Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Três vezes Georges St-Pierre

Relembre as três conquistas de título do novo campeão peso-médio do UFC

Georges St-Pierre ajudou a consolidar seu status de um dos maiores lutadores da história no último sábado, quando se tornou o campeão peso-médio do UFC após finalizar Michael Bisping na luta principal do UFC 217.
Mais UFC 217: Qual o futuro da divisão peso-palha?Estrelas do MMA reagem à vitória de GSP | As reações à vitória de Dillashaw | Personalidades comentam triunfo de Namajunas
Esta foi a terceira conquista de cinturão de GSP no Ultimate e pela segunda divisão de peso, fato que o colocou ao lado de BJ Penn, Randy Couture e Conor McGregor como os únicos a se sagrarem campeões em categorias diferentes.
Quase tão impressionante quanto isso é o fato de que St-Pierre conquista esse título quase 11 anos após ser campeão pela primeira vez na organização, mostrando o quão prolífica pode ser a carreira de um atleta completamente dedicado à sua profissão.
Em homenagem ao grande feito de GSP, vamos relembrar as três conquistas de cinturão do canadense no octógono.
*Considerando apenas cinturões lineares
UFC 65 - 18 de novembro de 2006
Contratado como uma promessa invicta em 2004, GSP fez duas lutas no Ultimate antes de ter sua primeira chance de título, em duelo contra Matt Hughes no UFC 50. O canadense acabou finalizado pelo membro do Hall da Fama da organização na ocasião, e teve sua chance de revanche pouco mais de dois anos depois.
Com cinco vitórias seguidas desde o primeiro revés de sua carreira, incluindo um recente triunfo por decisão dividida em uma batalha histórica com BJ Penn, St-Pierre conseguiu sua vingança contra Hughes ao nocautear o campeão no início do segundo round, roubando o cinturão dos meio-médios para iniciar o que muitos imaginavam ser um longo reinado.
UFC 83 - 19 de abril de 2008
Em uma das grandes surpresas da história do MMA, St-Pierre acabou perdendo seu título logo em sua primeira defesa ao ser nocauteado por Matt Serra. O canadense se reabilitou imediatamente, passando por Josh Koscheck antes de escrever seu terceiro capítulo contra Matt Hughes, do qual saiu novamente vitorioso ao finalizar Hughes, conquistando o cinturão interino dos meio-médios.
Na luta seguinte, mais uma chance de redenção para GSP, que ficou mais uma vez de frente com o campeão linear e último homem a derrotá-lo e, desta vez, não deu chances para o azar, atropelando Matt Serra no segundo round, unificando os títulos da divisão e começando o que foi, de fato, um longo reinado.
UFC 217 - 4 de novembro de 2017
Mais de cinco anos e nove defesas de cinturão se seguiram para o canadense, que resolveu abrir mão de ser campeão e se afastar do esporte em 2013. O retorno foi digno da grandeza de St-Pierre: na luta principal do maior evento do ano, no lendário Madison Square Garden, em duelo por um título inédito para GSP.
Sua performance também foi digna de uma das maiores lendas do esporte: contra um adversário maior, mais forte, embalado e com mais ritmo de luta, ele retomou sua carreira exatamente de onde havia parado, e, para não perder o costume, saiu do octógono com um cinturão mais uma vez.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC