UFC 25 anos: relembrando os eventos do Ultimate em Denver

Evento comemorativo de 25 anos acontece neste sábado, na cidade onde tudo começou

O UFC realiza um evento histórico nesta semana. Neste sábado (10), o Octógono será montado na cidade de Denver, no Colorado (EUA) para o card comemorativo de 25 anos da organização.

Este será o sétimo evento do UFC na cidade, e o card de aniversário não poderia ser em outro lugar, já que foi aqui que o primeiro Ultimate da história aconteceu.

É por isso que decidimos relembrar as passagens do Octógono pela cidade. Confira!


A primeira edição do UFC aconteceu em 12 de novembro de 1993, e por mais que quisessem que o evento desse certo, os organizadores não sabiam que, tanto tempo depois, a organização seria um sucesso. Afinal, o projeto era ousado: um torneio entre oito lutadores, nas quais as lutas só terminariam por finalização, nocaute ou desistência. Luvas eram permitidas, como mostrou Art Jimmerson e sua única luva de boxe.

A intenção de Rorion Gracie era mostrar a superioridade do jiu-jítsu brasileiro sobre todas as outras artes marciais, e o ponto foi provado nesta primeira edição, com Royce Gracie vencendo Gerard Gordeau na final, sagrando-se o primeiro campeão da história do Ultimate.

A segunda edição do UFC também aconteceu em Denver, apenas quatro meses depois da predecessora. Dessa vez o torneio tinha 16 participantes, e Royce Gracie venceu quatro oponentes até chegar na final e sagrar-se campeão mais uma vez.

No UFC 7.5, em dezembro de 1995, a presença brasileira ficou por conta de Marco Ruas, que chegou até a semifinal e acabou derrotado por Oleg Taktarov. Dan Severn foi o campeão desta edição.

Mais UFC DenverOlho Neles! | Motivos para verConfira o card completo



Quase 20 anos depois do primeiro evento da história, em setembro de 2011, o UFC voltou a Denver com um evento numerado: o UFC 135. O card marcou a primeira luta de Tony Ferguson após ser coroado vencedor do The Ultimate Fighter 13, e também a primeira defesa de cinturão do jovem campeão meio-pesado Jon Jones.

Mais duas visitas à Mile High City aconteceram desde então: O UFC 150, em agosto de 2012, evento no qual Benson Henderson venceu Frankie Edgar em uma revanche válida pelo cinturão peso-leve, e o UFC Denver, em janeiro de 2017, liderado pela vitória de Valentina Shevchenko sobre Julianna Peña.

Agora, de volta ao local onde tudo começou, o evento comemorativo de 25 anos terá um card com duelos promissores, e representantes da nova geração buscarão cimentar seus nomes na organização. 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube

Sábado, Novembro 17
Buenos Aires, Argentina

Midia

Recente
Relembre grandes momentos de cinco lutadores que estarão em ação no próximo sábado (10, no UFC Denver, evento que celebra os 25 anos do Ultimate.
08/11/2018
Relembre nocaute arrasador de Donald Cerrone sobre Rick Story no UFC 202, em 2016. O "Cowboy" volta ao octógono nesse sábado (10) para enfrentar Mike Perry na segunda luta mais importante do UFC Denver.
06/11/2018
Em 2005, o programa The Ultimate Fighter salvou o UFC do fracasso, e 13 anos depois, o elenco inaugural se reuniu para um evento extraordinário, com comida e muita zoeira.
04/11/2018
Campeão dos pesos-pesados do UFC fala sobre a primeira defesa de título e os planos para o futuro após o UFC 230.
04/11/2018