu posto e mandando o brasileiro de volta à fila - mas ele espera se colocar mais uma vez próximo de um title-shot neste sábado, caso passe pelo embalado Colby Covington na luta co-principal do UFC São Paulo.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC